


Produção e logística globais
Marco ambiental alcançado muito antes
Desde 2010, foram alcançadas poupanças significativas em cinco indicadores ambientais na rede global de produção.
Desde 2010, foram alcançadas poupanças significativas em cinco indicadores ambientais na rede global de produção.
-
Produção e logística globais: marco ambiental alcançado muito antes
De 2010 a 2024, as divisões de produção global do Grupo Volkswagen fizeram progressos decisivos na proteção ambiental relacionada com a produção. O impacto ambiental na produção (UEP) em 2024 foi de 48,5% abaixo do nível de referência de 2010. Isto significa que a meta de 45%, inicialmente prevista para o final de 2025, foi ultrapassada um ano antes.
Esta notável conquista é o resultado da implementação comprometida de medidas como parte da estratégia ambiental de todo o Grupo "Zero Impact Factory". O UEP refere-se à produção de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Como média ponderada, inclui a redução do consumo de energia e água, resíduos não recicláveis, emissões de CO2 e compostos orgânicos voláteis (COV) por veículo produzido.
No ano-base 2010, o consumo de energia foi em média de 2.519 kWh, as emissões de CO2 de 1.096 kg, o consumo de água de 4,54 m³, os resíduos para eliminação de 23,3 kg e as emissões de COV de 4,13 kg por veículo produzido no Grupo. O valor médio do UEP, ponderado a partir destes números-chave individuais, foi reduzido quase para metade – um forte desempenho da equipa.
Christian Vollmer, Membro do Conselho Executivo do Grupo Alargado, Divisão de Produção, enfatiza: "A redução ambiental de 48,5% prova o quanto podemos alcançar juntos na rede global de produção quando impulsionamos soluções inovadoras e trabalhamos juntos. Este compromisso, por exemplo na redução das emissões de CO2 ou no projeto «Sem plásticos», é crucial para aumentar a nossa eficiência e conservar os recursos globais de que necessitamos para o crescimento futuro. Parabenizo todos os locais e marcas e agradeço aos meus colegas pelo excelente trabalho. Vocês mostraram que mantemos os nossos objetivos ambientais mesmo em tempos desafiadores."

Indicadores | Redução |
UEP | - 48,5% |
Energia | - 21,5% |
Emissões de CO2 | - 62,8% |
Emissões de VOC | - 67,5% |
Água | - 27,1% |
Resíduos | - 79,4% |
Redução
- 48,5%
- 21,5%
- 62,8%
- 67,5%
- 27,1%
- 79,4%
Tobias Bahr, Diretor de Ambiente de Produção do Grupo, também elogia o progresso feito: "As nossas equipas fizeram um ótimo trabalho em todo o mundo. Cada ideia implementada leva-nos um passo mais perto dos nossos objetivos. Mais recentemente, a mudança para a eletricidade verde nas nossas centrais chinesas deu um importante contributo. No entanto, existem também numerosas medidas individuais que foram implementadas em muitas áreas de produção nos últimos anos. Muito obrigado a todos que contribuíram para isso com o seu empenho."

Numa trajetória sustentável até 2050 com o método dos pontos de impacto
Este ano e nos próximos anos, o Grupo Volkswagen continuará a perseguir a sua visão estratégica de "Zero Impact Factory and Logistics" até 2050. O objetivo é produzir automóveis com o menor impacto ambiental possível.
Para o efeito, o método de recolha será alterado a partir de 2025. Do UEP ao método Impact Points. Isto converte a utilização de recursos (por exemplo, energia e água) e as emissões (por exemplo, CO2, águas residuais, resíduos) em pontos de impacto ambiental (os chamados "pontos de impacto"), a fim de determinar o impacto ambiental quantificável de um local.
Desta forma, a melhoria contínua para minimizar o impacto ecológico é apresentada de forma transparente e verificada para uma gestão estratégica.
Relatório de Sustentabilidade do Grupo Volkswagen 2024
O Relatório de Sustentabilidade do Grupo Volkswagen de 2024 serve para cumprir os requisitos de divulgação da Lei de Implementação da Diretiva RSC alemã e inclui informações sobre os aspetos das questões dos trabalhadores, questões ambientais, questões sociais, respeito pelos direitos humanos, bem como o combate à corrupção e ao suborno.
Social Media