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Nos bastidores da linha

Nos bastidores da linha

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

A paragem de verão é tempo de férias para uns e tempo de entrar em cena para outras equipas. Nas últimas quatro semanas, as equipas de planeamento de montagem e pintura implementaram projetos com o objetivo de modernizar equipamentos e processos, introduzir alterações de engenharia, melhorar as condições de trabalho ou concretizar propostas de melhoria resultantes de workshops internos.

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Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luis Viegas

A paragem de verão é tempo de férias para uns e tempo de entrar em cena para outras equipas. Nas últimas quatro semanas, as equipas de planeamento de montagem e pintura implementaram projetos com o objetivo de modernizar equipamentos e processos, introduzir alterações de engenharia, melhorar as condições de trabalho ou concretizar propostas de melhoria resultantes de workshops internos.

  1. Nos bastidores da linha

Nova tecnologia no alinhamento de rodas e faróis

Na linha da montagem foram substituídos os equipamentos de alinhamento por novos com uma tecnologia mais atual. Agora existem quatro estações com nova tecnologia de alinhamento de rodas, faróis e calibração de sistemas de assistência ao condutor. Segundo João Águas, engenheiro de planeamento e projetos, «esta intervenção representou um grande investimento da empresa nos últimos dois anos e eleva o nível de qualidade deste processo da Volkswagen Autoeuropa, posicionando-a entre as melhores da marca.»

Automatização dos apertos no casamento

Ponto de paragem obrigatória em qualquer visita na área da montagem e um dos processos mais emblemáticos da construção do carro, o «nosso» casamento foi alvo de intervenção.

O casamento ocorre na estação onde a carroçaria e o conjunto do motor e transmissão se unem de forma sincronizada e em poucos segundos. Após esta união, dá-se início aos apertos das peças. Existe agora uma nova instalação que permite o aperto em modo automático de ambos os amortecedores traseiros e do bocal do tanque de combustível do lado direito da linha.

Luís Oliveira, engenheiro de planeamento e projetos, explica o processo: «Para permitir a operacionalidade da instalação existem duas unidades de alimentação de parafusos que abastecem automaticamente os dispensadores com os parafusos de aperto. De seguida, as unidades de aperto recolhem os parafusos dos dispensadores e deslocam-se até à carroçaria para o aperto do amortecedor traseiro ou do bocal de combustivel conforme a fase de operação.»

Pintura com maior precisão

Foi concluída a automatização do processo de aplicação de material vedante (sealer) na carroçaria na nave da pintura. A linha tem agora um total de 23 robots de aplicação automática de vedante.

O vedante tem duas finalidades. Por um lado, tem uma função de proteção e isolamento. Por outro lado, tem uma função estética. Os cordões aplicados com a máxima perfeição no rebordo das portas permitem esconder os pontos de soldadura e obter uma superfície mais homogénea.

A modernização deste processo permite maior precisão e eficiência através da simetria de aplicação do vedante em ambos os lados da carroçaria e calibração da quantidade de material aplicado, com impacto financeiro e ambiental. Destaca-se igualmente a melhoria das condições ergonómicas para os colaboradores.