


Produce.Together
Equipa do futuro
Dieter Neuhäusser, mentor do campo de ação, diretor de RH&O e membro do Conselho de Gerência
Dieter Neuhäusser, mentor do campo de ação, diretor de RH&O e membro do Conselho de Gerência
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Equipa do futuro
O propósito deste campo de ação é transformar a Produção e Logística com uma equipa motivada através de uma nova cultura e do desenvolvimento das competências do futuro.
A transformação técnica é impulsionada por programas de qualificação para novas competências, para os postos de trabalho do futuro e para a plataforma digital de produção (DPP) e ainda, pela transferência de conhecimento sobre a plataforma modular elétrica.
A transformação cultural acontece através de uma maior agilidade da produção, da diversidade, de novos paradigmas de liderança e de uma forte comunicação com os colaboradores.
No centro de transformação estão colaboradores qualificados, motivados e saudáveis. Por isso, é importante promover o envolvimento crescente de todos os colaboradores, p.e. através de uma gestão focada na promoção da saúde e da digitalização dos modelos de aprendizagem e formação.
Green Boost à sustentabilidade ambiental
O Grupo Volkswagen quer transformar-se no líder mundial de mobilidade sustentável e um modelo em termos de gestão ambiental. Por isso, enquanto unidade de produção subscrevemos a política ambiental e energética do Grupo, assim como a nova política de Grupo 17 sobre conformidade na gestão ambiental. A promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental vai muito além do cumprimento de diretrizes e objetivos.
A transformação na proteção ambiental acontece com o compromisso da gestão e o envolvimento das partes interessadas. Em abril, o #Project1Hour convidou todos os colaboradores do Grupo Volkswagen a refletir sobre a urgência da ação climática por parte das empresas e de cada indivíduo. Na Volkswagen Autoeuropa foram apresentadas cerca de 1000 sugestões ideias para a redução da pegada ecológica individual e poupanças ambientais na empresa.
O programa Green Boost surge como uma oportunidade de participação de todos os colaboradores com as suas ideias para melhorias ambientais e energéticas dentro da empresa. Até 31 de julho, podem registar no gti a(s) sua(s) melhor(es) ideia(s) de poupança energética e ambiental e habilitam-se a ganhar prémios.
Consulta a política ambiental
Descobre as 9 premissas da política de Grupo 17


