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Nova ETARi em funcionamento

A Volkswagen Autoeuropa deu um passo importante na sua jornada de sustentabilidade com a entrada em funcionamento da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARi). Esta instalação de última geração representa um avanço significativo em relação à antiga ETARi, tanto em termos de eficiência como de impacto ambiental.

A Volkswagen Autoeuropa deu um passo importante na sua jornada de sustentabilidade com a entrada em funcionamento da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARi). Esta instalação de última geração representa um avanço significativo em relação à antiga ETARi, tanto em termos de eficiência como de impacto ambiental.

  1. Nova ETARi em funcionamento

Estrutura e capacidade de tratamento

A nova ETARi está equipada com cinco linhas de tratamento principais: três linhas principais (B20, B30, B40), uma linha de reserva e uma linha final onde os efluentes das três linhas principais são misturados. Além disso, há uma sexta linha dedicada exclusivamente ao tratamento das lamas dos efluentes. Esta linha é uma melhoria em relação à antiga ETARi, permitindo obter lamas com menor percentagem de água.

Com 67 tanques de passagem e armazenamento de efluente, a ETARi tem uma capacidade robusta de retenção e processamento. A linha final pode processar até 50 m³/h, com uma média diária de tratamento de 250-300 m³, atendendo aos volumes da antiga ETARi. A área de implantação da nova ETARi é de 1800 m², refletindo a escala e a ambição do projeto.

Inovação e sustentabilidade

Um dos destaques da nova ETARi é a sua primeira instalação fotovoltaica, composta por 372 painéis solares, cada um com uma potência de pico de 550W. Esta instalação permite uma potência máxima de 204,6 KW, garantindo a autossuficiência energética durante o período diurno. Este é um passo significativo na adoção de fontes de energia renováveis, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da nossa fábrica.

Tecnologia avançada de tratamento

A nova ETARi utiliza um sistema de tratamento físico-químico avançado, com dosificação química automática baseada na leitura dos efluentes. São utilizados seis reagentes principais: Soda Cáustica (NaOH), Cal Líquida (Ca(OH)₂), Policloreto de Alumínio, Ferro, Cloreto Férrico (FeCl₃) e Ácido Clorídrico (HCl). Este sistema permite um controlo preciso dos parâmetros de tratamento, garantindo que os efluentes tratados estejam dentro dos limites legais antes de serem descarregados no coletor municipal.

Impacto e futuro

A nova ETARi não só melhora a eficiência do tratamento de efluentes, mas também reforça o compromisso da empresa com a proteção ambiental. A capacidade de tratar as três linhas principais de efluentes separadamente antes de as fazer confluir na linha final é uma inovação que aumenta a eficácia do processo de tratamento.

Embora muitos dos componentes e tecnologias utilizadas na nova ETARi sejam avanços significativos, é importante reconhecer que a indústria automóvel em Portugal já tem implementado várias práticas de tratamento de efluentes. No entanto, a combinação de eficiência energética, tecnologia avançada de tratamento e um forte compromisso com a sustentabilidade faz desta ETARi um exemplo a ser seguido.

Continuamos a liderar pelo exemplo, demonstrando que é possível aliar a produção industrial à responsabilidade ambiental, e a nova ETARi é um testemunho desse compromisso.

“À medida que nos aproximamos da reta final deste projeto, é com grande orgulho que represento e testemunho o esforço coletivo e a dedicação incansável de uma equipa que se manteve unida, superando desafios e garantindo um trabalho de excelência. Com inovação e a introdução de novos conceitos que vão deixar marca na visão da nossa fábrica, reforçamos, uma vez mais, o compromisso com um futuro mais sustentável.” - Carla Soares, chefe de departamento de insfraestruturas

“A realização deste projeto trouxe cerca de 160 entidades e, aproximadamente, 780 colaboradores externos à Volkswagen Autoeuropa. O nosso departamento contribuiu para este projeto, assegurando as 3 dimensões da segurança: trabalho, resposta à emergência e de fábrica.

O nosso objetivo visava alinhar este projeto com o mesmo nível de desempenho de segurança que a nossa organização aplica para o dia a dia do nosso negócio. No balanço final o objetivo foi alcançado, revelando que o trabalho das 3 equipas adicionou valor e que este passa a estar intrinsecamente associado a mais uma conquista da Volkswagen Autoeuropa no plano da inovação e sustentabilidade.”

Luís Ratinho, chefe de departamento de segurança industrial