A carregar

#Project1Hour

A gestão de resíduos

Na Volkswagen Autoeuropa assinalamos o #Project1Hour com várias iniciativas. Uma delas foi a visita à fábrica com foco nas áreas de gestão de resíduos e na sustentabilidade da logística na sua cadeia de abastecimento.

Na Volkswagen Autoeuropa assinalamos o #Project1Hour com várias iniciativas. Uma delas foi a visita à fábrica com foco nas áreas de gestão de resíduos e na sustentabilidade da logística na sua cadeia de abastecimento.

  1. #Project1Hour | gestão de resíduos

A visita

Entre 22 de abril e 2 de maio, realizaram-se 12 visitas à fábrica com foco nas áreas de gestão de resíduos perigosos e não-perigosos, na estação de tratamento de águas residuais industriais (ETARi) e em algumas operações da logística interna na montagem que reduziram a produção de resíduos.

Os grupos de visita incluíram os diretores das áreas de negócios e colaboradores de todas as áreas.

Clica Play na imagem em baixo para asssistir ao vídeo

Logística cada vez mais sustentável
Otimização de embalagens

Garantir a integridade e qualidade total das peças nas suas embalagens de transporte e ainda assim reduzir o impacto ambiental dos materiais de embalamento tem sido uma das missões da equipa de planeamento logístico da montagem e da qualidade de peças compradas.
As ações realizadas desde 2020 permitiram reduzir até agora a utilização de

01

0,53t de espuma

02

45,59t de cartão

03

13,20t de plástico

O E-paper

O projeto respondeu à necessidade de eliminar a impressão e manuseamento de listas de material sequenciado nos «supermercados» de abastecimento à linha de produção na montagem.

Anteriormente, todas as listas eram impressas em papel e manuseadas por operadores, levando a um consumo de papel muito elevado e uma ocupação do tempo de trabalho com um processo sem valor acrescentado para a construção dos veículos. As listas eram necessárias para o acompanhamento do material de produção à linha de montagem e assegurar a rastreabilidade e sequencialidade da entrega do material.

Agora, com o e-paper, nesta operação logística nos «supermercados», as peças são recolhidas, sequenciadas e rastreadas corretamente com recurso a tablet PCs e scanners sem fios de dedo (ring scanner) para garantir que o material é posicionado na mesma sequência dos carros que chegam à linha de montagem.

Atualmente já existem 71 famílias de aplicação desta tecnologia na montagem, em 66 racks, 4 caixas e 1 tabuleiro.

Em 2021, a expansão da aplicação do E-paper teve benefícios no tempo de processo e permitiu ainda reduzir mais de 2 milhões de ordens de impressão e poupar mais de um milhão e 700 mil folhas A4 impressas.