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Santos da casa

1.

João Soeiro, supervisor de produção na pintura

Santos da casa

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

21 outubro, 2020

Ninguém conhece tão bem a pintura como os seus colaboradores. O conhecimento, a experiência e a criatividade das equipas são fatores determinantes para a melhoria contínua dos processos ou projetos de inovação. E neste caso, «santos da casa» fazem mesmo milagres.

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Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

21 outubro, 2020

Ninguém conhece tão bem a pintura como os seus colaboradores. O conhecimento, a experiência e a criatividade das equipas são fatores determinantes para a melhoria contínua dos processos ou projetos de inovação. E neste caso, «santos da casa» fazem mesmo milagres.

N

a área do bicolor da pintura implementou-se, em 2019, a primeira automatização da aplicação da fita do mascaramento fino do interior do aro. Antes, o processo de mascaramento era manual com uma galga e operador tinha que aplicar força para manter a galga em contato com o carro e ao mesmo tempo deslocar-se ao longo do carro tendo também que curvar o tronco até que a galga chegasse à base do pilar A do veículo A. Atualmente, o robô tem uma ferramenta na sua extremidade com a galga agregada, que aplica a fita de forma homogénea e sempre na mesma posição em todos os veículos.

Para além dos benefícios ao nível da produtividade e ergonomia, esta ideia foi considerada como inovação pois não existia ainda nas outras fábricas do grupo Volkswagen e foi totalmente desenvolvida internamente.

Segundo João Soeiro, supervisor de produção de pintura, «o mais gratificante do projeto é ver igualmente que as equipas se sentem valorizadas ao ver que colegas do grupo Volkswagen já nos visitaram para adaptar este projeto nas suas fábricas um pouco por todo o mundo.»

O mérito deste projeto reside na partilha de conhecimento e envolvimento dos vários profissionais com mente aberta. «Foram incluídas diversas equipas e grande parte do trabalho foi desenvolvido pela manutenção de produção do bicolor e de mascaramento. Foram eles que programaram as trajetórias de aplicação dos robôs e desenvolveram os dispositivos de aplicação que fazem a ligação entre o robô e a aplicação. A equipa de automação e software da pintura fez toda a programação a nível da interação com a instalação que já existia. As equipas das ferramentas e manutenção da pintura também ajudaram em alguns desafios com a sua experiência.», continua João Soeiro.

Tal como o Walt Disney, gostamos do impossível, porque lá a concorrência é menor.

João Camolas
Chefe de departamento de produção, Pintura

Para a manutenção de produção, este projeto foi uma oportunidade de crescimento pela transmissão de conhecimento e necessidade de sair da zona de conforto: «foi um passo gigante para termos na organização pessoas que não receiam os desafios que virão e que, a partir de agora, têm mais «ferramentas» para os ultrapassarem. Não desistindo ao primeiro obstáculo.», destaca Soeiro.

Desde a instalação dos primeiros robôs para a automatização do mascaramento fino do T-Roc em 2019, já foram instalados mais dois para a zona do teto de abrir e para o vidro pára-brisas em março deste ano e já estão novos em desenvolvimento para a porta traseira e para identificação automática de falhas. Afinal «santos da casa» fazem mesmo milagres.

A área de pintura é uma das quatro áreas de produção, que conta com 639 colaboradores, dos quais 122 pertencem à equipa da pintura bicolor. Atualmente, a opção bicolor corresponde a cerca de 45% do volume total de produção do T-Roc.