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Produce.Together

Estabilidade no processo de encomendas

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Rui Baptista, mentor do campo de ação

  1. Estabilidade no processo de encomendas

Este é um dos oito campos de ação do programa Produce. Together cujo objetivo é criar programas de produção estáveis através de um modelo de colaboração entre as vendas, compras, logística e produção da marca e da gestão dos estrangulamentos na cadeia logística.

Nuno Rita e Alexandra Mendes líderes de projecto estabilidade no processo de encomendas

Da esq.ª para a dt.ª: Carlos Tiago, Andreia Nunes, Paula Viegas, Ana Baptista e Sandro Mondim

 

 

Aviso prévio de veículos em atraso

Todas as encomendas que entram no fluxo de produção têm alguns critérios que têm de ser cumpridos. Um dos quais é sair da fábrica na altura previamente estabelecida. Como exemplo, uma encomenda que chega à fabrica para ser produzida na semana “X”, tem de sair da fábrica até ao final dessa semana. Caso não aconteça, teremos um cliente insatisfeito por receber o seu carro depois da data prevista.

Durante o fluxo de produção existem alguns fatores que podem levar ao atraso de alguns veículos, como inspeções mais demoradas ou até mesmo algumas reparações. Quando isto acontece, existe todo um processo manual de alerta para as áreas envolvidas, informando que uma determinada encomenda se encontra atrasada, por forma a que as áreas possam reagir atempadamente. Com o intuito de melhorar este processo manual, foi desenvolvido um automatismo no FISeQS (sistema de controlo de qualidade), que dá origem a um SMS, informando todos os envolvidos de que uma determinada encomenda se encontra atrasada. Desta forma, todas as ações necessárias são colocadas em prática mitigando o tempo de atraso.

Gestão online de veículos WLTP

Sempre que um novo nível de emissões de gases de uma determinada motorização é liberto, é criada uma nova homologação. A este procedimento foi atribuído o nome WLTP. No inicio deste processo, e para uma gestão do fluxo de produção destas encomendas, foi criado um ficheiro de Excel, o qual era gerido de forma manual, que potenciava falhas e informações incorretas. Sendo este um processo falível, desenvolveu-se um outro mais robusto, pois foram eliminados os imputes manuais. Adicionalmente, deu-se um passo para uma maior transparência de informação. Tudo isto foi alcançado com a criação de uma ferramenta de visualização online, a qual reflete a informação retirada do sistema de produção (FIS). Esta visualização encontra-se disponível durante todo o processo de WLTP, podendo ser consultada por todos os envolvidos a qualquer momento. A informação detalhada que podemos obter, tal como as varias motorizações, os mercados, o volume de carros produzidos e os locais onde cada carro se encontra parqueado, possibilita uma melhor gestão, assim como as necessárias tomadas de decisão de todo este processo.

 

 

Ajuste na antecipação de encomendas do MPV

A nossa fábrica sempre se caracterizou por receber o pacote semanal de ordens, para os nossos modelos, com 4 semanas de antecedência. Nos últimos tempos, assistimos a uma queda da procura do MPV, que se acentuou desde o inicio deste ano. Como resultado, baixámos a quantidade de ordens do nosso pacote semanal de encomendas. À data de hoje recebemos cerca de 230 ordens semanais, divididas entre Sharan e Alhambra. Com o suporte da equipa do Controlo de Produção, foi feita uma reavaliação do tempo de atravessamento de um MPV desde a entrada nas Carroçarias até ao ZP8, assim como a quantidade de carros necessários ao longo do sistema produtivo. Em conjunto com o Supply Chain, foi reavaliada a gestão dos prazos/leadtimes que devem ser assegurados com os fornecedores, por forma a manter uma cadeia de abastecimento adequada. Assim chegámos à conclusão para a necessidade de incrementar em mais 2 semanas o envio do pacote semanal de ordens, passando para um recebimento com 6 semanas de antecedência (o nosso T-Roc mantém-se com as 4 semanas).

Previsão de produção diária por características específicas (motores, transmissões, mercados)

Num cenário de falha de abastecimento de peças uma paragem de produção forçada é altamente provável.

Os carros afetados não podem avançar na produção (ficam a aguardar as peças) e afetam o fluxo de produção, causam uma disrupção na sequencia de produção que impede visualização dos carros que seriam produzidos, no inicio da linha de montagem, nos turnos e dias seguintes.

A equipa de cadeia de abastecimento e transportes e de planeamento de programa, criou uma ferramenta de sequenciação de ordens que considerando as condições “de espera” dos carros, consegue prever no sistema os carros que serão produzidos, permitindo um planeamento mais adequado perante alguma divergência do padrão de abastecimento.

Identificou-se um conjunto de peças críticas que podem causar a paragem de produção e existe agora uma ferramenta informática que permite que preveja antecipadamente que peças críticas vão ser afetadas e quando há outras que bloqueiam os carros antes de entrar nas Carroçarias.

 

 

Maior rigor no DISPO

 “Dispo Accomplishment” é o diferencial do que foi planeado para a construção no Body e o que realmente foi produzido 8 dias depois no Body.

Para reforçar a robustez da cadeia de abastecimento, foi desenvolvida uma aplicação que permite a verificação diária do cumprimento do Dispo.

Os resultados desta análise permitem antecipar a estabilidade na cadeia de abastecimento.

Caso seja detectada, alguma falha de abastecimento de material, greves ou catástrofes naturais, todas as acções possíveis são identificadas e operacionalizadas.