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Em tempo real

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Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

O projeto de iniciativa da área da montagem envolveu as áreas da logística, finanças e tecnologias de informação, carroçarias e pintura e tinha como objetivo a melhoria dos processos de inventário, priorização e localização de carros sobre rodas.

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Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

O projeto de iniciativa da área da montagem envolveu as áreas da logística, finanças e tecnologias de informação, carroçarias e pintura e tinha como objetivo a melhoria dos processos de inventário, priorização e localização de carros sobre rodas.

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FAF (fluxo automatizado do finish) é um sistema de visualização automatizada de carros ao longo do processo de montagem que disponibiliza informação sobre a condição e localização dos mesmos. Através da ligação ao FISeQS (software de gestão de qualidade nas fábricas Volkswagen)  é disponibilizada, em tempo real, a informação detalhada para planear fluxos de carros sobre rodas. Com este sistema, a priorização dos veículos é objetiva, com base em dados reais e monitorizada online.  Da mesma forma, este novo sistema, desenvolvido, em exclusivo, por colaboradores da empresa, permite antecipar problemas de qualidade na linha de produção, conduzindo à resolução dos mesmos de forma mais rápida e eficaz.  A introdução do FAF resultou num aumento da produtividade e qualidade, na medida em que «foram otimizados recursos no trabalho diário e os colaboradores gerem atualmente o trabalho com maior eficiência.», explica João Mira, criador, mentor do projeto e chefe de departamento de produção.

O FAF possibilita automatizar a gestão das várias áreas de reparação da montagem e engloba as componentes off-line e in-line. "Através do FAF System Overview conseguimos ter uma visão pormenorizada de cada uma das áreas com múltipla informação, como a ocupação das áreas de reparação e os pontos críticos por resolver em cada um dos veículos. Na componente in-line, verificamos todos os pontos, através de um mapa dinâmico das posições dos carros em linha na montagem final, conseguimos localizar os críticos e, sempre que possível, solucioná-los o mais a montante possível. Assim, conseguimos decidir e definir prioridades de intervenção e uma gestão mais eficiente dos recursos humanos.", explica Frederico Correia, líder de projeto e supervisor do finish na montagem.

Frederico Correia, João Mira, Alberto Gavinhos e Dr. Andreas Tostmann.

Mais gratificante que o desafio, foi sentir que sou parte da equipa!

Cidália Marques
Operadora de produção

 

Jorge Henrique, Cidália Marques e Francisco Sousa.

 

 

O sistema foi implementado em outubro de 2019 e neste momento já está em desenvolvimento a versão FAF 2.0 que irá focar-se na otimização da gestão de falhas em linha e do FRC (first run capability) com recurso a reparações dinâmicas. Está ainda a ser desenvolvida a integração do FAF com a futura carta viageira eletrónica permitindo visualizar registos que sejam feitos em linha, antes destes chegarem às áreas de reparação – afirma Francisco Sousa, especialista de FISeQS.

A implementação do FAF gerou uma poupança, no primeiro ano, superior ao dobro do investimento efetuado no novo sistema informático. «Sendo esta uma ação do campo de produtividade do programa TRANSFORM.TOGETHER já foi reconhecida como uma medida relevante, com potencial para ser replicada noutras fábricas da marca e já recebemos vários contactos nesse sentido.», refere João Mira.

Foi a oportunidade de aplicar o meu conhecimento neste projeto e contribuir para a modernização dos nossos processos.

Jorge Henrique
Team leader da Montagem