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Produce.Together

Equipa do futuro

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Dieter Neuhäusser, mentor do campo de ação, diretor de RH&O e membro do Conselho de Gerência

Dieter Neuhäusser, mentor do campo de ação, diretor de RH&O e membro do Conselho de Gerência

  1. Equipa do futuro

O propósito deste campo de ação é transformar a Produção e Logística com uma equipa motivada através de uma nova cultura e do desenvolvimento das competências do futuro.

A transformação técnica é impulsionada por programas de qualificação para novas competências, para os postos de trabalho do futuro e para a plataforma digital de produção (DPP) e ainda, pela transferência de conhecimento sobre a plataforma modular elétrica.

A transformação cultural acontece através de uma maior agilidade da produção, da diversidade, de novos paradigmas de liderança e de uma forte comunicação com os colaboradores.

No centro de transformação estão colaboradores qualificados, motivados e saudáveis. Por isso, é importante promover o envolvimento crescente de todos os colaboradores, p.e. através de uma gestão focada na promoção da saúde e da digitalização dos modelos de aprendizagem e formação.

Green Boost à sustentabilidade ambiental

O Grupo Volkswagen quer transformar-se no líder mundial de mobilidade sustentável e um modelo em termos de gestão ambiental. Por isso, enquanto unidade de produção subscrevemos a política ambiental e energética do Grupo, assim como a nova política de Grupo 17 sobre conformidade na gestão ambiental. A promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental vai muito além do cumprimento de diretrizes e objetivos.

A transformação na proteção ambiental acontece com o compromisso da gestão e o envolvimento das partes interessadas. Em abril, o #Project1Hour convidou todos os colaboradores do Grupo Volkswagen a refletir sobre a urgência da ação climática por parte das empresas e de cada indivíduo. Na Volkswagen Autoeuropa foram apresentadas cerca de 1000 sugestões ideias para a redução da pegada ecológica individual e poupanças ambientais na empresa.

O programa Green Boost surge como uma oportunidade de participação de todos os colaboradores com as suas ideias para melhorias ambientais e energéticas dentro da empresa. Até 31 de julho, podem registar no gti a(s) sua(s) melhor(es) ideia(s) de poupança energética e ambiental e habilitam-se a ganhar prémios.

Participa 

Consulta a política ambiental 
Descobre as 9 premissas da política de Grupo 17 

 

 

 

Saúde no local de trabalho

Em parceria com o Departamento Médico (fisioterapia e outras equipas), a área de Logística iniciou um programa de saúde para os seus colaboradores, resultante das partilhas em reuniões de discussão do Stimmungsbarometer e por sugestão de grande parte da equipa.

Realizaram-se cinco workshops sobre: análise dos participantes; trabalho ao computador; estratégias facilitadoras e preventivas; rotinas de alongamento e outros exercícios. Foram introduzidas novas rotinas diárias de aquecimento e alongamento nos locais de trabalho. Por motivos inerentes à proteção de saúde em contexto de pandemia, o programa já teve início com os colaboradores da área que trabalham no edifício 8 e, em breve, prosseguirá no escritório do LOZ da Montagem. Aproximadamente 50% dos colaboradores que trabalham nos escritórios de logística do edifício participaram voluntariamente nesta primeira fase do projeto.

Como funciona?
Quando um(a) colaborador(a) manifesta vontade em participar, preenche um consentimento informado e realiza uma avaliação na fisioterapia. Caso seja necessário, o fisioterapeuta responsável pela avaliação poderá encaminhar o(a) colaborador(a) para outras valências do DM.

Com essa avaliação verifica-se, por exemplo, a capacidade funcional do(a) colaborador(a), qualidade de vida, estado geral de saúde ou níveis de literacia em saúde. «Estes dados ajudam-nos a ter uma noção real das características e condições de cada participante, permitindo-nos a adequabilidade das diferentes temáticas ou até integrar em intervenções da fisioterapia, no caso, por exemplo, de queixas musculoesqueléticas.», refere Marisa Guerreiro, fisioterapeuta do DM.

Transform 360: padronização de processos nas estações de trabalho

Na Montagem decorreu em 2019 a iniciativa P360, cujo objetivo foi a melhoria das condições de trabalho das estações envolvendo todos os operadores da área. Agora, com o projeto Transform 360, o foco reside no processo da estação. Pretende-se olhar para a forma como o processo está definido e avaliar as oportunidades de melhoria de ajudas para o operador e equipamentos para maior robustez do processo. Ambas as iniciativas partilham o princípio da padronização dos processos nas estações de trabalho.

Como se avaliam os processos?
Começamos por rever a SAB e garantir o seu cumprimento. Avaliamos a necessidade ou melhoria das ajudas aos operadores, como p.e. os displays de informação ou os «pick-to-light». Ambos têm por objetivo indicar as peças a selecionar para cada carro.
Avaliamos ainda o conjunto de galgas (para dar a posição correta de montagem às peças), handtools adaptadas à montagem da peça, ferramentas (incl. extensões, ponteiras, torques aplicados) e outros equipamentos. Estas melhorias traduzem-se em operações mais ergonómicas para os operadores.

