


Visualizar e medir objetivos
Desde 2019, a gestão de objetivos em todas as fábricas, incluindo na Volkswagen Autoeuropa, e áreas centrais de produção e logística da marca realiza-se no sistema Business Cockpit. Trata-se de um catálogo de indicadores-chave definidos com as mesmas parametrizações para todas as localizações, garantindo que os objetivos comuns são aplicados uniformemente.
Desde 2019, a gestão de objetivos em todas as fábricas, incluindo na Volkswagen Autoeuropa, e áreas centrais de produção e logística da marca realiza-se no sistema Business Cockpit. Trata-se de um catálogo de indicadores-chave definidos com as mesmas parametrizações para todas as localizações, garantindo que os objetivos comuns são aplicados uniformemente.
-
Business Cockpit | Visualizar e medir objetivos
O núcleo do Business Cockpit é composto por dez indicadores-chave de desempenho (KPI), que podem ser classificados nas quatro categorias de finanças, colaboradores, clientes e processos: custos de fábrica/ unidade, custos fixos, HPU, UEP, cumprimento do programa de eficiência Tagesprogrammtreue em CP8, falhas de campo 3 MIS (Month in Service), audit final em CP8, Stimmungsbarometer e absentismo. Estes KPI estão ancorados nos acordos de objetivos das fábricas ao mais alto nível. A sua monitorização é realizada mensalmente.
Quando o projeto arrancou, apenas os diretores de fábrica partilhavam os mesmos indicadores como objetivos. A ideia original seria uma implementação gradual aos restantes níveis de liderança da empresa. Na Volkswagen Autoeuropa foi aplicado a todos os membros da liderança estratégica e operacional e aos especialistas de produção.
Em 2022, a empresa tinha 298 Business Cockpits implementados. Ou seja, 298 colaboradores, incluindo coordenadores e especialistas da logística e coordenadores da qualidade, já utilizavam o sistema para a gestão dos seus objetivos. Em 2023, o objetivo é estender a sua utilização a mais especialistas das áreas indiretas.
Gestão de informação
A área da direção de fábrica é responsável pela gestão do processo e do sistema e para garantir o rigor da informação aplica-se o princípio dos quatro. A inserção dos resultados mensais é realizada por cada área responsável pelo respetivo KPI. Por exemplo, os dados relativos ao HPU ou VBZ são controlados e inseridos pela área de engenharia industrial e sistema de produção, enquanto que a inserção dos dados sobre os acidentes de trabalho está a cargo da equipa de segurança industrial da área de recursos humanos e organização.
Estes dados são alimentados pelo KPI Monitor, um sistema interno que envia automaticamente os dados para o Business Cockpit e que, por sua vez, alimentam o sistema de avaliação de desempenho da liderança e especialistas, o Feedback4all.
Processo de avaliação mais objetivo
A aplicação de objetivos com a mesma parametrização faz com que o Business Cockpit confira mais objetividade na definição anual de objetivos para a liderança e especialistas.
A integração dos indicadores-chave nos objetivos técnicos que serão alvo de avaliação contribui para o aumento da objetividade, uniformização na definição e avaliação final dos resultados: o mesmo indicador = o mesmo resultado = mesma avaliação.
Mensalmente, cada colaborador pode acompanhar no sistema do Business Cockpit a evolução dos seus indicadores e monitorizar mensalmente o seu desempenho.
Se, por um lado, existem alguns indicadores apenas aplicáveis nas áreas de produção, por outro, os custos, o índice de satisfação do Stimmungsbarometer ou da proteção ambiental são aplicados transversalmente nas áreas que já usam o Business Cockpit.
Em 2023, o objetivo é expandir a utilização do Business Cockpit por mais especialistas de outras áreas indiretas.
Social Media