


Digitalização
No caminho para nos tornarmos numa "Fábrica Orientada por Dados"
A digitalização é identificada como um dos campos de ação estratégica mais relevantes para a indústria há algum tempo, mas criar um impacto sustentável rapidamente continua a ser um desafio. A melhoria contínua com a digitalização requer foco. Portanto, a Volkswagen Autoeuropa decidiu introduzir uma equipa dedicada à Digitalização no início de outubro de 2022.
A digitalização é identificada como um dos campos de ação estratégica mais relevantes para a indústria há algum tempo, mas criar um impacto sustentável rapidamente continua a ser um desafio. A melhoria contínua com a digitalização requer foco. Portanto, a Volkswagen Autoeuropa decidiu introduzir uma equipa dedicada à Digitalização no início de outubro de 2022.
-
No caminho para nos tornarmos numa "Fábrica Orientada por Dados"
Dominando a Transformação Digital, Criando valor sustentável
Anteriormente, Palmela já tinha sido bem-sucedida com iniciativas como o Road Test Predictor (RTP), que foi um dos primeiros casos de uso de Inteligência Artificial na Plataforma de Produção Digital da Volkswagen, economizando mão de obra e emissões ao ajudar a decidir quais os carros que precisam de passar por verificações de qualidade após a montagem. Assiste ao vídeo aqui.
Martin Mikoleizig, diretor de Transformação Digital, relembra a origem desta jornada transformadora: "Propusemo-nos a entregar sistematicamente projetos semelhantes ao RTP, alinhando-nos com a visão estratégica da nossa fábrica. Para alcançar isso, convidamos todos com ideias inovadoras a juntarem-se à nossa nova equipa de Digitalização multifuncional. Juntos, visualizamos a transição para uma Fábrica Orientada por Dados."

Martin Mikoleizig, diretor de Transformação Digital
A essência principal de uma Fábrica Orientada por Dados gira em torno da alavancagem da tecnologia para Tomada de Decisões Orientada por Dados. Mikoleizig enfatiza: "O cerne das nossas operações diárias está nas decisões que tomamos. Num mundo em constante mudança, obter as melhores percepções possíveis torna-se imperativo. Isso, por sua vez, pode abrir caminhos para oportunidades de negócios potenciais ao comercializar os nossos dados ou soluções."
Seguindo a visão, a equipa teve que decidir como começar: o que fazer primeiro, como organizar e como obter recursos para os projetos.
Mikoleizig trouxe lições das suas experiências anteriores na Jornada de Transformação na Porsche, e a equipa trouxe toda a experiência da fábrica. Ficou claro que uma transformação bem-sucedida precisa de uma abordagem holística, considerando o processo de produção, organização e tecnologia ao mesmo tempo, e para cada um desses pilares, a equipa descreveu atributos que gostaria de alcançar.
Para a equipa, foi importante focar-se primeiro na priorização e nos recursos para as Principais Ideias. Introduziram um processo de gestão de procura que tem como objetivo avaliar todas as ideias num nível elevado, com benefícios e esforços estimados pelos setores de negócios e IT, e verificados pelo Controlling , de modo a fazer a priorização da lista de ideias. "Este novo processo ajuda-nos a ter uma melhor transparência e uma clara priorização, também em IT, já que sempre tivemos muitas solicitações vindas de diferentes clientes que não eram priorizadas entre si", diz Daniel Madrid, diretor de IT.

Daniel Madrid, diretor de IT
Além disso, uma das principais dificuldades no passado era o orçamento. Assim, a equipa desenvolveu uma Estratégia de Portfólio que lhes permite obter financiamento centralizado gerido como um portfólio de ações no mercado de ações. Nos primeiros 6 meses de trabalho, a equipa foi capaz de entregar mais de 4 aplicações com um retorno sobre o investimento (ROI) superior a 50% no investimento. O Portfólio é classificado ao longo dos campos de ação principais que levam sistematicamente à Tomada de Decisões Orientada por Dados.
A equipa propôs uma nova abordagem chamada 'decisões baseadas em metas' para o Programa de Digitalização, uma ruptura dos métodos 'baseados em conteúdo' do passado. Em vez de se concentrar apenas no conteúdo, mudaram o foco para definir quantias de investimento e determinar o seu retorno desejado sobre o investimento. Além disso, a equipa reestruturou o portfólio para minimizar riscos, priorizando Casos de Uso de Produtividade que oferecem retorno sobre o investimento tangível sobre iniciativas experimentais.
"Começámos a desenvolver um Painel de Controlo de Gestão Digital do Chão de Fábrica que tem o objetivo de reduzir o esforço manual para relatórios diários de KPI (indicadores gerais de performance), mas também de aumentar a transparência e o foco." Quando temos esses dados disponíveis e começamos a usá-los, podemos começar a analisar se podemos encontrar padrões nos dados. Numa próxima fase, isso pode-nos dar a oportunidade de prever, por exemplo, o absentísmo no futuro e reagir proativamente. "Dividir as atividades em pacotes menores que já oferecem valor comercial é um princípio-chave aqui.", afirma Mikoleizig.
Na sua jornada em direção à inovação digital, a equipa está a colaborar intensivamente com a DPP e a AWS no projeto “Caso de Uso de Inteligência Artificial para a Oficina da Pintura”. O seu objetivo é prever a qualidade da carroçaria pintada e identificar potenciais parâmetros de processo que causam desvios, visando prevenir danos proativamente e otimizar a eficiência de produção.
Este esforço de digitalização irá contribuir significativamente para identificar parâmetros de processo, reduzir o tempo e os custos de reparação, garantir a estabilidade do volume e instituir medidas preditivas e preventivas para um processo de produção sem problemas.
João Camolas
Diretor de produção da pintura de esmalte
Social Media