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goTOzero WEEK

Logística a caminho do impacto zero

  1. Logística a caminho do impacto zero

Gigaliner ainda mais sustentável

Desde a sua introdução em setembro de 2019, o gigaliner transporta as peças da MD Plastics: cavas da roda, longarinas, resguardos de portas e embelezadores das cavas da roda. Agora a rota entre a Nazaré e Palmela é ainda mais sustentável. A Volkswagen Autoeuropa continua a promover soluções logísticas cada vez mais alinhadas com a estratégia goTOzero, assim como o parceiro logístico Torrestir que investe na descarbonização do transporte rodoviário. Em maio de 2021, adquiriu um novo camião da Scania movido a GNL (gás natural liquefeito), que em comparação ao diesel representa uma redução de 51t CO2/ ano.

Transporte marítimo reduz 18% de emissões CO2

O transporte de eixos, pisos e longarinas, entre outras peças para o T-Roc entre o fornecedor, em Wolfsburg, e a nossa fábrica era feito por camião com um total de cinco dias de trânsito. Havia recolhas e entregas diárias de cerca de oito camiões por semana.

Em fevereiro foi introduzida uma rota de curta distância de transporte marítimo entre o Porto de Leixões e o Porto de Roterdão, na Holanda. O transporte entre os portos e a fábrica e o fornecedor mantém-se em camião, bem como o número de recolhas e entregas.

Apesar do aumento do tempo de trânsito de mercadoria para nove dias, esta solução representa uma poupança de 18% de emissões de CO2, que corresponde a menos 294t CO2 por ano. Representa ainda uma redução de 16% de custos logísticos.

Logística testa duo trailer dentro das instalações

Numa ação com a KLOG Transport Solution e a área de Logística realizou-se o primeiro teste com um duo trailer em Portugal nas instalações da Volkswagen Autoeuropa. O duo trailer permite duplicar a carga transportada e reduzir em 30% o consumo de combustível e as emissões de gases nocivos para a atmosfera.

O duo trailer é uma solução composta por dois semirreboques “tradicionais” de 13,60 metros, que totaliza 30,70 metros de comprimento e que pode suportar até 70 toneladas de peso bruto.

A utilização do duo trailer não pretende substituir o transporte que já é feito em camião. Trata-se de uma solução que a Logística tem vindo a investigar, porque na fábrica da SEAT em Martorell, Espanha, já existe operação com duo trailers há mais de um ano. «Entretanto um dos nossos transportadores, a KLOG, uma empresa nacional, lançou-nos o desafio de fazer um teste nas nossas instalações.», explica Ana Martins, especialista de planeamento de transportes. «O objetivo era evidenciar as capacidades técnicas e de segurança desta solução, assim como a fluidez de circulação e adaptação do duo trailer em meio industrial.»

O conjunto dos dois semirreboques da KLOG foram engatados dentro da Volkswagen Autoeuropa. Com o duo trailer completo, realizou-se o mesmo trajeto que os camiões fazem para descarregarem as peças na fábrica. Esta ação foi acompanhada pela KLOG, pela equipa de logística e de segurança industrial. Em todos os percursos o duo trailer revelou-se uma solução de fácil operação, e dentro do LOZ, mesmo requerendo algum cuidado especial nas manobras, verificou-se ser possível a sua descarga.

O duo trailer está projetado para circular nas vias rápidas e ao conseguir transportar o equivalente a dois camiões, permite reduzir efetivamente o número de camiões na estrada, com impacto na redução do consumo de combustível e de emissões de CO2. Este teste pode ser uma importante alavanca para a futura legalização da circulação deste equipamento em Portugal.

Sabias que...

iniciámos em setembro de 2019, o transporte de veículos por comboio até ao Porto de Setúbal. As operações começaram com duas viagens diárias (240 unidades/dia). Em outubro de 2020 duplicaram . Atualmente, já circulam os vagões em duplo piso que permitem a realização de três viagens diárias com o transporte de 650 unidades/dia. Este é um projeto conjunto da Volkswagen Autoeuropa, Volkswagen Konzernlogistik, da Rodocargo e do Porto de Setúbal.