A carregar

O motor de excelência nas equipas

Em 2023 foram atribuídos 427 prémios de mérito na Volkswagen Autoeuropa. Este programa premeia operadores e especialistas por uma ação específica ou resultados alcançados, num determinado período e/ ou além das tarefas normais da sua função.

Em 2023 foram atribuídos 427 prémios de mérito na Volkswagen Autoeuropa. Este programa premeia operadores e especialistas por uma ação específica ou resultados alcançados, num determinado período e/ ou além das tarefas normais da sua função.

  1. O motor de excelência nas equipas

Prémio de mérito

Este programa de reconhecimento premeia os operadores e especialistas da empresa por uma ação específica ou resultados alcançados, num determinado período e/ ou além das tarefas normais da sua função. A direção das áreas é responsável pela atribuição do prémio e as chefias de cada departamento estão envolvidos no processo de tomada de decisão.

Em 2023 foram atribuídos 427 prémios de mérito a colaboradores das áreas de qualidade, UNCC, prensas, carroçarias, pintura, montagem, RH&O, EI&SP, logística, compras e aprovisionamento e GPP.

A perspicácia e atenção na identificação de defeitos ou trocas de material em várias zonas valeu o reconhecimento individual de cerca de 230 colaboradores na área da montagem. Pequenos pormenores que dão significado ao conceito de equipa – um grupo de pessoas que trabalham em conjunto para o mesmo fim, ou seja, o T-Roc perfeito para o cliente final.

Na foto: José Ferreira, Vítor Paradela, Carlos Coelho, Bruno Machado, Carlos Gonçalves e Hugo Santos

Na foto: Rui Lucas, Diogo Sequeira, Edi Silva e Fernando Pinéu

Na foto: José Ribeiro, Pedro Correia, Nelson Gomes e Bruno Machado

Na área de carroçarias foram entregues 99 prémios de mérito. A direção da área reúne com as quatro equipas para celebrar o rigor e o profissionalismo de todos os que diariamente contribuem para uma produção mais estável e com qualidade.

Na foto: João Batata e Carlos Ribeiro

Na foto: André Mata e David Costa

Especialização e trabalho multidisciplinar reconhecidos

Especialização e trabalho multidisciplinar reconhecidos

Rui Branco é especialista na equipa de tecnologia de materiais, na área de qualidade.

Dentro da especificidade da sua função incluem-se os testes de torque, a verificação das propriedades mecânicas em materiais plásticos, espumas, borrachas e outros materiais não metálicos, assim como a verificação das propriedades mecânicas, químicas e de tratamento superficiais dos metais.

E foi nesta última vertente que o Rui recebeu o seu reconhecimento, ou seja, pelo trabalho desenvolvido na formação em Proteção e Segurança Radiológica (PSR) - Nível II” e na implementação de um Plano de Proteção Radiológica para o equipamento de raio-X (X-Ray XLD 240) na Volkswagen Autoeuropa.

O Plano de Proteção Radiológico bem como a formação em PSR – Nívell II (para ser reconhecido pela APA* e IGAMAOT** como o Responsável pelo Plano de Proteção Radiológico (RPR) da Volkswagen Autoeuropa), são requisitos legais para que a nossa empresa possa operar com equipamentos de emissão de raio-X.

De acordo com os requisitos legais, para uma empresa poder operar com este tipo de equipamentos (RX) é obrigatório que exista um PPR (Plano de Proteção Radiológico) e um PEIR (Plano de Emergência Interno Radiológico), a par de outros documentos obrigatórios.

"A formação em PSR Nivel II é um requisito legal obrigatório. Esta formação foi ministrada pelo departamento de engenharia e ciências nucleares do Instituto Superior Técnico de Lisboa, realizada no Polo de Loures pelo Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica. Com essa certificação, fui reconhecido pela APA e o IGAMAOT como RPR da Volkswagen Autoeuropa e só assim nos concederam o licenciamento/ registo para o funcionamento do nosso equipamento de raio-X.", explica Rui.

Após a formação, Rui Branco foi responsável pela elaboração de toda a documentação interna relacionada com a utilização do equipamento de raio-X.  

Rui destaca ainda que "para este reconhecimento também contribuiu todo o envolvimento com o departamento médico e as equipas de segurança industrial e de segurança de fábrica na execução da documentação interna regulatória."

Entretanto, a APA já emitiu o licenciamento/ registo para o funcionamento deste equipamento e, segundo relatório do IGAMAOT, este processo não tem nenhum item que possa constituir uma contraordenação.

*APA - Agência Portuguesa para o Ambiente
**IGAMAOT - Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

 

A comunicação do motivo de quem recebeu o prémio de mérito é bastante válida. Assim a fábrica sabe porque esse colaborador foi distinguido e é uma satisfação e reconhecimento do próprio colaborador pelo seu trabalho efetivo.

Rui Branco
Qualidade

A atribuição de prémios de mérito tem critérios de exclusão, incluindo ao nível da integridade e conformidade. Não são elegíveis colaboradores com qualquer ausência injustificada ou por justificar no ano de referência (ano civil) ou com qualquer ação disciplinar iniciada ou finalizada no ano de referência do prémio. Caso o processo seja arquivado, a elegibilidade mantém-se e o pagamento do prémio será realizado posteriormente, excluindo-se os casos de repreensão verbal.

O prémio varia num montante entre 75€ a 500€ por colaborador. Excecionalmente para prémios de equipa, o limite mínimo por colaborador por ser inferior. Os prémios disponíveis são o aluguer de carro de frota para um fim de semana ou o montante pago em dinheiro no recibo de salário.