


Proteger e promover a saúde de todos
No dia 7 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde. Assinala-se esta data para trazer a saúde para a agenda do dia. Mas para a equipa do Departamento Médico a saúde de cada colaborador é a prioridade todos os dias do ano.
No dia 7 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde. Assinala-se esta data para trazer a saúde para a agenda do dia. Mas para a equipa do Departamento Médico a saúde de cada colaborador é a prioridade todos os dias do ano.
-
Proteger e promover a saúde de todos
Na Volkswagen Autoeuropa, a saúde ocupacional é valorizada e priorizada todo o ano através de várias ações.
O Departamento Médico (DM) conta com uma ampla equipa de profissionais e serviços, que reflete o investimento para o garante do bem-estar dos nossos colaboradores em contexto laboral.
Com o trabalho de todos os profissionais de saúde envolvidos nas atividades do DM foi possível obter um balanço positivo em 2023.
Resultados da atividade de 2023
Medicina do trabalho
50 exames de admissão
2.400 exames periódicos
2.200 exames ocasionais
Mais de 2.500 eletrocardiogramas, rastreios auditivos e visuais
Mais de 3.000 análises de sangue

Medicina Curativa
3.600 consultas presenciais
800 consultas não presenciais
75 consultas diferenciadas
Enfermagem
3.480 atos de enfermagem
2.300 prestação de cuidados de enfermagem a doença
285 assistências em acidentes de trabalho

Fisioterapia
190 ações de grupo
2.790 ações individuais
Woman@Work (a partir de março)
35 rastreios de HPV
10 rastreios da mama
30 participantes nos grupos de fisioterapia para mulheres
5 mulheres utilizaram a sala de apoio à amamentação

Campanha de doação de sangue e medula óssea
2 campanhas (julho e dezembro)
150 inscrições
70 dadores voluntários
30 dadores pela 1ª vez
35 unidades de sangue colhidas
15 análises de rastreio

Rastreio do cancro da próstata (Novembro)
160 inscrições
35 rastreios realizados
Departamento Médico fora de portas (Pilates Clínico na UNCC)
25 participantes em espaço criado para o efeito

Vacinação anti-gripe 2023 (Outubro/ Novembro)
600 inscrições
565 vacina anti-gripe

Desfibrilhação automática externa (DAE) (Maio/Junho)
- 90 formações a operacionais de DAE voluntários
Quais as principais áreas de atuação do DM?
O DM reúne em si múltiplas valências que interatuam, sendo os seus principais pilares os Serviços de Medicina e Enfermagem do Trabalho, de Medicina Curativa e Enfermagem, o núcleo de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e o Serviço de Reabilitação. Um serviço de qualidade pauta-se, sempre, pela atuação multidisciplinar.
Quais as atividades do DM que vão além dos requisitos legais?
No enquadramento legislativo português é obrigatória a existência de um serviço de Medicina do Trabalho que contemple médicos e enfermeiros do trabalho, sendo que todos os outros que constituem o nosso Serviço de Saúde Ocupacional não são legalmente exigidos.
Qual é que considera ser a maior missão do seu departamento?
Proteger e promover a saúde de todos os colaboradores, o património mais importante da empresa.
E qual considera ser o maior desafio?
Garantir a universalidade e equidade de acesso, garantido sempre a prestação de cuidados de excelência e de acordo com a prioridade clínica.
Quais são as ações que estão a ser tomadas para o ultrapassar?
A consolidação da equipa e a revisão e digitalização de procedimentos, no sentido de garantir a facilidade de acesso, e a maior eficiência e eficácia, tanto no funcionamento do DM, como no impacto sobre a atividade da fábrica.
Como é a colaboração com outras equipas na empresa para promover um ambiente de trabalho saudável?
Quebrando barreiras e estabelecendo pontes. A saúde não é um tema exclusivo dos profissionais de saúde, sendo indispensável a cooperação de todos os intervenientes. O Departamento Médico, a Segurança e Higiene Industrial e Ergonomia, dão o seu contributo técnico para a eliminação e ou mitigação dos riscos. Por outro lado, a Empresa proporciona o suporte necessário a esta atividade e trabalhadores (e suas comissões representantes) no cumprimento diário do seu papel enquanto maiores interessados na promoção da sua saúde e segurança em contexto laboral.
Como é que são avaliados os riscos ocupacionais associados a diferentes ambientes de trabalho?
Múltiplas equipas técnicas colaboram sinergicamente na caracterização da exigência das tarefas laborais. A este conhecimento soma-se a identificação das características individuais de saúde pelo médico. É a partir desta análise que se define a compatibilidade deste binómio singular trabalhador-trabalho.
Qual a relação entre a segurança e saúde no trabalho?
Numa visão extrema, podem ser vistas com duas faces indivisíveis da mesma moeda, na medida em que visam o mesmo resultado: garantir a proteção do trabalhador! Um problema de segurança poderá gerar uma consequência nefasta para a saúde, tal como uma alteração no estado de saúde poderá pôr em risco a segurança do próprio e/ou de terceiros.
Como avalia os resultados dos programas em 2023?
É com enorme satisfação que se faz esta retrospetiva. Foi possível implementar, com o apoio de todos, programas inéditos, reforçar boas práticas e alcançar um número crescente de colaboradores. Tivemos altos níveis de aceitação e procura com críticas globalmente muito positivas.
E perspetivas para 2024?
Continuar, de forma consistente e progressiva, a apostar nas ações de promoção da saúde, de responsabilidade social e de aumento da literacia em saúde.
Foram introduzidas mudanças no serviço de fisioterapia. Como se traduzem em melhorias para a experiência dos colaboradores?
Com esta restruturação seremos capazes de intervir no diagnóstico precoce, na monitorização da evolução clínica e eficácia terapêutica e na identificação das necessidades de referenciação para o ambulatório. Paralelamente atuaremos nas áreas da promoção e prevenção, desenvolvendo projetos específicos de proteção da saúde com base quer nas queixas mais frequentes, quer nas condições de trabalho particulares de cada grupo profissional (incluindo diretos e indiretos).
Social Media