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Carbono zero

Carbono zero

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

Na missão de descarbonização e de impacto ambiental zero do grupo Volkswagen, suas marcas e fábricas, a sustentabilidade da estratégia de transportes e cadeia de abastecimento desempenha um papel determinante. Em Palmela, três projetos permitiram a redução de mais de 600t/CO2 por ano.

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Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

Na missão de descarbonização e de impacto ambiental zero do grupo Volkswagen, suas marcas e fábricas, a sustentabilidade da estratégia de transportes e cadeia de abastecimento desempenha um papel determinante. Em Palmela, três projetos permitiram a redução de mais de 600t/CO2 por ano.

Logística do Grupo Volkswagen
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*Os valores aproximados incluem a logística em todo o Grupo: Konzernlogistik, marcas e fábricas.

Reativação da ferrovia reduz 400t CO2/ano
Foi reativado em setembro o comboio para o transporte dos modelos produzidos para o Porto de Setúbal. Esta solução permite poupar 400t de CO2 por ano, o que representa menos 80% de emissões de CO2 em comparação com o transporte por camião. A reativação da ferrovia será feita em duas fases. Durante a primeira (agosto a dezembro de 2019), uma composição fará o transporte diário de 250 carros, retirando assim 32 viagens de camiões do já congestionado percurso rodoviário para o Porto de Setúbal. Em 2020 prevê-se um aumento para duas composições (500 unidades/dia), o que significa que 68% do volume de produção da fábrica de Palmela será transportado por via ferroviária, com o restante a ser efetuado por transporte rodoviário.

Gigaliner poupa 70t CO2/ano

Desde setembro está na estrada o primeiro gigaliner da Volkswagen Autoeuropa.

Um camião de três eixos acoplado a um semirreboque e a um dolly que vai poupar 70t de CO2/ ano, uma redução de cerca de 30% das emissões de CO2 na rota servida por este novo modelo de transporte.

Esta solução logística é pioneira no cluster automóvel nacional e marca uma mudança significativa no setor da logística e dos transportes. O gigaliner percorre diariamente cerca de 150km até ao fornecedor MD Plastics, em Valado dos Frades (Nazaré).

A ferrovia tem um impacto no ambiente substancialmente menor do que a rodovia e a médio prazo é financeiramente mais competitiva.

Rota italiana reduz até 28% de emissões de CO2/ano
O ponto de partida para este novo projeto foi um estudo sobre a possibilidade de uma rota alternativa que permitisse garantir o fluxo de materiais entre a Alemanha e Portugal, evitando a sua passagem por França, palco de frequentes greves e bloqueios no setor rodoviário. Surgiu a oportunidade do desvio de alguns camiões para Itália e colocar esses camiões em transporte RoRo entre Savona, em Itália, e Barcelona, em Espanha. A introdução do transporte marítimo reduziu a emissão de 146t/CO2 por ano.