A carregar

Uma visão do futuro da produção

Uma visão do futuro da produção

Texto adaptado Volkswagen AG

15 setembro, 2021

A transformação digital está em curso em Palmela. Ainda existem inúmeros processos de produção com intervenção manual. O Grupo Volkswagen tem vindo a desenvolver várias automações de processos, utilizando a plataforma digital de produção (DPP) com casos de aplicação nas suas fábricas. A Volkswagen Autoeuropa foi pioneira no Grupo com o Road Test Predictor, utilizando big data para prever processos produtivos.

4 min. leitura

Texto adaptado Volkswagen AG

15 setembro, 2021

A transformação digital está em curso em Palmela. Ainda existem inúmeros processos de produção com intervenção manual. O Grupo Volkswagen tem vindo a desenvolver várias automações de processos, utilizando a plataforma digital de produção (DPP) com casos de aplicação nas suas fábricas. A Volkswagen Autoeuropa foi pioneira no Grupo com o Road Test Predictor, utilizando big data para prever processos produtivos.

  1. Uma visão do futuro da produção

A aplicação Road Test Predictor é uma ferramenta para os inspetores de qualidade. Apoia-os na tomada de decisões sobre quais os veículos que devem ser testados e os que podem passar o processo de teste de estrada no final da montagem.

O desafio
O (des)conhecimento dos dados de produção vs. testes de estrada obrigatórios

A segurança rodoviária é uma das prioridades da Volkswagen. Um carro passa por vários testes após o final da produção, incluindo testes de água ou estrada, que o expõem à respetiva situação em condições adversas durante vários minutos. Durante os testes, especialistas em qualidade estão a verificar possíveis falhas.

Para garantir que as condições são o mais próximas possível da realidade e para garantir a precisão dos resultados, as instalações de ensaio foram adaptadas com cada vez mais equipamentos para simular os testes dinâmicos e gerar dados sobre os veículos. Outros dados são necessários e armazenados por razões de conformidade – o que não significa necessariamente que fluam para a avaliação.

Graças à otimização das instalações e à transparência nos processos de produção, os resultados dos testes são cada vez mais fiáveis e menos automóveis precisam de ser revistos após, por exemplo, o teste de estrada. No entanto, todos os carros ainda estão testados.

Solução
Mais conhecimento dos dados de produção e previsões precisas sobre o teste de estrada

Uma equipa interdisciplinar da Volkswagen Autoeuropa, do membro fundador da Amazon Web Services (AWS), e do parceiro comunitário da Industrial Cloud, a Amorph Systems, aproveitou as condições ideais para recolher, utilizar e avaliar os dados do teste de estrada na linha de montagem em Palmela. O resultado é uma ferramenta que analisa os dados de produção gerados e devolve o resultado provável do teste dinâmico – a aplicação Road Test Predictor. Com a plataforma de especialização e integração SMARTUNIFIER da Amorph Systems, o equipamento de produção da fábrica está a ser ligado à cloud. O sistema da aplicação Road Test Predictor baseia-se numa arquitetura AWS magra, permitindo o fluxo de dados de cada veículo desde o piso da loja até ao algoritmo de previsão.

O algoritmo da aplicação utiliza informação de três bases de dados diferentes e, assim, inclui mais 10.000 atributos por veículo, por exemplo o tempo passado na pintura ou um único binário de um fecho no eixo dianteiro, nos seus cálculos. A previsão vem da cloud de volta ao chão de fábrica em dois a três segundos por operação. Quando o respetivo carro chega à estação de testes dinâmicos, a previsão está disponível e visível na aplicação. A precisão da previsão já estava acima dos 97% no início de 2021, com uma maior fiabilidade dos resultados devido a mais dados que serão incluídos nos cálculos. No futuro, o resultado será visualizado num semáforo, que fornece aos peritos de qualidade montagem uma indicação precisa de se um veículo deve ou não passar no teste de estrada. Com base nisto, o perito pode então decidir e, em muitos casos, saltar o teste de estrada e encaminhar o veículo para a estação seguinte. Em suma, o Road Test Predictor é uma aplicação que é fácil e intuitivamente de usar e fornece previsões precisas sobre o veículo produzido.

Principais benefícios
Usar os recursos existentes

As instalações de produção estão bem equipadas e fazem medições precisas, que só precisam ser consolidadas e analisadas pelo Road Test Predictor. Nenhum hardware adicional é necessário para implementar o caso de uso noutras fábricas da Volkswagen e bancos de dados existentes podem ser adicionados ao aplicativo com o resultado do aumento do número de atributos por carro, permitindo uma precisão ainda maior das previsões.

Por isso o Road Test Predictor é aplicável noutras fábricas de fabricantes automóveis. Além disso, o algoritmo por trás do aplicativo é genérico, de modo que o teste de estrada é apenas o começo - outras estações de teste em produção, como os testes de água, já estão no foco das ambiciosas equipes de desenvolvimento. Os benefícios potenciais são redução de custos, otimização de processos, neutralidade de carbono - processos muito mais enxutos são os primeiros grandes passos no uso de big data para análise preditiva aplicada aos processos de fabricação de carros.