A carregar

Unidos pela biodiversidade

A biodiversidade é a teia da vida que sustenta o nosso planeta. É a variedade de formas de vida, dos ecossistemas terrestres aos aquáticos, que nos proporciona ar limpo, alimentos e equilíbrio. Para o Grupo Volkswagen e a Volkswagen Autoeuropa, a consciencialização sobre a importância da biodiversidade é uma prioridade, através do seu compromisso com a proteção e preservação do meio-ambiente.

A biodiversidade é a teia da vida que sustenta o nosso planeta. É a variedade de formas de vida, dos ecossistemas terrestres aos aquáticos, que nos proporciona ar limpo, alimentos e equilíbrio. Para o Grupo Volkswagen e a Volkswagen Autoeuropa, a consciencialização sobre a importância da biodiversidade é uma prioridade, através do seu compromisso com a proteção e preservação do meio-ambiente.

  1. Unidos pela Biodiversidade

Ação Local, Impacto Global

O Grupo Volkswagen, como líder global na indústria automóvel, reconhece a sua responsabilidade ambiental através da implementação de metas ambiciosas, onde se incluem a redução das emissões de CO₂ até 2050, a integração da biodiversidade no sistema de gestão de conformidade ambiental e a implementação de projetos de proteção e promoção de biodiversidade.

A Volkswagen Autoeuropa, como parte integrante do Grupo Volkswagen, abraça plenamente o compromisso com a biodiversidade e a sustentabilidade. A nova declaração da missão ambiental tem como foco a proteção das alterações climáticas – a eletrificação dos veículos e a expansão da energia renovável -, a conservação dos recursos, com destaque para a utilização de materiais reciclados e redução de recursos naturais ao longo da cadeia de abastecimento, e a preservação dos ecossistemas, designadamente a redução do impacto dos processos produtivos nos ecossistemas e na biodiversidade. É na sequência desta nova missão e no âmbito da estratégia Drive The Future que nasce o programa de responsabilidade ambiental RENASCER.

O programa RENASCER destaca a importância do compromisso da gestão da empresa e dos seus colaboradores na proteção da biodiversidade, ao promover uma contaminação positiva através da sensibilização e educação ambiental. No total, em mais de 1800 horas, desde 2022, mais de 700 colaboradores já participaram em atividades como descontaminação costeira e florestal, reflorestação e proteção de ecossistemas e ações de sensibilização à redução de desperdício alimentar. Em média, 40% dos participantes já participaram em mais do que um projeto proposto pela empresa.

O programa é composto por três fases: Reconhecer, Recuperar e Renascer.

A primeira fase consiste em reconhecer a importância da gestão ambiental e da conformidade com os padrões ecológicos. Em 2023, colaborámos com o projeto “Tudo é aMAR” com uma ONG local para reconhecimento e intervenção sobre o estado de degradação e acumulação de resíduos no perímetro externo da fábrica.

A segunda fase do ciclo é a recuperação ativa dos ecossistemas. Através de atividades para os colaboradores e suas famílias, a Volkswagen Autoeuropa uniu forças com ONG locais para descontaminar as zonas costeiras nos estuários do Sado ou recuperação da floresta nacional com eliminação de espécies exóticas.

Por fim, a fase de renascimento. Após a sensibilização e as ações de recuperação, chega o momento de semear uma nova consciência ambiental e proteger a biodiversidade. Entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, a Volkswagen Autoeuropa lidera iniciativas de reflorestação, devolvendo à natureza o que foi perdido. Este não é apenas um ato de plantar árvores, mas sim de plantar esperança e responsabilidade, nutrindo um futuro mais verde e sustentável. Mais de 180 voluntários participaram na iniciativa “Um dia pela floresta”, devolvendo à Mata Nacional da Machada e Sapal de Coina 2.000 espécies de arbustos e árvores autóctones.

Thomas Hegel Gunther

Diretor-geral

Thomas Hegel Gunther

Diretor-geral

"Como Volkswagen Autoeuropa e parte do Grupo Volkswagen, temos uma meta clara e uma estratégia direcionada para os aspetos ambientais, e esta é uma de muitas ações desta estratégia. Gostaria de agradecer a todos os voluntários que participam e quero motivar todos os que ainda não participaram a fazer o mesmo, porque não só contribuímos para o bem do meio-ambiente, mas também é uma ação que é boa para a comunidade e para todos nós."

A compreensão profunda dos desafios e oportunidades que o meio ambiente apresenta não define apenas a sustentabilidade dos negócios, mas também a integridade moral da liderança. Ser um líder do futuro exige mais do que visão estratégica; requer um compromisso intrínseco com a preservação dos recursos naturais e a proteção da biodiversidade. Ao reconhecer e abraçar essa responsabilidade, os líderes tornam-se agentes de mudança, inspirando os restantes colaboradores.

Neste sentido, o programa de desenvolvimento de recursos humanos "CoolTour" incluiu, em 2023, um projeto de gestão de biodiversidade. Uma equipa de colaboradores de várias áreas tem como objetivo refletir sobre a implementação de práticas regulares na área da gestão da biodiversidade e a utilização de indicadores globais para avaliar o seu desempenho.

Mas o trabalho não termina aqui. É um ciclo em constante regeneração e que, em 2024, mantém o propósito: contaminar positivamente colaboradores, parceiros e comunidade sobre a urgência do renascimento da relação entre humanos e meio ambiente, incentivando os voluntários a adotar um estilo de vida cada vez mais sustentável e responsável.