A carregar

Novos equipamentos aumentam capacidade para 45 unidades por hora

Novos equipamentos aumentam capacidade para 45 unidades por hora

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

Está concluída a instalação dos equipamentos para o aumento de capacidade de produção do T-Roc de 32 para 45 unidades por hora, na área de carroçarias. Os trabalhos preparatórios iniciaram-se em 2019 e terminam agora com a instalação e colocação em funcionamento dos últimos equipamentos.

4 min. leitura

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

Está concluída a instalação dos equipamentos para o aumento de capacidade de produção do T-Roc de 32 para 45 unidades por hora, na área de carroçarias. Os trabalhos preparatórios iniciaram-se em 2019 e terminam agora com a instalação e colocação em funcionamento dos últimos equipamentos.

  1. 45 unidades por hora

As grandes alterações foram planeadas para as paragens de verão de 2019 e 2020, mas todas as pequenas paragens - Natal, Páscoa, feriados e noites de fins de semana, incluindo a paragem devido à atual pandemia foram utilizadas para fazer intervenções nas linhas.

Paula Ferreira
Líder de projeto e da divisão de planeamento de carroçarias

Em traços gerais, nas linhas do piso e respetivos sub-conjuntos, laterais, teto panorâmico (PSD), mala traseira e capot foram feitos trabalhos de integração. Foram instalados novos robots, pinças de soldadura, grippers e reorganizado o layout das linhas, de modo a atingir o tempo de ciclo necessário para a produção de 45 unidades por hora.

As portas têm agora duas novas linhas combinadas, cuja construção foi iniciada em outubro de 2019. Foram introduzidas novas tecnologias, processos e sistemas inovadores:  aplicação espirolada de colas, pistolas com braços em alumínio e servo-elétricas, busca inteligente de peças em racks manuais e unidades de grampear modulares.

Foi igualmente terminada a instalação de uma nova linha de montagem de elementos móveis, que tem um novo jig para a montagem do portão traseiro, com os aparafusamentos do portão à carroçaria em automático. Nas linhas de transportadores superiores, paralelamente ao aumento de capacidade, realizou-se uma modernização elétrica e de software.

 A integração de equipamentos em linhas já existentes trouxe um desafio acrescido à equipa. Os arranques de produção tinham de ser geridos com muita cautela para evitar sobressaltos na produção e a boa qualidade das peças.

«A equipa do planeamento de carroçarias liderou este projeto, que só foi possível implementar com o trabalho de equipa, em que todos os departamentos envolvidos, Produção, Manutenção, Processo, Ultra-sons, Qualidade, Tool Crib, Segurança Industrial, Engenharia Industrial, Ergonomia, Logística e Fábrica Piloto deram o seu contributo exemplar.», enaltece Paula Ferreira, que destaca também a cooperação com a equipa internacional residente do planeamento da Volkswagen AG e da unidade de negócio da marca para instalação de linhas, que acompanhou todo o projeto em Palmela.

141

Novos robots

72

Novas pinças de soldadura pneumática

16

Novas pinças de soldadura elétricas

80

Novos grippers

Equipa alemã da PPK (Planung und Produktionstechnik Karosseriebau ZP5, unidade de negócio de instalação de linhas da Volkswagen AG) da esq.ª para a dt.ª: Marco Sedda, Olaf Ostendorf, Mona Matzick, Kilian Feige. Ausentes: Gesualdo Amore e Pierre Lenz.