Quem participa?
Tal como no P360, a Zona E volta a ser o alvo deste piloto. Os principais processos da Zona E são a montagem do front-end, faróis, insonorizante do piso e carpete, enchimentos, rodas, e revestimento do underbody do carro. No próximo ano, a atividade Transform 360 será estendida às restantes zonas da Montagem.

Esta atividade é partilhada entre os departamentos de Produção e de Processo da Montagem. As quatro equipas (turno A, B, C e D) participam na observação de cada estação em conjunto com o Processo. A análise é feita contra o fluxo da linha. A Zona E tem cinco equipas. O projeto começou pela equipa E5 e irá terminar na E1. Da Produção participam os supervisores e team leaders e do Processo participa um dos seus engenheiros.

Como se implementam as melhorias identificadas?
A Engenharia Industrial e a Pilot Plant são parceiros nesta iniciativa da Montagem. E todas as melhorias introduzidas em cada estação são sempre apresentadas e validadas com os operadores.

«As ideias mais relevantes vão dar origem a gti. Atualmente estão analisadas duas ideias e à medida que as ideias forem sendo implementas iremos gerar os respetivos gti.», refere João Alves, supervisor da Montagem.

Transferência de conhecimento: a próxima geração

Há muitos colaboradores das equipas de manutenção que se aproximam da idade da reforma. A qualificação dos mais jovens assume, por isso, relevância na garantia de conhecimento e experiência na Manutenção após a saída dos séniores. O programa de formação e qualificação de manutenção está a decorrer. Após a fase de inscrições em 2020, que contou com 209 candidaturas, foram selecionados 19 colaboradores das áreas de Prensas, Carroçarias e Montagem.

A ocupação efetiva das vagas existente pelos candidatos no programa irá ocorrer quando um dos atuais técnicos de manutenção se reformar, de acordo com o plano acordado com a empresa. A componente teórica será definida com base no perfil de cada candidato e das necessidades específicas de cada área. A prática é realizada em contexto de trabalho, através do acompanhamento com os atuais técnicos de manutenção das respetivas áreas.

No seguimento deste projeto desenvolvido com a Manutenção, «está planeada para este ano a realizar de workshops com cada uma das áreas para levantamento das funções que requerem uma maior especialização, formação e experiência em contexto de trabalho. Após identificadas as «funções críticas» será analisada a atual estrutura etária das equipas, identificando aquelas que precisam de um programa semelhante.», menciona Susana Lory, especialista de Desenvolvimento.

Futuro mais fácil com bons professores

O Diogo especializou-se em automação robótica e controlo industrial na ATEC. Quando estagiou na Volkswagen Autoeuropa já sonhava com um percurso muito além do estágio.

Integrou a equipa de manutenção da área de Montagem em 2017: «Na altura vi a Volkswagen como uma marca de topo e isso motivou-me a querer fazer parte da empresa. É sem duvida uma empresa com mentalidade campeã, é uma marca reconhecida pela sua qualidade de produto final e de responder com êxito aos objetivos do mercado. Quis tentar agarrar este projeto.», recorda Diogo.

Atualmente frequenta a licenciatura em Engenharia Eletrónica, no Instituto Politécnico de Setúbal e vê este programa como «uma oportunidade de crescimento a nível profissional impossível de recusar. Todos os dias somos desafiados e é isso que me faz evoluir como profissional. Cada dia aqui na fábrica oferece muito conhecimento. As máquinas são sempre as mesmas. Os problemas são sempre diferentes. Trabalhar para a Volkswagen Autoeuropa já por si é uma grande responsabilidade e trabalhar com pressão faz parte do dia a dia de um técnico que faz assistência à linha.»

Sobre o seu percurso de aprendizagem com os colegas da Manutenção da Montagem refere: «A empresa foi fundada em 1991 e maior parte dos meus colegas estão cá desde essa data. Em 30 anos, a tecnologia evoluiu imenso e nós jovens estamos mais à vontade com as tecnologias mais atuais. Porém, a nossa fábrica ainda tem sistemas antigos. E ninguém melhor que os meus colegas os conhecem. Somos a nova geração. Não nos podemos esquecer de onde vimos e para onde vamos. Com bons professores, o futuro será mais fácil. Somos uma equipa e temos muito que aprender em conjunto.»

 

 

 

Plataforma de gestão de aprendizagem digital

Uma das mudanças mais impactantes no contexto da pandemia de COVID-19 foi o acelerar da digitalização dos modelos de trabalho e de aprendizagem. Com a introdução do teletrabalho e as limitações impostas em eventos presenciais, a equipa de Formação de RH&O investiu na digitalização da gestão da formação com a criação de uma nova plataforma de e-learning.

A nova plataforma inclui conteúdos formativos e possibilita monitorizar p.e. os registos de formação. Em 2021, as formações sobre o Código de Conduta e sobre o Sistema de Gestão Ambiental e Energia já decorreram em formato de e-learning.

Todos os colaboradores vão poder aceder a esta plataforma: «Atualmente através de um link para a formação e posterior acesso pelo racer (dzp). No futuro, na página inicial da plataforma será possível aceder ao perfil pessoal de formação, quais as formações que possam ser frequentadas e comunicar com o seu coordenador de formação. E já estamos a trabalhar na adaptação para e-learning de formações generalistas ou sobre requisitos de Grupo ou legais.», explica Patrícia Oliveira, especialista de Formação.