Uma nova era na introdução de novos modelos
Realidade Aumentada na Pilot Plant
-
Realidade Aumentada na Pilot Plant: uma nova era na introdução de novos modelos
A Pilot Plant tem um papel fundamental na introdução de novos modelos. O seu envolvimento começa muito cedo, ainda na fase de desenvolvimento do produto e do design. O objetivo é garantir que as soluções propostas sejam viáveis e que o processo de industrialização aconteça de forma eficiente e sem surpresas.
Ao participar desde o início, a Pilot Plant consegue antecipar desafios antes mesmo da produção em série. A experiência acumulada em outros projetos, combinada com o uso de ferramentas como simulações CAD (Desenho Assistido por Computador), Realidade Virtual e impressão 3D, permite identificar problemas e melhorar processos, mesmo quando ainda não existem peças físicas.
De observação a ferramenta estratégica
A aposta na Realidade Aumentada (RA) nasceu da observação do seu uso em outras fábricas do Grupo Volkswagen, onde o seu potencial ficou evidente. Fácil de usar tanto em salas técnicas como no chão de fábrica, a RA rapidamente se tornou uma ferramenta estratégica para a nossa equipa.
Na prática, a RA complementa a Realidade Virtual, permitindo simulações em que peças e ferramentas teóricas são testadas em ambientes reais. Isto ajuda a verificar acessos e ferramentas, validar sequências de montagem com maior precisão e até avaliar a ergonomia de montagem, tornando os processos mais precisos e mais fáceis de validar.
Com o uso da Realidade Aumentada, reduziu-se o tempo de preparação dos modelos e as peças teóricas podem ser posicionadas de forma mais rápida e precisa em ambiente real. Além disso, é agora possível usar a RA fora das salas dedicadas, diretamente nas áreas de montagem, aproximando a tecnologia do dia a dia da produção.
Um passo importante na digitalização
A introdução do novo modelo irá pôr à prova o potencial da RA. Como as peças físicas só estarão disponíveis numa fase mais tardia, a equipa já está a preparar workshops de planeamento (3P workshops), sessões de formação e validação de peças e processos específicos, como a colocação de parafusos, porcas e cordões de soldadura e adesivos.
Quanto mais cedo a RA for integrada no processo de desenvolvimento de um novo modelo, maior será o seu impacto. Além de ajudar a reduzir erros e custos, acelera o desenvolvimento e melhora a preparação das equipas.
Mas claro que a introdução de uma nova tecnologia traz desafios. É essencial garantir a formação dos colaboradores e criar uma cultura de uso contínuo e facilitar a integração com processos existentes, garantindo fluidez e adesão.
Com a Realidade Aumentada, a Pilot Plant dá um novo impulso à transformação digital da fábrica. Trata-se de um investimento estratégico que não só moderniza os processos de introdução de novos modelos, como prepara a organização para os desafios de um setor automóvel cada vez mais tecnológico e competitivo.
Social Media