


O Programa ambiental da produção
-
O Programa ambiental da produção
Tornar a produção sustentável e ecológica não é novidade para nós. Mas com o novo programa Zero Impact Factory reforçamos o âmbito de atuação: o objetivo é aumentar ainda mais a eficiência de recursos e reduzir significativamente a poluição ambiental. O nosso objetivo anterior até 2025 que era reduzir o impacto ambiental em 45%, com base em cinco indicadores, continua a ser aplicado.
No futuro, no entanto, estaremos mais intensamente focados nos resultados dos indicadores. Ou seja, com os principais índices de maior impacto ambiental em cada fábrica. O tema das alterações climáticas desempenha um papel relevante e, por isso, consolidamos cada vez mais o caminho da neutralidade de CO2 nas fábricas.
O Zero Impact Factory tem três passos importantes para reduzir os impactos ambientais:
O primeiro passo é evitá-los, à partida, o máximo possível. Em segundo lugar, para reduzir eficazmente o impacto ambiental, por exemplo, devemos mudar para energias ecológicas ou para materiais recicláveis. O terceiro passo é a compensação pelo inevitável impacto ambiental.
O programa é significativamente mais complexo que o seu antecessor, o Think Blue. Factory. Além do uso de recursos e emissões, novos objetivos como biodiversidade, veículos comerciais de baixo carbono e ações ecologicamente exemplares estão entre os objetivos do Zero Impact Factory.
Esses são os tópicos que demonstram como a consciência ambiental na sociedade mudou nos últimos anos. E o impacto que essa mudança terá na perceção de grandes empresas industriais como a Volkswagen.

Quatro áreas que definem o nosso caminho
Mudança climática e, o novo objetivo associado, a neutralidade carbónica
Envolve ainda mais eficiência energética, integração de energias renováveis e compensação adicional de CO2.

Eficiência de recursos
Com os objetivos associados da nossa iniciativa anterior Think Blue. Factory., que ainda se aplica. Ainda é nossa tarefa cumpri-los.

Ecosistemas locais
Que vão além das otimizações dos índices anteriores. Semelhante à declaração de missão ambiental da marca, onde o foco é o impacto ambiental dos veículos localmente, focamos no impacto local das fábricas.

Conformidade ambiental
Como é que os riscos ambientais podem ser completamente evitados e reduzidos. Expandimos a metodologia comprovada do nosso sistema de gestão ambiental anterior e os aspetos relevantes para a conformidade.


Estas mudanças no conteúdo do programa também estão refletidas na nova imagem do Zero Impact Factory. Duas cores acompanham-nos no caminho para uma neutralidade climática na produção. O azul é fundamental para nós. E pela origem do nosso compromisso ambiental, que nos últimos anos se tornou uma forte declaração de eficiência de recursos e, para nós, da produção e logística da marca Volkswagen. O verde traduz a nova abordagem. Representa o impacto nulo no ambiente pelo qual, marca e Grupo Volkswagen, lutam juntos.
Construímos sobre a base sólida que criámos desde 2011, mudamos as mensagens e continuamos a perseguir vigorosamente o novo objetivo: uma produção neutra em CO2.
O nosso lema é enfatizado com elementos gráficos animados, cores claras e gradientes de cores no estilo do novo design da marca Volkswagen. Chamamos a atenção para o nosso papel como indivíduos e para o programa. Queremos inspirar todos para a transformação de uma Zero Impact Factory.