


IRC
Workshop de Perceção de Integridade
No dia 17 de fevereiro, os colaboradores foram novamente auscultados em matéria de evolução de perceção de Integridade e Conformidade (I&C) no terceiro Workshop de Perceção de Integridade, incluído no Programa Together4Integrity.
No dia 17 de fevereiro, os colaboradores foram novamente auscultados em matéria de evolução de perceção de Integridade e Conformidade (I&C) no terceiro Workshop de Perceção de Integridade, incluído no Programa Together4Integrity.
-
Workshop de Perceção de Integridade
Os resultados globais foram bastante positivos, tendo atingido 86,6%, mais 16% que em 2021. Foi também possível concluir que as ações que têm vindo a ser implementadas têm tido consequências positivas e que as equipas reconhecem a mais valia de trabalhar num ambiente conforme e com integridade.
Para apurar os resultados, foi aplicado um questionário com 26 afirmações relacionadas com as quatro dimensões que espelham o grau de maturidade da implementação de I&C na nossa organização:
- Devo: Compreendemos a importância de I&C e sabemos onde encontrar informações relacionadas com I&C.
- Posso: Sentimo-nos confortáveis, aplicando I&C no nosso trabalho diário, pois reconhecemos a sua importância.
- Ambiente Social: Comportamo-nos como modelos de I&C e vivemos os valores da empresa no nosso trabalho diário.
- Quero: Estamos motivados em promover de forma proativa a I&C nas equipas porque acreditamos que é a coisa certa a fazer e temos confiança na empresa para agir da mesma forma.

No workshop estiveram presentes mais de 70 participantes, incluindo todos os membros do conselho de gerência, Thomas Hegel Gunther, Marko Sebastian e Dieter Neuhäusser, e o diretor de produção, Mário Rodrigues. O diretor de qualidade, Thomas Mehringer, e o coordenador do Sistema de gestão de conformidade do produto, Artur Lindo, partilharam a importância da conformidade do produto como uma das 11 iniciativas do programa T4I.

Após a divulgação dos resultados, foram trabalhadas as afirmações que receberam a menor concordância dos participantes e foram dadas sugestões de melhoria.
Na parte da tarde, a equipa de IRC dinamizou algumas atividades, com o objetivo de perceber as expetativas que os colaboradores têm sobre o departamento e de trabalhar os fundamentos do Grupo Volkswagen.
Tal como nos anos anteriores, os temas identificados pelos colaboradores vão dar origem a ações que, ao longo dos próximos meses, vão ser concretizadas, confirmando assim a importância do T4I não só na nossa empresa, como em todo o Grupo Volkswagen.
"É de extrema importância reunirmo-nos para falar sobre integridade e que as pessoas tenham à vontade para mencionar os temas que querem trabalhar. Tivemos respostas muito boas no questionário, mas temos de continuar a trabalhar para manter o alto nível e melhorar o processo. "
Thomas Hegel Gunther, diretor-geral

"O importante é criar os alicerces certos para que as pessoas tenham a oportunidade de conversar sobre os problemas e de trabalhar a comunicação no chão de fábrica. Acho que estamos no caminho certo, porque com os workshops a verdade chega até nós."
Mário Rodrigues, diretor de produção

Social Media