A carregar

Inovação

Localização de veículos em tempo real

A Siemens, em parceria com a Introsys, desenvolveu um sistema que monitoriza e controla o tráfego em tempo real, otimizando rotas e aumentando a segurança. Descobre como foi desenvolvido este projeto!

A Siemens, em parceria com a Introsys, desenvolveu um sistema que monitoriza e controla o tráfego em tempo real, otimizando rotas e aumentando a segurança. Descobre como foi desenvolvido este projeto!

  1. Localização de veículos em tempo real

Ative o som para assistir ao vídeo

Tecnologia de uma ponta à outra

Cerca de 200.000 viaturas são produzidas por ano na Volkswagen Autoeuropa. Tendo em conta este nível de produção, é notório o intenso tráfego dentro da nave de montagem, sobretudo em cruzamentos, onde, por hora, passam cerca de 120 veículos. Estes veículos, alguns autónomos, são usados dentro da fábrica para transportar peças e materiais para as linhas de montagem.

A Volkswagen Autoeuropa abordou a Siemens para encontrar uma solução que permitisse gerir de forma rápida os vários veículos, aumentando a segurança e controlando o fluxo de tráfego nos cruzamentos da fábrica.

Implementada durante o período de confinamento, esta tecnologia permite que veículos autónomos identifiquem e obedeçam aos semáforos nos corredores e cruzamentos dentro na nossa fábrica. Atualmente, já estão a ser geridos cerca de 90 ativos logísticos, em tempo real.

A fábrica de Palmela foi inovadora no grupo ao aplicar esta solução para o controlo de equipamentos logísticos na zona de produção. Graças aos bons resultados alcançados com este projeto, estamos a planear aplicar esta tecnologia a outras áreas logísticas da fábrica.”

Diogo Graça
Especialista de planeamento logístico da Volkswagen Autoeuropa

Esta tecnologia não era novidade no portefólio da Siemens, mas a programação para os sistemas específicos na Volkswagen Autoeuropa foi desenvolvida de raiz.

Luís Bastos, responsável pela Siemens Digital Industries em Portugal, afirma que “foi um privilégio fazer parte deste projeto e trabalhar com estes parceiros numa espécie de ecossistema colaborativo, em que cada um contribuiu com conhecimentos, competências e tecnologias específicos com o objetivo final de tornar a Volkswagen Autoeuropa a maior exportadora nacional, ainda mais eficiente e digitalizada”.

Foi um privilégio fazer parte deste projeto e trabalhar com estes parceiros numa espécie de ecossistema colaborativo.

Luís Bastos
Responsável pela Siemens Digital Industries em Portugal

Siemens e Introsys parceiras

Considerando as necessidades da fábrica, a Siemens estabeleceu uma parceria com a Introsys, uma empresa portuguesa de serviços especializada na indústria automóvel localizada perto da Volkswagen Autoeuropa, para criar um sistema que contribuísse para tornar a produção mais segura, disponível e fiável.

O hardware e o software, bem como a engenharia, foram da responsabilidade da Siemens. Já a Introsys forneceu o desenvolvimento, a programação e a implementação do software em função das especificações fornecidas pela equipa de planeamento logístico da Volkswagen Autoeuropa.

A solução liga então o sistema SIMATIC RTLS da Siemens a controladores industriais e ao software Location Intelligence, permitindo o processamento dos dados de tráfego e uma gestão instantânea de pontos de referência virtuais em toda a fábrica. Desta forma, evitam-se acidentes, congestionamentos e áreas bloqueadas no processo de transporte de materiais para a linha de produção.

Para Nelson Alves, gerente de vendas da Introsys para a Indústria 4.0, foi essencial compreender bem o problema e a necessidade da Volkswagen Autoeuropa: “A Introsys, com o seu já longo currículo na indústria automóvel, e em particular nas fábricas Volkswagen, provou aqui ser uma mais-valia na adequação da solução à tarefa.

Para os desafios que se seguiram, foi a Introsys que desenvolveu toda a parte de controlo e comunicação entre o SIMATIC RTLS e o chão-de-fábrica. “Trata-se de uma solução verdadeiramente inovadora tendo em conta o caráter emergente da tecnologia. Foi muito gratificante assistir ao resultado final deste projeto, a par com todos os participantes.”, acrescenta Nelson Alves.

Esta tecnologia pode ser aplicada noutros contextos e em todo o tipo de veículos, desde carros de limpeza até carros de apoio às bicicletas utilizadas internamente na fábrica. Pode também impor um limite de velocidade em toda a fábrica e informar, em tempo real, onde se encontra exatamente cada veículo.