A carregar

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luís Viegas/Volkswagen AG

Nas fábricas do Grupo Volkswagen, as semanas 25 e 48 de cada ano são o período de introdução de programas, ou seja, otimizações aos modelos de veículos já em produção - Life Cycle Management. Ao longo do ano, são realizadas alterações de engenharia que incluem centenas de intervenções de melhorias aos produtos. 

5 min. leitura

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luís Viegas/Volkswagen AG

Nas fábricas do Grupo Volkswagen, as semanas 25 e 48 de cada ano são o período de introdução de programas, ou seja, otimizações aos modelos de veículos já em produção - Life Cycle Management. Ao longo do ano, são realizadas alterações de engenharia que incluem centenas de intervenções de melhorias aos produtos. 

 

Em Palmela, este trabalho é coordenado por duas equipas do departamento de gestão de produto em conjunto com múltiplas equipas de planeamento, fábrica piloto, qualidade, logística, engenharia industrial e produção.

3
3.

A equipa responsável pelas alterações de engenharia da esq.ª para a dt.ª: João Victor, Paulo Soares, Carlos Martins, Maria Prates, Pedro Gonçalves e José Cruz

239 programas

474 peças

205 alterações de engenharia

600 peças

Dados relativos ao primeiro semestre de 2020

Novos programas
Os novos programas são todas as otimizações aos veículos ao longo do seu período em produção, facilmente detetáveis pelo cliente final e implicam uma alteração no catálogo da Volkswagen e no manual de utilizador.

Acima de tudo, refletem a preocupação contínua da Volkswagen em satisfazer os clientes finais, ao manter os seus produtos atualizados e com um elevado nível de qualidade e atratividade.

Os novos programas são previamente projetados pela equipa de engenharia de produto da casa-mãe, na Alemanha, e depois testados intensivamente na  fábrica, nas chamadas fases de pré-série.

Alterações de engenharia

Acontecem durante todo o ano e visam melhorar o carro, em termos técnicos ou de custos. A sua implementação tem de ser rápida e a fábrica é avaliada comparativamente com as demais da marca Volkswagen em relação a este critério.

Em 2019, a Volkswagen Autoeuropa cumpriu o objetivo definido pela casa-mãe de concretizar as alterações de engenharia no prazo máximo de dez semanas, conseguindo uma media de oito semanas no total de mais de 450 alterações implementadas.

No primeiro semestre deste ano já foram concretizadas 205 alterações de engenharia.

Novos programas introduzidos entre as semanas 30 e 39

T-Roc

Na semana 30, foi introduzido o motor 1.4 TSI 110 kW AQ no mercado australiano. Os motores 1.5 TSI 110kW caixa manual e automática e 2.0 TDI 110kW DQ A têm o novo nível de emissões EU6AP, desde as semanas 30 e 39 respetivamente.

Novos mercados
Desde a semana 36, para Hong Kong e Taiwan, está disponível a versão 1,5l 110kW TSI ACT (caixa  automática de 7 velocidades com tração frontal), EU6DG. Para Taiwan, está também disponível a 2,0l 140 kW TFSI (caixa automática de 7 velocidades para versões 4x4), EU6ZD, assim como o MIB2 - Discover Media Navigation System 2.

A África do Sul, a partir da semana 38, passa a ter disponível as motorizações 1.4 TSI 110 kW AQ 8-F e  2.0 TFSI 140kW DQ 7-A.

Mudanças de software

  • ADAS – Advanced Driver Assistance System e Travel Assist

  • Cruise Control adaptativo e preditivo (PACC)

  • Áudio digital

  • Preparação para a chave digital

  • O painel de instrumentos digital passa a ter interface via Ethernet

Outras alterações

A partir da semana 38, para o mercado japonês está disponível o vidro frontal com câmara multifunções, o novo MIB3  o novo OCU , o E-Call.

O MIB3 com TV-Tuner deixa de ser montado na fábrica.

O TV-Tuner, ou seja, o módulo descodificador e recetor de sinal de TV passa a ser montado no mercado destinatário que neste caso é o Japão. Na Europa não podemos rececionar o sinal de TV do Japão dai o módulo ser montado e configurado no destinatário.

O ECall é o sistema para ativação automática de chamada de emergência em caso de acidente grave. O MIB3 é um sistema de rádio, navegação e infotainment de Geração 3. O OCU3 Online-Connectivity-Unit Geração 3, permite efetuar as ligações à VW APP car net, ligação aos serviços de apoio e manutenção da Volkswagen, proteção e segurança do veículo, através das plataformas Android ou Apple.

Nos motores a diesel foi alterado o escudo de proteção de calor para o sistema de direção assistida eletricamente. Foi feita a redução de emissões de CO2 nas versões 4Motion com suspensão traseira multi-link - é um tipo de suspensão independente que se caracteriza pela utilização de três ou mais "braços" que ligam o chassi do veículo ao seu eixo, assim como das dimensões do sistema de escape para os motores 1.0 TSI 85kW e 1.5 TSI 110kW.

MPV

  • Alterações no painel de instrumentos devido a requisitos legais que uniformizaram aspetos ligados aos sistemas de direção assistida, como o seu grafismo nos painéis de instrumentos ou de luz de aviso

  • Alterações no painel de instrumentos devido a requisitos legais que uniformizaram aspetos ligados aos sistemas de direção assistida, como o seu grafismo nos painéis de instrumentos ou de luz de aviso

  • Atualização dos dados nos mapas de navegação

/Setembro 2020