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Pintura

Construção do novo edifício marca passo decisivo rumo à eficiência e sustentabilidade

Maio 2025

Texto: Vânia Guerreiro (AGK1)

Esta semana marca o arranque oficial dos trabalhos de terraplanagem e preparação do terreno para o novo edifício da Pintura. De acordo com o plano do projeto, a construção do edifício estará concluída até ao final de 2026.

Um passo firme na descarbonização

A nova unidade de pintura representa um dos maiores investimentos da Volkswagen Autoeuropa na descarbonização e modernização da fábrica.

Com equipamentos mais avançados, energeticamente eficientes e amigos do ambiente, o projeto prevê a redução de 100% nas emissões de CO₂ em todo o conteúdo a implementar de novo no âmbito do projeto quando comparado com a situação atual.

Este novo edifício será uma peça-chave no chamado “Corredor Verde” da fábrica — um conjunto de infraestruturas alinhadas com os objetivos ambientais do Grupo Volkswagen. Inclui:

  • A nova ETARi (Estação de Tratamento de Águas Residuais industrial)
  • A utilização de geotermia para o novo sistema de climatização (HVAC)
  • Um espaço de biodiversidade criado com o contributo dos colaboradores — atualmente em florescimento.

A equipa de projeto inclui membros da área de gestão de produto e planeamento (infraestruturas), da área da pintura e de RH&O (segurança industrial)

A equipa de projeto inclui membros da área de gestão de produto e planeamento (infraestruturas), da área da pintura e de RH&O (segurança industrial)

Segurança em primeiro lugar

Garantir a segurança, em todos os aspetos relacionados com o trabalho, dos colaboradores que vierem a participar na construção do novo edifício, é uma responsabilidade que só ficará assegurada se todos os envolvidos partilharem, durante todos os dias deste projeto, o princípio de colocar a segurança em primeiro lugar.

Cada um de nós, terá diferentes formas de operacionalizar este princípio e, em algumas situações, não implicam muito esforço nem complexidade. Para a generalidade dos colaboradores da Volkswagen Autoeuropa, respeitar as regras de circulação, que serão divulgadas para cada uma das fases do projeto, será, na maioria das vezes, o contributo necessário.

Para outros, nomeadamente os que têm responsabilidades de gestão na Volkswagen Autoeuropa, um dos principais desafios passa por assegurar que, em toda a abrangência deste projeto, as decisões incorporarão os impactos da segurança e a consistência de liderar pelo exemplo. São responsabilidades que serão desafiadas pela dinâmica própria de um projeto desta natureza, mas para as quais a solução está identificada: manter um elevado compromisso com a cultura de segurança.

É no conjunto de responsabilidades que estão reservadas às equipas técnicas onde reside a maior complexidade de formas de operacionalização dos vários aspetos da segurança no trabalho. Também por essa razão, a Volkswagen Autoeuropa, através dos seus representantes máximos: o Conselho de Gerência, nomeou a empresa EQS como responsável pela Coordenação de Segurança que, por seu lado, indicou, para a fase de projeto, a colega Berta Caxias do Peso e, para a fase de obra, o colega Rafael Lima.

O coordenador de segurança em Obra (CSO) assume desta forma a responsabilidade em gerir toda a relação da Volkswagen Autoeuropa, em matéria de segurança no trabalho, com todas as entidades executantes que vierem a colaborar, quer na fase construção do edifício como também, na fase de incorporação dos diferentes equipamentos.

Garantir a segurança, em todos os aspetos relacionados com o trabalho, dos colaboradores que vierem a participar na construção do novo edifício, é uma responsabilidade que só ficará assegurada se todos os envolvidos partilharem, durante todos os dias deste projeto, o princípio de colocar a segurança em primeiro lugar.

Frequentemente ouvimos expressões como “a melhor forma de evitar acidentes de trabalho é investindo na sua prevenção”. Com mais, ou menos, consciência desse facto, esta expressão posiciona-nos num campo de ação onde é absolutamente prioritário estabelecer mecanismos que promovam ativamente a segurança e adicionem resiliência a um sistema que será, naturalmente, muito complexo. A materialização do sucesso da expressão identificada acima (que para muitos poderia, até, ser classificada como de bom senso) vai assim estar dependente e colocar à prova a forma como as equipas técnicas, a gestão da Volkswagen Autoeuropa e os seus colaboradores, bem como as entidades executantes e as respetivas cadeias de subcontratação aderirem ao compromisso: a segurança em primeiro lugar.