Nova liderança
De mãos dadas com a transformação digital
Outubro 2024
Texto: Vânia Guerreiro (AGK1)
Inovação e transformação digital são pilares centrais na nossa empresa. Em janeiro de 2024, foi criado um departamento dedicado exclusivamente à transformação digital na direção de fábrica, em estreita colaboração com todas as áreas de negócio. Desde outubro de 2022, Martin Mikoleizig liderou uma equipa multidisciplinar focada na digitalização, e agora, após dois anos de destacamento internacional, passa o testemunho a Carlos Fernandes, especialista em processos de negócio e gestão de aplicações na área de IT. Esta entrevista explora o papel desta equipa e os próximos desafios na jornada de transformação digital.
-
De mãos dadas com a transformação digital
Reflexões sobre o passado

Martin Mikoleizig
Martin, lideraste vários projetos de digitalização, assim como o departamento de transformação digital nos últimos meses. Qual foi o maior desafio e a maior conquista?
“Quando cheguei aqui, percebi rapidamente que havia uma enorme motivação para melhorar e já existiam ótimos «use cases» individuais, mas faltava o enquadramento organizacional necessário para desenvolver sistematicamente novas iniciativas de forma rápida, focada e eficiente. A introdução da Organização Digital, incluindo novos processos, novas responsabilidades e formas de trabalhar, foi o maior desafio. E, neste momento, com a integração bem-sucedida até agora, é o maior feito que alcançámos.”
Para quem pode ainda não estar tão familiarizado, como descreverias o papel do manager de transformação digital e o impacto deste departamento no dia a dia da empresa?
“A digitalização, enquanto função, preenche basicamente a lacuna entre a procura do negócio e a solução técnica, para que a empresa possa realizar otimizações digitais da forma mais eficiente possível. Somos principal ponto de contacto sempre que surgem novas ideias de «use cases», cuidamos dos principais esforços administrativos, como financiamento e formação de equipas, e consultamos as equipas na definição de requisitos, além de escolhermos a tecnologia certa em conjunto com o departamento de IT, considerando a padronização. Além disso, representamos a fábrica externamente para influenciar decisões e estratégias da marca, alinhando-as com os nossos objetivos internos. Com estes serviços dedicados, conseguimos realizar mais melhorias, de forma mais consistente, com um impacto mais focado, para alcançar melhores resultados globais."
Visão para o futuro

Carlos Fernandes
Carlos, estás agora a assumir um novo papel na organização. Como estás a abordar esta transição, e o que te entusiasma mais em liderar esta equipa e projeto?
"Nos vários anos em que tenho trabalhado na área de IT, tive a oportunidade de gerir vários projetos com elevado impacto na fábrica. Estes projetos foram sempre geridos e coordenados com uma metodologia de gestão de projetos padrão. Com a transição para a equipa de Digitalização, surgiu também uma nova forma de gerir projetos, com uma abordagem muito mais dinâmica, implementada pelo Martin, utilizando, por exemplo, o «framework Agile». O que também é interessante é que esta metodologia foi implementada na liderança do departamento, gerando ótimos resultados na rapidez de entrega dos «use cases». Para mim, esta será uma oportunidade de desenvolver várias competências pessoais e influenciar positivamente o futuro da Volkswagen Autoeuropa. Estou incrivelmente feliz por fazer parte desta revolução cultural e espero continuar o excelente trabalho desenvolvido pelo Martin."
Qual a prioridade para o departamento nos próximos meses?
"A principal prioridade para a fábrica nos próximos meses é garantir um lançamento bem-sucedido do novo T-Roc. Vamos assumir esta prioridade e apoiar os departamentos nas várias atividades e «use cases» identificados como potenciais para melhorar a qualidade do lançamento. Ferramentas como inteligência artificial, «machine learning» e análise de «big data» podem contribuir para o sucesso da fábrica."
Por trás da inovação: conhece o Martin e o Carlos
Descobre mais sobre a transformação digital na Volkswagen Autoeuropa
Social Media