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Inovação

Magazine vence o Prémio de inovação 2021

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  1. Magazine vence o Prémio de inovação 2021

No dia 27 de maio, um projeto de automação na área de carroçarias, ao qual se deu o nome de “Magazine”, foi premiado com o Prémio de inovação da Volkswagem Autoeuropa, que distinguiu as soluções mais inovadoras implementadas na nossa fábrica durante o ano 2021.

A ideia nasceu da cabeça de Paulo Oliveira, engenheiro de equipamento da área de carroçarias. Tudo começou com uma visita ao underbody, com o objetivo de analisar potencial para otimizações. Antes de existir a “Magazine”, o operador tinha de abastecer o tapete K-TEC com seis peças nos espaços disponíveis e, passado uns minutos, regressar para colocar novas peças.

Nós estamos tão embrenhados no nosso trabalho, que às vezes não tiramos esse tempo para nos afastarmos e ver as coisas de uma outra perspetiva. Nessa visita, eu lembrei-me que, em vez do operador ter que ir lá abastecer de seis em seis peças, podia existir um dispensador que fosse libertando as peças automaticamente.”

Paulo Oliveira

Engenheiro de equipamento de carroçarias

Para passar a ideia para o papel foi chamada a equipa de inovação da área, composta por Pedro Maurício, João Gaspar, Mauro Ferreira e Filipe Tiago. Os quatro colaboradores reúnem-se, analisam o problema e vão selecionando as melhores ideias até chegar à solução mais viável.

“A nossa equipa foi escolhida a dedo, como profissionais e como pessoas. Podem ser todos muito bons técnicos, mas se não se derem bem, a equipa não funciona. Temos que puxar todos para o mesmo lado.”, defende Pedro Maurício, responsável da equipa de inovação.

De modo a diminuir a frequência de abastecimento, a equipa de inovação chegou a um novo conceito de peças empilháveis. Foi desenvolvido um sistema mecânico que, não só consegue armazenar 32 peças empilhadas, como vai largando as peças uma a uma. Depois, o tapete automático leva as peças até ao robot que as agarra.

Depois de feito o esboço, a equipa de manutenção, composta por Hélder Caeiro, Gonçalo Guerreiro e Telmo Coelho, foi chamada à ação. Esta equipa tinha já desenvolvido, há pouco tempo, um protótipo com o nome de “Fiambreira”, cujo sistema permite armazenar as peças empilhadas na vertical, tirá-las uma a uma e conduzi-las até ao robot.

Estas duas equipas juntas deram então vida à “Magazine”. A equipa de inovação ficou com toda a parte da construção do sistema e das peças de abastecimento, enquanto que a equipa de manutenção deu ajuda na parte pneumática e na ligação à linha.

Segundo Hélder Caeiro, responsável pela equipa de manutenção, os principais desafios foram a falta de ferramentas e soluções disponíveis para a preparação da alteração, o desenvolvimento e a implementação da solução em si com baixo custo, inclusive reaproveitando materiais que foram desmontados das linhas antigas, o cumprimento dos prazos estabelecidos e a prevenção dos possíveis impactos na produção.

A ideia foi registada em abril de 2021, sendo que os seus primeiros passos foram dados em maio. Em julho foi construído o protótipo e, depois de vários ensaios, testes e experiências, o “POC” (Proof of Concept) foi finalmente instalado em setembro. Mas a inovação não vai ficar por aqui. Ainda antes do shut-down deste verão, a “Magazine” e a “Fiambreira” vão unir-se e transformar-se numa só estação. Esta junção irá resultar num aumento de produtividade, numa poupança real e significativa económica e numa melhoria ergonómica.

A inovação compensa

A inovação compensa

No dia 27 de maio de 2022, a “Magazine” foi a grande vencedora da 1ª edição do Prémio de inovação 2021, que visa a promoção de uma estratégia de avaliação e seleção de ideias de inovação, provenientes do universo interno de colaboradores da Volkswagen Autoeuropa.

O troféu, em forma de avião de papel, foi desenhado por Alexandre Pires, do departamento de comunicação e relações governamentais, e construído por António Fernandes, supervisor, e Eduardo Pereira, serralheiro da área de cunhos e cortantes. A pintura ficou a cargo de João Soeiro, supervisor da pintura.

“A importância deste prémio passa acima de tudo pela motivação das pessoas e equipas. A equipa sente-se desafiada a desenvolver algo que seja benéfico quer para a fábrica quer para um posto de trabalho, e o facto da ideia ser reconhecida vai valorizar o empenho e o trabalho das pessoas.”, defende Hélder Caeiro.

