-
Ofertas, Convites e Relação com Entidades Públicas
Se sabes que estás a agir em conformidade com os regulamentos internos e externos, podes decidir sobre ofertas e convites com exceção de ofertas e convites relacionados com entidades públicas e caso o valor por pessoa ultrapassar o valor de referência de 50 euros.
Nestes casos deves contactar sempre o gabinete do IRC e pedir aconselhamento.
Esta regra aplica-se quer a ofertas e convites feitos como para os recebidos.
Se vais organizar um workshop, foste convidado para um seminário, ou ofereces/recebes um convite, preparámos várias questões que te vão ajudar na tomada de decisão e garantir que estás a atuar em conformidade:
- Está alinhado com os interesses comerciais da Volkswagen Autoeuropa?
- As potenciais ofertas são promocionais e ocasionais de baixo valor de mercado? (Deve-se ter um cuidado especial nas situações em que esteja envolvido uma entidade pública).
- É adequado, em termos do seu valor e da ocasião ou das circunstâncias em que são concedidos? Qual o valor estimado e sua descriminação? (Lembra-te que o valor de orientação para convites e ofertas recebidos ou oferecidos é de 50 euros por pessoa).
- Participam nas refeições exclusivamente parceiros de negócio para fins comerciais (refeições de negócios)?
- O convite é dirigido exclusiva ou predominantemente a peritos/académicos ou de natureza profissional?
- O convite tem um objetivo comercial legítimo?
- O convite é adequado à ocasião e à posição do destinatário?
- O processo de seleção previamente definido e transparente, com aplicação de critérios objetivos? Qual foi?
- O convite foi efetuado por escrito e enviado para o endereço profissional do parceiro comercial, incluindo o programa do evento/ocasião a que o convite se refere?
- O convite está em conformidade com todas as leis aplicáveis e com os regulamentos internos do Grupo?
- Foi evitada qualquer impressão de que um parceiro comercial será indevidamente influenciado numa decisão relativa à empresa ou colocado numa situação de dependência? (Este facto deve ser tido em conta, em especial, quando se dirigem convites, na proximidade imediata de decisões relativas ao início, à continuação ou a uma alteração substancial de uma relação comercial, em especial no que se refere a processos de adjudicação de contratos. Caso estejamos perante esta situação, então o convite não deve ser feito/aceite nunca).
- A agenda que consta do convite foi enviada para o Compliance em caso de pedido de assessoria?
- O teu departamento mantém uma lista de todos os eventos e convites e o manager responsável monitoriza essa listagem?
Eventos com entidades públicas
Para além das questões referidas, na relação com entidades públicas existem requisitos adicionais que são de extrema importância:
- Devemos garantir que existe um protocolo das reuniões; documentar a discussão, assinar os protocolos e registar numa lista de modo transparente e de fácil rastreabilidade;
- Devem estar presentes pelo menos 2 pessoas da Volkswagen Autoeuropa e listar este e todos os eventos/atividades com entidades públicas;
- Devemos ter um comportamento cooperativo, transparente, de confiança e comunicar com objetividade;
- Todas as declarações devem ser feitas por pessoas autorizadas por escrito para tal e o princípio dos quatro olhos deve ser garantido;
- Todos os contratos devem ser revistos pelo departamento de legal (AFT) e devidamente assinados;
- Se tens um conflito de interesses com uma pessoa politicamente exposta (PEP) deves declarar.
Comportamentos a evitar:
- Qualquer perceção de influência indevida: pagamentos ou benefícios por forma a influenciar a decisão da entidade pública;
- Obstrução por forma a evitar que a entidade pública cumpra os seus deveres, como por exemplo recusar fornecer informações pedidas ou não permitir o acesso a informações, pessoas ou salas.
Política de uma só voz
As Relações Governamentais do Grupo asseguram que uma posição única, coordenada e vinculativa seja definida para o lobbying político através de comunicações para todo o mundo com mensagens idênticas, ou seja, com o mesmo conteúdo e declarações, com o objetivo de ter uma representação dos nossos interesses políticos, consistente e sem e contradições, reforçando a nossa credibilidade.
Na Volkswagen Autoeuropa, o lobbying está centralizado no Departamento de Comunicação e Assuntos Governamentais (AGK) com obrigação de reporte às Relações Governamentais do Grupo.
Para mais informações, consulta a GP 39, GP 34 anexo 1 e GP 40.
Social Media