A carregar

Os destaques de 2020

  1. Os destaques de 2020

Desafiámo-nos a acelerar o futuro. Era a nossa VISÃO para 2020. Foi para isso que nos preparamos e celebramos, juntos, como só nós sabemos, o nosso sucesso.

2019 confirmou-se como o ano de maior volume de produção 254.600 veículos

Equipa celebra sucesso na exportação de peças

Dos 38,6 milhões de peças estampadas pela área de prensas em 2019, exportámos 23.946.962 peças para 20 fábricas do Grupo em nove países. Em 2011, a produção foi de 8 milhões de peças.  A exportação de peças estampadas cresceu de 16% do volume total de produção em 2011 para os 66% previstos em 2020, com um total de 27 milhões de peças.

Sustentabilidade do transporte rodoviário para fornecedores distantes

No dia 29 de janeiro de 2020, o departamento de cadeia de abastecimento e transportes da logística promoveu um encontro com onze empresas de serviço de transporte e com a Scania, para dar a conhecer um dos projetos de 2020 na área dos transportes de componentes para produção e encontrar parceiros interessados na sua implementação.

«Temos vindo a dar passos positivos com alternativas de transporte e este ano olhamos novamente para o que de diferente se pode fazer no transporte rodoviário para minimizar o impacto ambiental. Daí a ideia de criar uma rota de transporte para fornecedores distantes com um equipamento movido a gás. Há alguns meses teve início a parceria com a Scania para se compreender o conceito. A Scania é especializada na produção de equipamentos pesados a gás e permitiu compreender as especificidades do mesmo e os benefícios que o gás natural liquefeito (GNL) pode trazer.», explica Ana Martins, especialista de transportes. O desafio foi lançado e agora cada empresa de serviço de transporte poderá avaliar se este projeto se enquadra na estratégia de operações e/ou de investimento.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia Green Logistics /Go to Zero do Grupo, que tem como objetivo a neutralização carbónica até 2050.

 

0:00
0:00
0:00

Dá a mão à tua vida!

Esta campanha de comunicação interna retratou histórias reais que visam a consciencialização dos comportamentos de segurança em todas as dimensões da vida dos colaboradores.

A necessidade do sentimento de segurança ou de proteção é o denominador comum a muitas situações da vida, seja perante uma catástrofe, um acidente, na procura de estabilidade na família, de saúde e até do próprio emprego.
«Dá a mão à tua vida» foi a proposta da nova campanha interna de consciencialização de segurança industrial e saúde. Apresenta histórias de vida de colaboradores, contadas na primeira pessoa e que retratam exatamente a necessidade inata de segurança e proteção.

Vítor Duarte, protagonista da primeira história, é um colega das carroçarias e para além do trabalho, a sua vida é a filha e o boxe. Numa conversa informal que deu origem ao primeiro filme da série «Dá a mão à tua vida», Vítor conta a importância que a segurança e as suas escolhas tem em todas as dimensões da sua vida. A segurança e saúde em primeiro lugar. Por ele e por quem mais ama.

Visita do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital

Recebemos na nossa fábrica a visita do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves. Foi uma excelente oportunidade de partilharmos os nossos resultados e discutirmos os desafios que temos pela frente. E ainda de testarem o T-Roc R na nossa pista!

O nosso valor não se mediu apenas pelo desempenho do produto e da produção. O nosso valor resultou do respeito pela diversidade das nossas pessoas e das singularidades da sua experiência de vida e conhecimento.

Dia Internacional da Mulher 
Para as mulheres das nossas vidas

Celebrámos todas as mulheres que contribuem para o nosso sucesso. As que trabalham connosco e as que fazem parte das nossas vidas.

Num cenário colorido e de grande diversidade, os colaboradores e colaboradoras foram convidados a escolher as flores e um cartão com uma mensagem para as mulheres da sua vida.

E sem aviso, o mundo parou...


Assumimos a nossa RESPONSABILIDADE, fazendo o que estava certo, mesmo quando ainda não se conhecia a real dimensão do impacto que a COVID-19 viria a ter nas nossas vidas.

Mais do que nunca reforçamos a nossa consciência e responsabilidade social. Somos parte de um todo. Para além do pacote com mais de 100 medidas de proteção de saúde e segurança, a decisão de manter a estabilidade financeira com o pagamento do layoff trouxe certamente muita estabilidade às nossas famílias, num período de grande incerteza.

Foi na diversidade de métodos de trabalho, soluções técnicas, opiniões, experiências e situações familiares que encontramos o nosso melhor caminho.

Íntegros
apaixonados 

Com integridade, respeito e paixão pelo que fazemos, contribuímos diariamente para o bom desempenho e manutenção da empregabilidade. 

E continuámos a preparar a fábrica para o futuro...

Quando todos param, nós avançamos. Ganhámos fôlego e regressamos aos 19 turnos após as férias. E nós temos orgulho no resultado do nosso trabalho, do que fazemos e como o fazemos.

Em todos os momentos trabalhamos em conjunto. Somos sempre nós, em vez de eu. Entre áreas, com representantes dos trabalhadores, autoridades de saúde, parceiros de negócio, com o Grupo Volkswagen. Sem hesitar. Sem medo. construímos pontes para atravessar esta situação sem precedentes e conseguimos. Somos uma equipa forte.

Somos hoje a mudança que quisemos ver acontecer. Protegemos o nosso bem mais essencial. A saúde. A par da empregabilidade e bem-estar da nossa comunidade.  

Volkswagen Autoeuropa distinguida com Medalha de Honra do Concelho de Palmela

 

 

Assumimos a responsabilidade pela sociedade e pelo ambiente. Investimos na educação e apoio à família, apoiamos iniciativas de combate ao desperdício alimentar e quem mais precisa. E continuamos a dar cor ao Natal com os presentes aos filhos dos colaboradores e a crianças e jovens da comunidade.

O nosso êxito neste desafio sem precedentes foi fruto da responsabilidade e entrega individual de cada um. Desde o início da pandemia que demos prioridade máxima a proteger a saúde dos nossos colaboradores, parceiros de negócio e comunidade.

E  cumprimos com a nossa palavra. Fizemos o que dizemos, com mais de 100 medidas implementadas. E dizemos o que fazemos com franqueza e Honestidade. Somos exemplo de Confiança.

E queremos continuar

 

Nas palavras de Mark Twain, há dois momentos marcantes na nossa vida: o dia em que nascemos e o dia em descobrimos para quê.

Nascemos a fábrica do Sharan há 29 anos e hoje estamos a um passo de ser a casa do T-Roc.