


Smart Factory
Óculos de Realidade Virtual
Esta medida consiste na utilização dos óculos 3D (HTC Vive Pro) em conjunto com o DDKM (Digital Data Kontrol Modell). Desta forma, é possível obter uma melhor e mais real visualização da construção do carro num ambiente virtual na forma como foi idealizado e projetado inicialmente. O DDKM veio substituir o DKM (Data Kontrol Modell) ou modelo físico perfeito do carro.
Esta medida consiste na utilização dos óculos 3D (HTC Vive Pro) em conjunto com o DDKM (Digital Data Kontrol Modell). Desta forma, é possível obter uma melhor e mais real visualização da construção do carro num ambiente virtual na forma como foi idealizado e projetado inicialmente. O DDKM veio substituir o DKM (Data Kontrol Modell) ou modelo físico perfeito do carro.
-
Óculos de Realidade Virtual
Esta ideia surgiu com base no trabalho que vinha sendo realizado em Wolfsburg. Na altura do lançamento do T-ROC, e impulsionado pelo Vítor Martins, manager da Sala de Medições durante esse lançamento, foi iniciado o projeto de implementação do DDKM, com o modelo 3D do nosso veículo, inicialmente fornecido pelos colegas de WOB, em conjunto com os óculos 3D, e posteriormente atualizado por nós.
O objetivo futuro é expandir a utilização do sistema e permitir que mais pessoas o conheçam para melhor aproveitar esta ferramenta. Além disso, queremos utilizá-lo como uma ferramenta de melhoria de produto em projetos futuros, antes mesmo de existir qualquer peça física.

Os óculos 3D, em conjunto com o DDKM, permitem ter uma mais real visualização de um modelo digital do nosso veículo num também ambiente virtual. Podemos simular vários ambientes virtuais, vários modelos, cores e verificar o interior e exterior do nosso carro. Isto tudo a um custo muito inferior de um modelo real. Modelo esse que não teria o interior e só representaria uma versão do nosso carro.
Bruno Rodrigues
Especialista de medições óticas virtuais
A Pilot Plant adquiriu também os óculos de realidade virtual com um objetivo mais prático. A Análise Virtual é um projeto da Pilot Plant com foco na sua estratégia digital. A utilização desta ferramenta de análise virtual dispensa a utilização de peças físicas e marca a diferença em fases de desenvolvimento, evitando protótipos físicos.
Já utilizada pelas diferentes marcas do Grupo e diferentes fábricas de produção, não é uma ferramenta unicamente de desenvolvimento, mas também de treino, operações, ergonomia, layouts e estudo da funcionalidade de equipamentos. Esta ferramenta coloca-nos num ambiente imersivo onde é possível entrar dentro dos componentes e visualizar detalhes e pormenores que consumiriam muito tempo e recursos segundo uma abordagem tradicional.
O projeto teve o seu inicio num Workshop Piloto entre Volkswagen Autoeuropa e a Pilot Plant de WOB, com o desafio da realização de uma reunião em ambiente virtual com colegas a mais de 3000Km de distancia. Este exercício possibilitou a visualização e a interação dos participantes com o nosso T-Roc no centro da sala. Aprovado o projeto de investimento, foi então possível a aquisição do equipamento.
A visualização, a flexibilidade de análise e a redução de custos são fatores diferenciadores desta ferramenta que nos coloca no “Trajeto Digital”. Nas fases de lançamento de novo produto, evitam-se erros, testam-se soluções e avaliam-se detalhes de qualidade antes de os custos de alteração se tornarem incomportáveis. Na análise de problemas de série, simulam-se processos de montagem, desenvolvem-se protótipos de ferramentas, reduzem-se custos com sucata e dispensa-se a manufatura física de peças de ensaio.
A nossa participação como membros do grupo de utilizadores do Grupo Volkswagen tem mostrado a nossa aposta e determinação na utilização deste recurso. Onde esperávamos apenas colher exemplos de boa utilização, encontrámos interesse e solicitações de outros utilizadores para a nossa experiência, o que reforça a nossa convicção de que esta ferramenta digital faz já parte de um futuro muito presente.
Carlos Rato
Coordenador do Body da Pilot Plant
Social Media