Zero Impact Production
Objetivos ambientais e de energia 2025
Anualmente, a Volkswagen Autoeuropa define os seus objetivos ambientais e de eficiência energética, e 2025 não é exceção.
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Objetivos ambientais e de energia 2025
A marca Volkswagen traçou uma meta ambiciosa de redução para cinco indicadores ambientais essenciais:
- Consumo de energia (MWh por carro produzido);
- Emissão de CO2 (kg por carro);
- Consumo de água (m3 por carro);
- Volume de resíduos não valorizáveis (kg por carro);
- Emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), principalmente provenientes dos solventes da área de Pintura (também em kg por carro).
Com base nestes indicadores, é calculado um índice global denominado UEP, que mede o impacto ambiental da produção. O objetivo da Volkswagen a nível da marca é atingir uma redução de 45% no UEP até ao final de 2025, tomando como referência o ano de 2010.
Na Volkswagen Autoeuropa, já alcançámos a meta de 45% há vários anos. No entanto, o nosso compromisso com a sustentabilidade leva-nos a ir mais além: estabelecemos um objetivo interno de 60% de redução no UEP. Este compromisso reflete-se também nos critérios do nosso Prémio de Objetivos, que valoriza o esforço coletivo para atingir as metas ambientais.
Para alcançar esta redução de impacto ambiental, definimos objetivos específicos para cada área de produção, bem como para a área de Gestão de Produto e Planeamento.
Objetivos ambientais e de energia internos 2025
Energia (MWh/carro) | CO2 (Kg/carro)* | Água (m3/carro) | Resíduos (Kg/carro)** | COV (Kg/carro)*** | |
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Prensas | 0,082 | - | 0,0112 | - | - |
Carroçarias | 0,164 | - | 0,0309 | - | - |
Pintura | 0,591 | - | 0,5782 | - | 1,65 |
Montagem | 0,097 | - | 0,1901 | - | - |
GPP | 0,066 | - | 0,6397 | - | - |
Total | 1,000 | 86,000 | 1,450 | 6,2 | 1,65 |
Energia (MWh/carro)
0,082
CO2 (Kg/carro)*
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Água (m3/carro)
0,0112
Resíduos (Kg/carro)**
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COV (Kg/carro)***
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Energia (MWh/carro)
0,164
CO2 (Kg/carro)*
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Água (m3/carro)
0,0309
Resíduos (Kg/carro)**
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COV (Kg/carro)***
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Energia (MWh/carro)
0,591
CO2 (Kg/carro)*
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Água (m3/carro)
0,5782
Resíduos (Kg/carro)**
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COV (Kg/carro)***
1,65
Energia (MWh/carro)
0,097
CO2 (Kg/carro)*
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Água (m3/carro)
0,1901
Resíduos (Kg/carro)**
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COV (Kg/carro)***
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Energia (MWh/carro)
0,066
CO2 (Kg/carro)*
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Água (m3/carro)
0,6397
Resíduos (Kg/carro)**
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COV (Kg/carro)***
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*No caso do CO2, não se estabelece um objetivo por área, devido ao impacto (imprevisível) que o clima tem no consumo de gás.
**No caso dos resíduos, muitos deles são produzidos por várias áreas, não sendo atualmente ainda possível fazer a repartição.
***No caso dos COV, considera-se ser a Pintura a única área emissora, pelo que o objetivo da Pintura é igual ao da fábrica.
Conheces as medidas a implementar na tua área?
A informação será atualizada à medida que as medidas das restantes áreas vão sendo apuradas.
Identificação e correção de fugas de ar comprimido nas linhas.
Monitorização em tempo real do consumo elétrico, com o objetivo de detetar situações anómalas ou picos de consumo que possam ser otimizados.
Redução do desperdício de colas em 0,02 kg/carro.
Monitorização dos consumos de ar comprimido por linha no sistema Legato.
Identificação e correção de fugas nas linhas de produção.
Estudar a possibilidade de desligar uma das unidades de ventilação do edifício da cera (poupança potencial de 112 MWh/ano).
Estudar a possibilidade de desligar 2 ventiladores recirculadores dos arrefecedores do forno do verniz (poupança potencial de 238 MWh/ano).
Substituição do solvente usado na linha do verniz por outro com menor conteúdo de COVs (poupança potencial: 0,17 kg/carro).
Substituição de luminárias fluorescentes de baixo nível para iluminação LED (poupança potencial de 132 MWh/ano).
Substituição da caldeira de aquecimento de água sanitária na UNCC por bomba de calor, substituindo o consumo de gás natural por energia elétrica (potencial poupança: evitar a emissão de 19 ton CO2/ano).
Estabelecer um plano de deteção e reparação de fugas de água da rede de incêndios e água industrial, com vista a reduzir em 50% o valor de fugas registado em 2024 (poupança potencial de desperdício: 11300 + 22800 m3 / ano).
Redução da quantidade de combustível por carro em 0,5 litros (enchimento inicial). Poupança de 5 transportes anuais de combustível para a fábrica em camião-cisterna.
Campanha “consumo consciente respeita o ambiente” com vista a reduzir o desperdício alimentar e apoiar instituição.
Revisão da iluminação da cantina principal como ideia de eventual poupança de energia.
Estimar a poupança conseguida em períodos de paragem por cada dia que não funciona a cantina da pintura.
Estudar e avaliar com o prestador de serviços de vending a possibilidade de se aumentar a disponibilização de produtos sem embalagem plástica.
Como vês, é muito importante a tua contribuição (sobretudo na poupança de energia e água) para que alcancemos os objetivos!
Na Volkswagen Autoeuropa, rumamos todos em direção à sustentabilidade e a uma fábrica com impacto mínimo no ambiente.
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