A carregar

A próxima geração

A Volkswagen Autoeuropa reconhece a importância de ter uma política de estágios, que permite dar aos jovens licenciados a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Ao longo deste ano, já passaram cerca de 103 estagiários pela nossa fábrica.

1

Raquel Rodrigues e Miguel Viegas

A Volkswagen Autoeuropa reconhece a importância de ter uma política de estágios, que permite dar aos jovens licenciados a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Ao longo deste ano, já passaram cerca de 103 estagiários pela nossa fábrica.

  1. A próxima geração

De acordo com a nossa política de estágios, realizam-se estágios de cariz profissional e curricular, com durações desde 1 mês até 6 meses em casos curriculares com possibilidade de renovação para estágio profissional, e 6 meses até 1 ano em casos de estágios profissionais. São, ainda, realizados estágios de doutoramentos com diferentes durações, com duração máxima de 4 anos.

Todos os estagiários têm direito, caso desejem, a usufruir das rotas de autocarros e da cantina para almoçar, ambos sem qualquer custo adicionado.

De momento, o número total de estagiários dentro da organização é 30.

Miguel Viegas tem 23 anos e é licenciado em Audiovisual e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Beja. Desde cedo que a sua paixão por carros se fez sentir e gosto pela velocidade, pela condução e pela parte mecânica surgiram ao trabalhar numa rent-a-car.

Mas a adrenalina não se fica pela estrada. Nos seus tempos livres, gosta de praticar bodyboard, um desporto que começou em criança com o seu irmão. “Adoro entrar no areal, não ver ninguém na praia e sentir que tenho o mar todo para mim”.

Para concluir o curso, era necessário realizar estágio curricular e surgiu a oportunidade de conjugar a sua vocação e a sua paixão na Volkswagen Autoeuropa. Depois de 3 meses de estágio curricular, renovou para mais um ano de estágio profissional. A sua função passa essencialmente pela edição e produção de vídeos, mas gosta de estar envolvido noutros projetos do seu departamento, sendo que até agora destaca a participação na organização da Corrida Volkswagen e no Last 1 Sharan.

“Tem sido bastante bom, porque desenvolvi certas capacidades que não iria desenvolver se não fosse pela experiência prática. Sinto que esta equipa me enche as medidas e que me ajudam sempre que preciso, por isso, trabalhar torna-se mais fácil. Como se costuma dizer, não se trabalha quando gostamos e do que fazemos, e eu encontrei isso aqui”.

Raquel Rodrigues, de 23 anos, fez o secundário em Vendas e Marketing e está agora a concluir o nível 5 do CET – técnico especialista de gestão da qualidade, ambiente e segurança. Raquel já fez voluntariado no Banco Alimentar e faz ginásio e natação nos tempos livres.

A candidatura a estágio na Volkswagen Autoeuropa foi iniciativa sua. “Sempre vi esta empresa com uma grande importância a nível nacional, uma marca líder no mercado e na qual poderia aprender muito, ganhar novas experiências e ser uma mais valia no meu currículo”.

O estágio de Raquel é focado na área da qualidade, tendo como objetivo geral dar apoio aos técnicos responsáveis pela ISSO 9001 da área dos processos da montagem. Algumas das suas tarefas passaram por realizar o tratamento da informação documentada relativa à descontinuação do monovolume e fazer acompanhamento de auditorias internas e de fecho de não conformidades.

“Tendo estado presente num momento tão importante como o fim da produção de um modelo que fez parte da história da Volkswagen Autoeuropa, fez-me querer contribuir positivamente para um final me grande. Tive oportunidade de aprofundar o meu conhecimento como também de pô-lo à prova, por isso, acredito que este estágio irá ser uma mais valia a nível profissional”.

3.

Raquel Rodrigues

Ana Cardoso é licenciada em Jornalismo e, neste momento, concilia o seu estágio profissional com o mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas na Escola Superior de Comunicação Social. Com apenas 22 anos, já leu mais de 400 livros. Mas não é pessoa de ficar parada, porque todos os anos realiza também a peregrinação a pé a Fátima.

A vaga no departamento de comunicação e relações governamentais foi a oportunidade pela qual tinha esperado de poder aprender numa empresa reconhecida nacional e internacionalmente.

As suas principais funções passam pela criação de conteúdos para os canais de comunicação internos e externos e pelo apoio na realização de campanhas e eventos corporativos, destacando o Smart Factory Minute, o Last 1 Sharan e a Corrida Volkswagen. “Estes foram projetos que me permitiram aprender muito sobre a fábrica, conhecer muitas pessoas e desenvolver as minhas capacidades. Além disso, é um prazer poder trabalhar e aprender com esta equipa que tão bem me recebeu e a quem estou muito grata”.

Ana considera que este estágio é uma porta para o seu futuro, uma vez que não só lhe permitiu desenvolver as suas competências, mas também adquirir novas. “Consegui ver de perto como se gere a comunicação numa empresa desta dimensão e isso é uma grande mais valia”.

4.

Ana Cardoso

Ricardo Carapinha tem 24 anos e é natural de Setúbal. Nos seus tempos livres, gosta de jogar padel, andar de mota e viajar. Após concluir o secundário, foi trabalhar para um armazém logístico, o que acabou por despertar interesse pela área e, consequentemente, levá-lo a realizar a licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística, enquanto trabalhava no armazém.

Inicialmente, Ricardo tomou a iniciativa de contactar os recursos humanos para realizar o seu estágio curricular na Volkswagen Autoeuropa, estágio esse que não só foi aceite como acabou por ser renovado para estágio profissional. “A minha ideia era (e é) de “aprender com os melhores” e esta pareceu-me ser a empresa certa para isso.”, afirma Ricardo. Para juntar o útil ao agradável, confessa que o ramo automóvel sempre o fascinou desde cedo, o que se transformou também numa atração pela fábrica de Palmela.

O estágio está a ser desenvolvido no departamento logístico de manuseamento de materiais. Ao longo da sua experiência, desenvolveu projetos de melhoria contínua, otimizações ergonómicas e de armazenagem relacionadas com o fim de produção do Sharan. “Os projetos desenvolvidos permitiram-me absorver o conhecimento de todos os excelentes profissionais com que tive contacto e também melhorar as minhas competências de comunicação.”

5.

Ricardo Carapinha