A carregar

Nos bastidores do combate à COVID-19

Nos bastidores do combate à COVID-19

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

Face às necessidades de várias entidades de cuidados de saúde em todo o país, nos bastidores do combate à pandemia, colaboradores da montagem e fábrica piloto (GPP) uniram conhecimento, recursos e um forte espírito de missão nos centros de inovação com a produção de viseiras de proteção para os profissionais de saúde.

3 min. leitura

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

Face às necessidades de várias entidades de cuidados de saúde em todo o país, nos bastidores do combate à pandemia, colaboradores da montagem e fábrica piloto (GPP) uniram conhecimento, recursos e um forte espírito de missão nos centros de inovação com a produção de viseiras de proteção para os profissionais de saúde.

  1. Nos bastidores do combate à COVID-19

T

udo começou com um pedido de ajuda do filho de um colega, que trabalha na empresa EWF - European Federation for Welding, Joining and Cutting. O jovem Luís Fialho estava já a colaborar voluntariamente com o Centro Hospitalar de Setúbal, porém não tinha capacidade para responder a todas as necessidades. O objetivo era a produção de viseiras de proteção para os profissionais de saúde.

Com a aprovação da administração foi criada uma equipa para assegurar dois turnos de produção. Rui Moura, coordenou esta iniciativa e a equipa constituída por Rúben Silva, Manuel Baptista, Francisco Silva e José Damião, da montagem e Luís Reis, da fábrica piloto (GPP).

Na foto: Rúben Silva, Francisco Silva e José Damião. Ausentes: Rui Moura, Luís Reis e Manuel Baptista

As viseiras estão a ser produzidas no centro de inovação da montagem e da fábrica piloto e estão a ser utilizadas cerca de catorze impressoras no total. «Recebemos pedidos de 59 entidades externas e fornecemos total ou parcialmente 49, com a colaboração do departamento de comunicação e relações governamentais. Até agora, já produzimos e entregámos 1800 viseiras a entidades externas e mais 715 para consumo interno, na sua grande maioria na área da montagem, mas também na área da logística e da pintura. Para a Volkswagen Autoeuropa fizemos ainda uns auxiliares para os puxadores das portas, para que seja possível abrir as portas sem utilizar aos mãos.», explica Rui Moura. «De momento estamos a terminar o material necessário para arrancar com os turnos desta semana. Assim que as necessidades internas estiverem cobertas, esperamos poder responder a mais alguns pedidos, aos quais ainda não foi possível atender.», conclui.

3.
3.

Auxiliares para os puxadores das portas

COVID SOS Makers ao serviço da comunidade local

Ainda no início de março, Mauro Ferreira, 3D Expert da equipa de inovação nas carroçarias, tomou conhecimento sobre a escassez de EPI para os profissionais de saúde e juntou-se ao movimento espontâneo da comunidade internacional projeto open air  e helpful engineering    Neste grupo internacional, Mauro partilhou o seu conhecimento técnico e teórico na área da impressão 3D, porém, apesar de saber que estava a ajudar, sentia falta de ver a mudança acontecer mais perto de si: «Queria mesmo era fazer, por as mãos à obra. Contribuir para a minha comunidade local, apoiar os profissionais que estão sempre aqui por nós. Sozinhos não chegamos tão longe, por isso, desafiei mais quatro amigos para esta aventura e assim nasce a equipa COVID SOS Makers Barreiro. O Mário Figueiredo, serralheiro de cunhos e cortantes da UNCC, prensas, alinhou logo.  Reunimos a nossa competência em impressão 3D e, após um diagnóstico de situação no hospital das nossas zonas de residência, verificámos que fazia sentido produzir viseiras.». Esta equipa multidisciplinar, uniu esforços e conhecimentos para construir uma viseira segura, confortável, reutilizável e que conseguisse corresponder a todas as exigências relacionadas com o controlo da infeção. «Desde março já produzimos e entregámos mais de 300 viseiras e mais de 300 suportes traseiros que dá para viseiras e máscaras , incluindo um manual de instruções e utilização.»

O trabalho destes profissionais e amigos que ainda não se conhecem todos pessoalmente, não fica por aqui. Para já vão acompanhando a evolução da situação, porque a urgência das necessidades diminuiu, porém segundo Mauro «estamos prontos para retomar o apoio. É importante referir que nada disto seria possível sem o apoio da Volkswagen Autoeuropa através do material para impressão 3D PLA  (Polylactic acid) – para conseguirmos manter a produção.»

Se quiser saber mais sobre o modelo desenvolvido, consulte aqui