Objetivos ambientais e de energia
Resultados 2024
Mais do que um objetivo, continuar a lutar por um futuro mais sustentável é uma promessa que fazemos. Por isso, a nossa fábrica definiu objetivos concretos ambientais e de energia para o ano de 2024 e fazemos o balanço do que alcançámos o ano passado.
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Resultados dos objetivos ambientais de fábrica 2024
Os objetivos de melhoria do desempenho ambiental e energético dividem-se em cinco indicadores-chave: energia, água, resíduos, CO2 e COV (compostos orgânicos voláteis), que não só contribuem para uma poupança económica e de recursos como também para reduzir a pegada ecológica.
A nível de objetivos estratégicos gerais, demos continuidade ao programa Zero Impact Production, reduzindo o UEP (indicador de ambiente e sustentabilidade) em 65% por veículo até 2025 em comparação com 2010, e à sensibilização dos nossos colaboradores para os aspetos ambientais e energéticos das áreas e da fábrica.
Resultados
2024
2024
Direção de fábrica
- Comunicação com as partes interessadas sobre conteúdos relacionados com gestão e conformidade ambiental, energética e proteção de biodiversidade; com o programa zero impact production e programas para colaboradores relacionados com voluntariado e educação para a proteção ambiental e da biodiversidade dentro da empresa e na comunidade: Atingido
- Dar continuidade aos programas para colaboradores relacionados com voluntariado e educação para a proteção ambiental e da biodiversidade dentro da empresa e na comunidade: Atingido
EI&SP
- Dar continuidade à sensibilização em massa dos colaboradores para os aspetos ambientais e energéticos das áreas e da fábrica: Atingido
UNCC
Redução de 4% do consumo de água potável comparando com o ano de 2023: Superado (12% de redução)
Redução de 4% do consumo de ar comprimido comparando com o ano de 2023: Não atingido (1% de redução)
Prensas
Redução da utilização de chapa em 0,12 kg/veículo em peças estampadas na Volkswagen Autoeuropa, relativamente a 2023: Implementação adiada para 2025
Eliminar utilização de plástico em 19.285kg no acondicionamento de peças estampadas na Volkswagen Autoeuropa, relativamente a 2023: Atingido
Carroçarias
Reduzir o consumo de Energia em 0,5% por carro comparado com o consumo de 2023: Superado (7,4% de redução)
Pintura
Estudar a possibilidade de reduzir a temperatura dos incineradores da pintura tendo em vista o novo título único ambiental: Atingido
Redução da temperatura do forno da cera com a introdução de novo material: Atingido
Redução do consumo da unidade de ventilação do primário (ARP3) rebalanceando o volume de ar na cabine: Atingido
Estudar a possibilidade de reduzir o consumo de água desmineralizada nos ARPs 1,2 7 e 8 desligando a humidificação no período de inverno (de novembro a fevereiro): Atingido
Montagem
Água potável - 0,0300 m3/colaborador: Atingido (0,0184 m3/colaborador)
Água industrial - 0,0624 m3/carro: Atingido (0,0614 m3/colaborador)
Qualidade
Reduzir 41 ton das emissões de CO2 pelo algoritmo de distribuição do Road Test pelos tipos: Normal (49%), Curto (49%) e só Underbody check (2%) - designado: Road Test Predictor: Superado
GPP
Redução de 3% no consumo de água de rega em 2024, comparativamente com 2023: Superado (27 de redução)
Redução de 2% no consumo de energia em 2024, comparando com 2023, relativamente aos sistemas de ar condicionado que servem as áreas do Measuring, UPAs, Cabine do sopt repair, Escritórios da Área de Prensas, Pilot Plant, Audit, Escritórios da Montagem, Escritórios do edificio 6, Escritórios do Test Drive, através da instalação de sistemas de climatização energeticamente mais eficientes: Não atingido (0,24% de redução)
GPP e áreas de produção
Energia (MWh/carro) | Eletricidade (MWh/carro) | Gás natural (MWh/carro) | Água (m3/carro) | Resíduos (Kg/carro) | CO2 (Kg/carro) | VOC (Kg/carro) | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Prensas | 0,0943 | 0,0894 | 0,0049 | - | - | - | - |
Carroçarias | 0,1378 | 0,1264 | 0,0113 | 0,0239 | - | - | - |
Pintura | 0,5362 | 0,1893 | 0,3470 | 0,4130 | - | - | - |
Montagem | 0,0837 | 0,0722 | 0,0115 | 0,0614 | - | - | - |
GPP | 0,0617 | 0,044 | 0,0177 | 0,6776 | - | - | - |
Total | 0,9137 | 0,5213 | 0,3924 | 1,4859 | 3,4272 | 71,1500 | 1,5696 |
Energia (MWh/carro)
0,0943
Eletricidade (MWh/carro)
0,0894
Gás natural (MWh/carro)
0,0049
Água (m3/carro)
-
Resíduos (Kg/carro)
-
CO2 (Kg/carro)
-
VOC (Kg/carro)
-
Energia (MWh/carro)
0,1378
Eletricidade (MWh/carro)
0,1264
Gás natural (MWh/carro)
0,0113
Água (m3/carro)
0,0239
Resíduos (Kg/carro)
-
CO2 (Kg/carro)
-
VOC (Kg/carro)
-
Energia (MWh/carro)
0,5362
Eletricidade (MWh/carro)
0,1893
Gás natural (MWh/carro)
0,3470
Água (m3/carro)
0,4130
Resíduos (Kg/carro)
-
CO2 (Kg/carro)
-
VOC (Kg/carro)
-
Energia (MWh/carro)
0,0837
Eletricidade (MWh/carro)
0,0722
Gás natural (MWh/carro)
0,0115
Água (m3/carro)
0,0614
Resíduos (Kg/carro)
-
CO2 (Kg/carro)
-
VOC (Kg/carro)
-
Energia (MWh/carro)
0,0617
Eletricidade (MWh/carro)
0,044
Gás natural (MWh/carro)
0,0177
Água (m3/carro)
0,6776
Resíduos (Kg/carro)
-
CO2 (Kg/carro)
-
VOC (Kg/carro)
-
Energia (MWh/carro)
0,9137
Eletricidade (MWh/carro)
0,5213
Gás natural (MWh/carro)
0,3924
Água (m3/carro)
1,4859
Resíduos (Kg/carro)
3,4272
CO2 (Kg/carro)
71,1500
VOC (Kg/carro)
1,5696
Logística
Redução de plástico através de otimizações de proteções de peças ("parts protection") no interior das embalagens em 2 t/ano: Superado (redução de 3,03 t/ano)
Redução de cartão através de otimizações de proteções de peças ("parts protection") no interior das embalagens em 2 t/ano: Superado (redução de 2,13 t/ano)
RH&O
Eliminação de uso de saqueta de papel de embalamento de talheres no processo das cantinas: Atingido
Redução de consumos de papel nos processo de acidentes de trabalho, registo de ocorrências da equipa de segurança industrial: Processo potencial para abordagem de digitalização em 2025
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