A carregar

Menos 68% de água por carro desde 2010

No dia mundial da água, 22 de março, sensibilizamos para a importância da utilização consciente deste recurso natural na nossa atividade, assim como no nosso quotidiano em casa.  À medida que as alterações climáticas se agravam, os recursos hídricos ficam cada vez mais em risco. Em Portugal, 2022 pode ser um dos anos com maior índice de seca severa ou extrema.

No dia mundial da água, 22 de março, sensibilizamos para a importância da utilização consciente deste recurso natural na nossa atividade, assim como no nosso quotidiano em casa.  À medida que as alterações climáticas se agravam, os recursos hídricos ficam cada vez mais em risco. Em Portugal, 2022 pode ser um dos anos com maior índice de seca severa ou extrema.

  1. Menos 68% de água por carro desde 2010

"A água é um recurso com um papel fundamental na forma como o planeta mitiga e se adapta aos efeitos das mudanças climáticas. Por isso, alinhada com o grupo Volkswagen, a nossa empresa tem uma visão integrada sobre a água, a biosfera e os fluxos ambientais e concebemos sistemas sustentáveis ​​que nos permitem reduzir o impacto da nossa atividade na região"

Margarida Pereira
Diretora da área de gestão de produto e planeamento

 

A Volkswagen Autoeuropa é abastecida pela rede pública do município de Palmela e por cinco furos de captação existentes na empresa, dois dos quais são utilizados para rega de espaços verdes e os restantes para fins industriais. Na fábrica existem duas redes de distribuição independentes. Uma é para uso industrial e da rede de incêndio e a outra é de água potável para consumo humano nas cozinhas, balneários e instalações sanitárias.

Sabias que…
existem na nossa fábrica tampas de saneamento com cores diferentes?

A diferenciação da cor permite a devida segregação dos efluentes em três circuitos distintos: efluente doméstico (tampa castanha), efluente industrial (tampa lilás) e águas pluviais, i.e. água de chuva e rega (tampa azul).

Servindo os parques de estacionamento da Volkswagen Autoeuropa existem ainda três separadores de hidrocarbonetos que impedem a saída deste tipo de contaminante para a rede exterior.

Em 2021, registamos um consumo de 1,28m3 de água por cada veículo produzido, o que corresponde a uma redução de 0,44m3 desde 2018. A tendência decrescente acentuou-se a partir de 2010, ano em que teve início o programa de otimização de recursos ambientais e energéticos da produção da marca Volkswagen, atualmente conhecido como Zero Impact Factory.

Este programa consiste na melhoria do desempenho ambiental e energético das unidades de produção em cinco indicadores-chave: energia, emissões de CO2, COV (compostos orgânicos voláteis), resíduos e água.

Os banhos da pintura

Na pintura, no túnel de pré-tratamento existem 12 etapas para depositar uma camada de fosfato (2 µm). A função do pré-tratamento é remover óleo da carroçaria, promover aderência da camada de tinta futura (cataforese/KTL /E-coat) e a proteção anticorrosiva.

As três primeiras etapas são de desengorduramento, banho alcalino pH10 -11 a uma temperatura de 50°C. As estações 1 e 2 são de aspersão com uma pressão de 1.5 a 2.5 bar (volume 8 m3). A estação 3 é uma etapa de imersão com aspersão na saída. O volume do banho é de 190 m3 durante 3 minutos de mergulho.

Nas fases seguintes é feita a lavagem com água desmineralizada. Na estação 4 é uma lavagem de aspersão (volume 8 m3)  na estação seguinte, a carroçaria é imersa num banho de  60 m3 e é aqui que se dá a entrada de agua fresca num débito de 0.5 m3/ h.

Na estação 6 realiza-se a ativação com sais de titânio e, na estação seguinte a carroçaria passa pelo banho de fosfatação, ou seja, recebe a deposição da camada de fosfato na carroçaria por imersão no banho ácido pH 3,2 de 190 m3 a 49°C e num mergulho de 3 minutos.

As etapas seguintes, nas estações 8 e 9 são de lavagem com água desmineralizada reciclada da estação 11. E começa novamente com um banho de aspersão seguido de um banho de imersão.

Na estação 10 ocorre a passivação com sais de zircónio  para uma melhor proteção anticorrosiva. E nas duas últimas estações volta a ser feita uma lavagem com água desmineralizada reciclada e aqui o primeiro banho é de imersão e na estação 12 é o banho de aspersão, sendo que a entrada de água fresca entra aqui num débito de 1.25 m3/ h.

Após o pré-tratamento, ocorrem a cinco etapas da cataforese (E-Coat ou KTL) para depositar uma camada de tinta de cerca de 20 µm para a proteção anticorrosiva através da corrente elétrica por diferença de potencial.  Na primeira fase, o banho da cataforese é feito em 190 m3 a 29°C durante 3 minutos e é uma mistura de água desmineralizada, pigmentos, resinas e solvente. A seguir fazem-se quatro etapas de lavagem em contracorrente com ultrafiltrado (solvente da tinta e água), duas por imersão e duas por aspersão.