Último T-Roc da 1ª geração
O último veículo a sair das linhas de produção da fábrica de Palmela simboliza o fecho de um ciclo marcante: um T-Roc Life equipado com motor 1.0L TSI de 85 kW, caixa de velocidades MQ200_GA e acabamento Grenadilla Black Metallic. Um exemplar que reflete a excelência técnica, o rigor produtivo e o compromisso das nossas equipas — e que, de forma simbólica, permanecerá em território nacional ao seguir para o mercado português.
Volkswagen T-Roc: o crossover produzido em Portugal que marcou posição
O Volkswagen T-Roc, produzido na fábrica de Palmela para todo o mercado europeu, combinava a robustez de um SUV com o dinamismo de um hatchback compacto — uma fórmula que o tornou um dos modelos mais versáteis da marca. Lançado em Portugal em novembro de 2017, destacou-se pelo design progressivo, com linhas pioneiras, tejadilho estilo coupé e uma dianteira ampla e plana que reforçavam a sua presença em estrada.
A chegada do T-Roc marcou um momento histórico para a fábrica de Palmela. No fim de 2017, pela primeira vez na história da fábrica, foram produzidas mais de 800 unidades por dia, um marco que simbolizou uma nova fase de desenvolvimento da empresa. Esta evolução representou também a mudança do produto de referência da unidade de Palmela, que deixou de ser conhecida como a “fábrica dos MPV’s” para passar a ser identificada como a “fábrica dos SUV’s”, acompanhando a forte expansão deste segmento em praticamente todos os mercados. Para dar resposta ao aumento da procura, arrancou no final de outubro desse ano o terceiro turno de produção.
A gama do T-Roc oferecia seis motores TSI e TDI, todos turbo e eficientes, com potências entre 115 e 190 cv. As versões mais potentes — o TDI de 150 cv e os blocos de 190 cv — contavam com tração integral 4MOTION e transmissão automática DSG de 7 velocidades, de série, proporcionando uma condução mais segura e envolvente.
O impacto do modelo manteve-se ao longo dos anos. 2019 registou o maior volume de produção de sempre na Volkswagen Autoeuropa, com 254.600 unidades, resultado para o qual o T-Roc contribuiu de forma determinante. Já em 2023, o SUV produzido em Palmela tornou-se o modelo Volkswagen mais vendido na Europa, consolidando o seu papel como um dos maiores sucessos da marca e um orgulho da produção nacional.
Em 2017, a Volkswagen Autoeuropa anunciava o início de produção do T-Roc, um dos modelos mais populares da marca. Este foi um marco importante para a fábrica, porque nos permitiu expandir fisicamente algumas áreas bem como, quase que duplicámos o nosso universo de pessoas. O sucesso do T-Roc foi evidente, ao longo dos últimos 8 anos, assim como o orgulho dos nossos colaboradores em fazer parte deste processo.
Marco Costa trabalha na casa há 30 anos. Para Marco, o 276 foi um modelo de grande volume que trouxe bastante sucesso para a Volkswagen Autoeuropa, mas recorda que no momento do arranque também surgiram alguns desafios:
"O maior desafio que tivemos foi um problema com um fornecedor devido à falta de peças porque não estava preparado para o arranque de produção com um volume tão grande. Deixa um legado importante no sentido de crescimento e estabilidade quer seja para a fábrica como para o país e para o meio onde nos inserimos", concluiu.
Marco Costa, coordenador de logística de pré-séries
Catarina Ribeiro trabalha na fábrica há 26 anos. Para Catarina, este modelo veio trazer uma mudança de paradigma à fábrica: "trouxe a possibilidade de termos maior volume, foi um carro que se tornou um ex líbris da Volkswagen. Para nós foi de grande importância porque fazíamos mais carros de nicho e passámos a ter mais turnos de trabalho, foi como uma lufada de ar fresco e um grande compromisso para todos nós", refere a colaboradora.
Catarina Ribeiro, coordenadora da qualidade buy parts do Trim
Há 14 anos na fábrica, Tiago Alberto destaca que este modelo vai ficar para sempre marcado na história pelo que vendeu e pelo que deu à empresa.
Para Tiago, o 276 "garantiu estabilidade não só para a empresa mas também para o Grupo. Foi um modelo que vendeu bastante a nível nacional e internacional e marcou uma geração, o que contribuiu para a estabilidade da empresa e também deu muito trabalho aqui na zona", afirmou.
Tiago Alberto, Tool&Die, área de prensas
O T-Roc marcou a vida da nossa fábrica e aquilo que somos enquanto organização. Celebramos o legado que nos trouxe até aqui — e reforçamos que isto não é um fim, é a ponte para o futuro: continuaremos a investir, a transformar e a preparar-nos para os próximos anos com responsabilidade e ambição.
Thomas Hegel Gunther
Diretor-geral
Social Media