


Caixas de velocidades com novo conceito logístico
Se a caixa de velocidades transforma a potência do motor em força ou velocidade, foi a persistência e colaboração em equipa que permitiu a implementação do novo conceito logístico para o abastecimento das caixas de velocidades do T-Roc da Argentina até Palmela.
Se a caixa de velocidades transforma a potência do motor em força ou velocidade, foi a persistência e colaboração em equipa que permitiu a implementação do novo conceito logístico para o abastecimento das caixas de velocidades do T-Roc da Argentina até Palmela.
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Caixas de velocidade com novo conceito logístico
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O complexo industrial de Córdoba da Volkswagen Argentina é atualmente o centro mundial de produção de caixas de velocidades do Grupo Volkswagen. Em 2019, foram aqui produzidas mais de 670.000 caixas de velocidades e mais de 95% do volume é de exportação para modelos das marcas Volkswagen, Audi, Škoda e SEAT. Desde julho, a Volkswagen Autoeuropa recebe, da Argentina, caixas de velocidades para o T-Roc. Uma delas, caixa manual para a versão 1.5 TSI, foi introduzida em produção em julho e vai substituir as caixas anteriormente fornecidas pela fábrica de componentes de Kassel, na Alemanha. O próximo modelo é para a versão 2.0 TSI, com caixa manual, e será introduzido em novembro.
De Córdoba a Palmela

Semanalmente recebemos 456 caixas de velocidades do centro industrial argentino. O transporte das caixas é multimodal. Entre Córdoba e o porto de Buenos Aires faz-se por rodovia. Segue-se a ligação ao porto de Sines por transporte marítimo entre o porto de Buenos Aires e o porto de Sines. De Sines, até à Palmetal, no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa, o transporte é feito por camião.
«As caixas chegam à Palmetal em embalagens de madeira de 24 ou 36 peças e estas são distribuídas para embalagens padrão de 6 peças, que são as utilizadas nos supermercados de abastecimento da linha de montagem. Esta ação de decantação pressupõe um controlo e seguimento rigorosos por parte do planeamento logístico e material handling sobre os tempos de abastecimento e garantia de qualidade das embalagens da peça.», explicam Paulo Sousa e Pedro Percheiro, do planeamento logístico.
Segundo Paulo Sousa, «a Palmetal criou as condições necessárias para receber este projeto, dando sempre uma resposta positiva e rápida. Estiveram sempre disponíveis para cooperar para o objetivo comum: um arranque conforme planeado.».
Este projeto trouxe a toda a equipa a oportunidade de desenvolver competências e novos conhecimentos. Desde a definição de um conceito logístico inexistente na fábrica até agora, ao seguimento de processos alfandegários com especificidades e responsabilidades bem diferentes das até então praticadas. E ainda, a retoma da ligação ao porto de Sines, que é estrategicamente muito relevante.

Abrimos novos caminhos
Devido à dimensão do novo processo de abastecimento das caixas de velocidades, grande parte da definição do conceito logístico já estava concretizada antes da paragem devido à pandemia de COVID-19. Porém, houve processos de operacionalização das ligações informáticas e processuais com a Autoridade Aduaneira; de contratualização do serviço de transporte e serviços associados ou relativos à disponibilidade de equipamento para a decantação, que por motivo da situação global vivida entre março e julho, colocaram muita pressão em toda a equipa. A persistência e colaboração de uma grande equipa multidisciplinar, foram o motor e a força que deram lugar à implementação bem-sucedida deste novo conceito logístico. A implementação do abastecimento das caixas de velocidades desde a Argentina envolveu grande parte das equipas da logística, nomeadamente do planeamento logístico, do material handling, da pré-serie e planeamento de transportes e a equipa de finanças responsável pela gestão aduaneira.
Para Marco Costa, da equipa de pré-série que coordena e acompanha as novas peças para cada modelo, «estabelecer e garantir os contactos e o fluxo de informação entre fornecedor e rede interna foi desafiante. As peças têm sempre de chegar à hora certa e ao lugar certo.»
Ana Martins traduz o esforço comum a toda a equipa do projeto e confessa: «Estávamos perante algo que não conhecíamos e nem tínhamos experiência. Tivemos de trabalhar em várias frentes com parceiros internos e externos para que tudo fosse possível e se tornasse uma realidade na data prevista. E no dia-a-dia, o seguimento do fluxo de peças, transporte e contactos é bem mais desafiante com um fornecedor que está tão distante.»


Miguel Redmont e Pedro Percheiro (planeamento logístico) e Bruno Lopes ( Rangel)
Para além da Volkswagen Argentina, estes são os fornecedores de caixas de velocidades para outras versões do T-Roc: AW Europe Bélgica (1.4 TSI com caixa automática de 8 velocidades); SEAT Martorell (1.0 TSI com caixa manual); Volkswagen Slovakia (1.6 TDI com caixa manual de 6 velocidades); as restantes variantes produzidas incluem caixas fornecidas pela Volkswagen Kassel.
A PALMETAL - Armazenagem e Serviços, S.A. está instalada no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa e desenvolve atividade na área dos serviços, nomeadamente em logística, pré-montagens, inspeções, manutenções, controlo ou embalagens