O SEAT Alhambra foi eleito o melhor monovolume no âmbito do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, iniciativa do jornal Autosport.
Um júri composto por 18 elementos de diversas áreas elegeu o SEAT Alhambra na categoria dos monovolumes onde estavam inscritos o Volkswagen Sharan, o Opel Meriva e o Ford Grand C-Max.
Este é já o quarto prémio conquistado pelo SEAT Alhambra na Europa desde o seu lançamento em Setembro do ano passado. Em Novembro, na Alemanha este modelo já tinha conquistado o Auto Trophy 2010, também na categoria de melhor monovolume. Já em 2011 foi eleito pelos leitores da prestigiada revista alemã auto motor und sport também na mesma categoria. Em Inglaterra, a conceituada revista britânica What Car? premiou o SEAT Alhambra como o melhor monovolume do mercado britânico.
Este automóvel não impressiona só os especialistas e os leitores, como brilha também nos testes do Euro NCAP. O SEAT Alhambra alcançou a melhor pontuação, com um resultado de 5 estrelas.
Em Portugal, este prémio tem um significado ainda mais especial uma vez que é um modelo produzido na Volkswagen Autoeuropa.