A carregar

Acidentes zero

Pequenos gestos, grandes impactos

  1. Pequenos gestos, grandes impactos

Numa empresa tão dinâmica quanto a nossa, os objetivos  no âmbito da segurança e saúde no trabalho são alcançados , também, com pequenos gestos transformadores. Cada um, por menor que pareça, contribui para a a melhoria das condições de realização do trabalho. Aqui, destacamos medidas simples e impactantes que, em conjunto, nos aproximam do nosso objetivo: acidentes zero.

Prevenção de quedas

A identificação das condições que deram origem a quedas continua a merecer a atenção da equipa de segurança industrial.

Na área de prensas o processo de produção de peças exige que estejam lubrificadas com óleo. Nestas circunstânicas a zona envolvente apresenta-se escorregadia e não sendo possível eliminar o óleo do processo, tornou-se necessário encontrar a solução mais adequada para reduzir o risco de queda, pelo que o especialista de segurança industrial da área desencadeou um conjunto de ações que levaram à aplicação de tinta antiderrapante em três zonas desta área de produção.

Outra das condições associadas ao risco de queda está presente na área de pintura. Quando o acesso às zonas de trabalho se faz por escadas, o atrito entre os sapatos de segurança e o material com que foram feitos os degraus é uma condiçao essencial para reduzir o risco de queda. Desta forma foi aplicado no rebordo de cada degrau um patim antiderrapante.

Prevenção de esforços excessivos durante a movimentação manual de cargas

Sistemas de travamento

Alguns dos produtos utilizados no processo produtivo na área de carroçarias são disponibilizados na linha de produção em bidons. Uma vez que a movimentação dos mesmos ocorre de forma manual, a conceção de sistemas que desmultipliquem o atrito é uma solução muito comum a qual permite reduzir o esforço desenvolvido pelos colegas desta área. Recentemente esta solução foi melhorada, tendo sido complementada com um sistema de travamento que assegura a estabilidade do posicionamento do bidon.

Quem o conhece bem e cumprimenta diariamente, sabe que a um “Bom Dia!”, responde com um “Bom Dia é um dia sem acidentes!”.

Vítor Marques, especialista de SI para as áreas de prensas, UNCC e carroçarias

Prevenção de comportamentos seguros

Sinalética: a voz silenciosa da prevenção

A sinalização é muito mais do que placas e avisos. É a voz silenciosa da prevenção, uma linguagem universal que fala instantaneamente à nossa consciência. Não se trata apenas de alertar, mas de direcionar a ação correta de forma imediata e intuitiva. É o nosso guia para a segurança, um farol que não requer palavras, apenas ação.

Na área de pintura, foram várias as iniciativas ao nível da segurança que  Nelson Ferreira, especialista de SI, coordenou com os  departamentos. Um exemplo desse trabalho foi a melhoria da sinalética existente através de uma análise cuidada e de uma organização da informação que deu lugar a uma sinalética mais eficaz e coerente com a informação essencial para os colaboradores, sinalética esta nas portas de acesso à área da pintura.

Também na área de montagem, com orientação de Ana Rebelo, especialista de SI da mesma área, e Sandra Lima, responsável pela organização e limpeza da montagem, colocou-se sinalética visual no CP7, onde existe circulação pedonal e automóvel.

"Olhar para o objetivo ZERO como algo possível e que tem de ser feito por todos nós."

Nelson Ferreira, especialista de SI para a pintura.

A organização e limpeza continuam fortes aliados da segurança

A montagem aproveitou o período de paragem de produção em setembro e outubro de 2023 para realizar várias ações de manutenção, limpeza e pintura em zonas comuns e de circulação, assim como nos postos de trabalho. A iniciativa, coordenada por Sandra Lima é um excelente exemplo sobre como todos podemos ser agentes ativos e de mudança na segurança e saúde no trabalho.

Ana Rebelo lembra-nos que um espaço limpo e organizado é também um local onde toda a sinalética se torna mais visível e onde há menos condições que possam contribuir para acidentes. Refere ainda que a iniciativa contribui para uma melhoria na organização, manutenção e limpeza de várias zonas da montagem e assim sendo, demostra o comprometimento da área com a segurança e saúde de todos os colaboradores que nela trabalham.

 

Das várias ações desenvolvidas, destacam-se o trabalho de restauro e reorganização de uma das paredes laterais da área da montagem,  de pintura de vários pilares, pilaretes e barreiras de segurança.

Também se destaca o trabalho de limpeza, pintura e sinalética realizado no fosso, que é utilizado por um dos parceiros da Volkswagen Autoeuropa para a realização de verificações na parte inferior dos automóveis, após passarem no túnel da água. A segurança e saúde no trabalho é uma meta comum e para Sandra Lima, não existem fronteiras no que toca à cooperação para a sua promoção.

"É fundamental termos a consciência de segurança e agirmos sempre na prevenção."

Ana Rebelo, especialista de SI para a montagem.