


#Project1Hour
A gestão de resíduos
Na Volkswagen Autoeuropa assinalamos o #Project1Hour com várias iniciativas. Uma delas foi a visita à fábrica com foco nas áreas de gestão de resíduos e na sustentabilidade da logística na sua cadeia de abastecimento.
Na Volkswagen Autoeuropa assinalamos o #Project1Hour com várias iniciativas. Uma delas foi a visita à fábrica com foco nas áreas de gestão de resíduos e na sustentabilidade da logística na sua cadeia de abastecimento.
-
#Project1Hour | gestão de resíduos
A visita
Entre 22 de abril e 2 de maio, realizaram-se 12 visitas à fábrica com foco nas áreas de gestão de resíduos perigosos e não-perigosos, na estação de tratamento de águas residuais industriais (ETARi) e em algumas operações da logística interna na montagem que reduziram a produção de resíduos.
Os grupos de visita incluíram os diretores das áreas de negócios e colaboradores de todas as áreas.
Clica Play na imagem em baixo para asssistir ao vídeo

Logística cada vez mais sustentável
Otimização de embalagens
Otimização de embalagens
Garantir a integridade e qualidade total das peças nas suas embalagens de transporte e ainda assim reduzir o impacto ambiental dos materiais de embalamento tem sido uma das missões da equipa de planeamento logístico da montagem e da qualidade de peças compradas.
As ações realizadas desde 2020 permitiram reduzir até agora a utilização de
0,53t de espuma

45,59t de cartão

13,20t de plástico

O E-paper
O projeto respondeu à necessidade de eliminar a impressão e manuseamento de listas de material sequenciado nos «supermercados» de abastecimento à linha de produção na montagem.
Anteriormente, todas as listas eram impressas em papel e manuseadas por operadores, levando a um consumo de papel muito elevado e uma ocupação do tempo de trabalho com um processo sem valor acrescentado para a construção dos veículos. As listas eram necessárias para o acompanhamento do material de produção à linha de montagem e assegurar a rastreabilidade e sequencialidade da entrega do material.
Agora, com o e-paper, nesta operação logística nos «supermercados», as peças são recolhidas, sequenciadas e rastreadas corretamente com recurso a tablet PCs e scanners sem fios de dedo (ring scanner) para garantir que o material é posicionado na mesma sequência dos carros que chegam à linha de montagem.
Atualmente já existem 71 famílias de aplicação desta tecnologia na montagem, em 66 racks, 4 caixas e 1 tabuleiro.
Em 2021, a expansão da aplicação do E-paper teve benefícios no tempo de processo e permitiu ainda reduzir mais de 2 milhões de ordens de impressão e poupar mais de um milhão e 700 mil folhas A4 impressas.
-
0:00
-
-


Sobre a gestão de resíduos
Na Volkswagen Autoeuropa são produzidos vários tipos de resíduos resultantes da sua atividade industrial, que se dividem em perigosos e não perigosos. Estes resíduos são agrupados pela sua natureza. Uma vez agrupados são armazenados, preparados e expedidos para destinos finais licenciados, sendo sempre dada preferência a destinos que permitam a valorização dos resíduos.
A nossa empresa tem em vigor um contrato de prestação de serviços com um operador devidamente licenciado, que assegura todo o fluxo de resíduos desde recolha, acondicionamento, rotulagem, expedição bem como o cumprimento legal em termos de documentação envolvida (guias de acompanhamento de resíduos, requisição de embarque, licenças dos operadores – transportadores e destinos finais).
Existem ainda resíduos hospitalares, que nada têm a ver com a atividade produtiva, originados no departamento médico e geridos por um operador licenciado.
Em 2021 foram tratados na Volkswagen Autoeuropa mais de 60 tipos de resíduos que representam um volume de aproximadamente 71.600 toneladas, 71.000 das quais aproveitadas para valorização, ou seja, reciclagem e o restante para eliminação (nomeadamente envio para aterros).
No topo da lista estão os resíduos metálicos que compreendem cerca de 90% do grupo de resíduos produzidos e tratados durante a nossa operação.
Para ir ao encontro das premissas da sua política ambiental, a Autoeuropa tem vindo a trabalhar no sentido de aumentar o índice de reciclagem dos seus resíduos, ou seja, evitar envio para aterros.
A gestão global de resíduos é um fator muito importante do sistema de gestão ambiental, estando criados procedimentos e instruções de trabalho para que as operações associadas aos resíduos se efetuem de forma sustentável e integrada.
Consulta a política ambiental e de gestão energética aqui.

Social Media