


Mares Circulares
A proteção ambiental é obrigatória e urgente. Mas também pode ser uma oportunidade bastante enriquecedora. Prova disso é a ação Mares Circulares, uma ação de voluntariado ambiental desenvolvida pelos nossos colaboradores.
A proteção ambiental é obrigatória e urgente. Mas também pode ser uma oportunidade bastante enriquecedora. Prova disso é a ação Mares Circulares, uma ação de voluntariado ambiental desenvolvida pelos nossos colaboradores.
-
Mares Circulares
O Mares Circulares é um projeto ibérico de sensibilização para o impacto do lixo marinho nos ecossistemas, dinamizado pela Liga para a Proteção da Natureza em parceria com as autoridades locais.
Estamos habituados a observar o rio Sado do terminal do Porto de Setúbal, onde chegam os nossos carros de comboio antes do transporte marítimo. Em 2021, saíram da fábrica 317 comboios (simples e duplos) com veículos para o Porto de Setúbal, que permitiram a redução de 190t de CO2 em comparação ao transporte por camião. No total, 76% dos nossos veículos produzidos foram transportados em 196 navios.
No sentido de proteger a saúde humana e animal, bem como o equilíbrio dos ecossistemas, comemorou-se no dia 16 de setembro, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. A camada de ozono é a barreira necessária que impede os raios ultravioleta de atingirem a Terra, regulando as alterações climáticas. A sua preservação é essencial para a proteção da vida na Terra.
Nos dias 22 e 28 de setembro, um grupo de 77 participantes deslocou-se até ao parque de merendas da Mitrena e até ao cais da Navigator, em Setúbal, para recolher resíduos e descobrir mais sobre a importância do sapal e da praia no ecossistema da zona de Setúbal. No total, foram recolhidos mais de 930 kg de resíduos.
No final da manhã, o sentimento de realização foi unânime. Para além de referirem a importância deste tipo de iniciativas, falaram também sobre as suas preocupações ambientais e as suas ações diárias para se tornarem mais ecológicos. A propósito do Dia Mundial do Animal, celebrado no dia 4 de outubro, escolheram também um animal para proteger, sendo o golfinho o mais votado.
Assiste ao vídeo

No dia 10 e 12 de outubro, foi a vez de 130 colaboradores da logística dirigiram-se para a zona do estuário do Sado com o objetivo de eliminação de espécies invasoras.
Alexandra Mendes é secretária da área de logística e participou nas 3 ações de voluntariado que existiram até agora. O seu interesse pela temática ambiental e a sua preocupação com o futuro do planeta foram as razões pela qual decidiu voluntariar-se para as iniciativas.
“Acho muito importante a empresa dinamizar estas ações, porque é uma forma de reunir um grande número de pessoas para contribuir para um bem maior e para garantir um futuro melhor. Para mim, as estas ações foram muito gratificantes”, conta Alexandra.
Alexandra deixa ainda um conjunto de ações que pratica no seu dia a dia e que todos podem seguir para se tornarem mais ecológicos. São elas reciclar, reduzir o consumo de carne, reduzir o uso de papel e fazer um uso consciente dos recursos.
Mas as ações não acabam por aqui. Aliás, isto é só o início de uma jornada de proteção ambiental, onde contamos com a presença de todos!
A consciência ambiental passa também em grande parte pela educação e é essencial começar a implementar hábitos sustentáveis desde cedo. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã e, por isso, devemos ouvir o que têm a dizer, porque, muitas vezes, elas também sabem dar o exemplo. Os nossos meninos do Kids Roc são a prova disso mesmo!

Social Media