Os critérios de avaliação foram assentes no impacto da ideia quer em termos do valor económico gerado para a empresa, quer em termos dos benefícios de qualidade, ergonomia, segurança e sustentabilidade ambiental. Foram também considerados critérios de avaliação o grau de maturidade da inovação e a escalabilidade da ideia, tanto dentro da fábrica de Palmela como do Grupo Volkswagen.

A escolha do vencedor ficou a cargo da Steering Team de inovação, composta pelo diretor da fábrica, o diretor financeiro e de sistemas de informação, o diretor de produção, o diretor da logística e a diretora de gestão de produto e planeamento.

Quero parabenizar a equipa que desenvolveu esta ideia e a transformou em realidade. Gosto muito da ideia, porque evitamos o trabalho cíclico, reduzimos os custos e temos também uma grande vantagem ergonómica. As otimizações são muito importantes não só para a nossa fábrica, mas também para o Grupo Volkswagen, porque as outras fábricas têm a oportunidade de aprender com a nossa.”

Thomas Hegel Gunther
Diretor-geral

Cultura de inovação

A cultura de inovação promove hábitos e estabelece padrões para a promoção da criatividade, geração de ideias e disseminação de boas práticas. Segundo Margarida Pereira, diretora de gestão de produto e planeamento, numa empresa como a Volkswagen Autoeuropa, a inovação é especialmente relevante na constante procura de novas formas de nos tornarmos cada vez mais eficientes.

“A constante procura de nos tonarmos mais ágeis, eficientes e eficazes é muito importante para a nossa competitividade e sustentabilidade.”

“A constante procura de nos tonarmos mais ágeis, eficientes e eficazes é muito importante para a nossa competitividade e sustentabilidade.”

Margarida Pereira
Diretora de gestão de produto e planeamento

De acordo com Gisela Garcia, especialista de inovação, as áreas de produção são as áreas onde é mais evidente a inovação, quer pela natureza do negócio quer pela constante necessidade de se estar continuamente a produzir de forma mais eficiente. Todavia, nas áreas de suporte a inovação é, por sua vez, cada vez mais evidente, sobretudo agora com a transformação digital e a automação de processos administrativos (BOTs).

Gisela Garcia destaca ainda a relevância dos fóruns de inovação, “onde se faz partilha de informação e de projetos de inovação que estão ou estarão a decorrer na fábrica em jeito de servirem de inspiração para a geração de novas ideias.”

Como foco deste ano, Margarida Pereira sublinha que se pretende “estimular a disseminação de boas práticas quer internamente quer externamente. É também intenção reforçar a comunicação da inovação a todos os níveis da organização de forma a que a inovação seja considerada cada vez mais como um ativo estratégico da empresa.”

Walkaround de inovação

O Walkaround de inovação é outra iniciativa promovida, onde se pode observar os projetos inovadores das várias áreas das fábricas. “Este evento pretende proporcionar mais um momento para a partilha de projetos de inovação na fábrica, onde as próprias áreas apresentam os seus projetos dentro desta temática. São também as pessoas que desenvolveram os projetos que fazem as apresentações, dando-se assim a possibilidade de reconhecimento às próprias equipas.”, explica Gisela Garcia.

  • No dia 27 de maio, o Walkaround de inovação passou pela pintura, onde se pôde observar as inovações da área.

    O primeiro projeto a ser apresentado constou numa aplicação de sensores de manutenção preditiva que permitem complementar e monitorizar o estado de alguns motores e assim evitar falhas com graves consequências.

  • A segunda paragem foi no flat stream, onde, atualmente, se faz a aplicação automática de sealer da mala, do capot e das portas. No cleam room, foi também explicada a aplicação automática de base coat do capot, bem como dos abridores de portas com magnetos.

  • Por último, no bicolor, foram apresentados os robots colaborativos de mascaramento e de identificação de defeitos. Anteriormente, as aplicações eram feitas manualmente. Com esta otimização, houve uma redução de falhas, uma melhoria de qualidade e de ergonomia.

No dia 27 de maio, o Walkaround de inovação passou pela pintura, onde se pôde observar as inovações da área.

O primeiro projeto a ser apresentado constou numa aplicação de sensores de manutenção preditiva que permitem complementar e monitorizar o estado de alguns motores e assim evitar falhas com graves consequências.

A segunda paragem foi no flat stream, onde, atualmente, se faz a aplicação automática de sealer da mala, do capot e das portas. No cleam room, foi também explicada a aplicação automática de base coat do capot, bem como dos abridores de portas com magnetos.

Por último, no bicolor, foram apresentados os robots colaborativos de mascaramento e de identificação de defeitos. Anteriormente, as aplicações eram feitas manualmente. Com esta otimização, houve uma redução de falhas, uma melhoria de qualidade e de ergonomia.