O trabalho não terminou com a plantação. A Quercus continua a monitorizar o espaço e a visita desta semana traz notícias positivas. "A natureza foi uma aliada valiosa, proporcionando chuvas abundantes e humidade noturna, que favoreceram o crescimento das plantas. Os pilriteiros começaram a florescer, os samoucos e medronheiros ganharam novos rebentos, e os primeiros botões da flor das armérias despontaram, trazendo um colorido especial à paisagem.", explica Marcos Bartilloti, da Quercus.
Corredor Verde
Corredor Verde
Em fevereiro de 2025, numa ação conjunta de 125 colaboradores foram plantados mil árvores e arbustos, dando vida ao Corredor Verde, uma iniciativa de renaturalização e recriação de um habitat original na Península de Setúbal, na zona nascente da fábrica.
Muitas plantas autóctones pré-existentes estão também a florir, beneficiando da remoção de aprox. seis toneladas de chorão. A dispersão das suas sementes promete regenerar áreas anteriormente ocupadas por esta planta invasora. Algumas das plantas transladadas da zona da atual pintura conseguiram sobreviver, mostrando sinais de resiliência e adaptação.
Nas palavras de Renato Neves, biólogo da Quercus: “são sinais da primavera, são sinais de esperança!”.
Que espécies estão no Corredor Verde?
Sabias que a arméria, uma planta endémica da Península de Setúbal e que está avaliada como espécie quase ameaçada foi plantada no nosso Corredor Verde? Para descobrires mais sobre cada espécie consulta a página Flora-On | Flora de Portugal interactiva