Saúde no local de trabalho
Em parceria com o Departamento Médico (fisioterapia e outras equipas), a área de Logística iniciou um programa de saúde para os seus colaboradores, resultante das partilhas em reuniões de discussão do Stimmungsbarometer e por sugestão de grande parte da equipa.
Realizaram-se cinco workshops sobre: análise dos participantes; trabalho ao computador; estratégias facilitadoras e preventivas; rotinas de alongamento e outros exercícios. Foram introduzidas novas rotinas diárias de aquecimento e alongamento nos locais de trabalho. Por motivos inerentes à proteção de saúde em contexto de pandemia, o programa já teve início com os colaboradores da área que trabalham no edifício 8 e, em breve, prosseguirá no escritório do LOZ da Montagem. Aproximadamente 50% dos colaboradores que trabalham nos escritórios de logística do edifício participaram voluntariamente nesta primeira fase do projeto.
Como funciona?
Quando um(a) colaborador(a) manifesta vontade em participar, preenche um consentimento informado e realiza uma avaliação na fisioterapia. Caso seja necessário, o fisioterapeuta responsável pela avaliação poderá encaminhar o(a) colaborador(a) para outras valências do DM.
Com essa avaliação verifica-se, por exemplo, a capacidade funcional do(a) colaborador(a), qualidade de vida, estado geral de saúde ou níveis de literacia em saúde. «Estes dados ajudam-nos a ter uma noção real das características e condições de cada participante, permitindo-nos a adequabilidade das diferentes temáticas ou até integrar em intervenções da fisioterapia, no caso, por exemplo, de queixas musculoesqueléticas.», refere Marisa Guerreiro, fisioterapeuta do DM.
Transform 360: padronização de processos nas estações de trabalho
Na Montagem decorreu em 2019 a iniciativa P360, cujo objetivo foi a melhoria das condições de trabalho das estações envolvendo todos os operadores da área. Agora, com o projeto Transform 360, o foco reside no processo da estação. Pretende-se olhar para a forma como o processo está definido e avaliar as oportunidades de melhoria de ajudas para o operador e equipamentos para maior robustez do processo. Ambas as iniciativas partilham o princípio da padronização dos processos nas estações de trabalho.
Como se avaliam os processos?
Começamos por rever a SAB e garantir o seu cumprimento. Avaliamos a necessidade ou melhoria das ajudas aos operadores, como p.e. os displays de informação ou os «pick-to-light». Ambos têm por objetivo indicar as peças a selecionar para cada carro.
Avaliamos ainda o conjunto de galgas (para dar a posição correta de montagem às peças), handtools adaptadas à montagem da peça, ferramentas (incl. extensões, ponteiras, torques aplicados) e outros equipamentos. Estas melhorias traduzem-se em operações mais ergonómicas para os operadores.
Quem participa?
Tal como no P360, a Zona E volta a ser o alvo deste piloto. Os principais processos da Zona E são a montagem do front-end, faróis, insonorizante do piso e carpete, enchimentos, rodas, e revestimento do underbody do carro. No próximo ano, a atividade Transform 360 será estendida às restantes zonas da Montagem.
Esta atividade é partilhada entre os departamentos de Produção e de Processo da Montagem. As quatro equipas (turno A, B, C e D) participam na observação de cada estação em conjunto com o Processo. A análise é feita contra o fluxo da linha. A Zona E tem cinco equipas. O projeto começou pela equipa E5 e irá terminar na E1. Da Produção participam os supervisores e team leaders e do Processo participa um dos seus engenheiros.
Como se implementam as melhorias identificadas?
A Engenharia Industrial e a Pilot Plant são parceiros nesta iniciativa da Montagem. E todas as melhorias introduzidas em cada estação são sempre apresentadas e validadas com os operadores.
«As ideias mais relevantes vão dar origem a gti. Atualmente estão analisadas duas ideias e à medida que as ideias forem sendo implementas iremos gerar os respetivos gti.», refere João Alves, supervisor da Montagem.
Transferência de conhecimento: a próxima geração
Há muitos colaboradores das equipas de manutenção que se aproximam da idade da reforma. A qualificação dos mais jovens assume, por isso, relevância na garantia de conhecimento e experiência na Manutenção após a saída dos séniores. O programa de formação e qualificação de manutenção está a decorrer. Após a fase de inscrições em 2020, que contou com 209 candidaturas, foram selecionados 19 colaboradores das áreas de Prensas, Carroçarias e Montagem.
A ocupação efetiva das vagas existente pelos candidatos no programa irá ocorrer quando um dos atuais técnicos de manutenção se reformar, de acordo com o plano acordado com a empresa. A componente teórica será definida com base no perfil de cada candidato e das necessidades específicas de cada área. A prática é realizada em contexto de trabalho, através do acompanhamento com os atuais técnicos de manutenção das respetivas áreas.
No seguimento deste projeto desenvolvido com a Manutenção, «está planeada para este ano a realizar de workshops com cada uma das áreas para levantamento das funções que requerem uma maior especialização, formação e experiência em contexto de trabalho. Após identificadas as «funções críticas» será analisada a atual estrutura etária das equipas, identificando aquelas que precisam de um programa semelhante.», menciona Susana Lory, especialista de Desenvolvimento.

Plataforma de gestão de aprendizagem digital
Uma das mudanças mais impactantes no contexto da pandemia de COVID-19 foi o acelerar da digitalização dos modelos de trabalho e de aprendizagem. Com a introdução do teletrabalho e as limitações impostas em eventos presenciais, a equipa de Formação de RH&O investiu na digitalização da gestão da formação com a criação de uma nova plataforma de e-learning.
A nova plataforma inclui conteúdos formativos e possibilita monitorizar p.e. os registos de formação. Em 2021, as formações sobre o Código de Conduta e sobre o Sistema de Gestão Ambiental e Energia já decorreram em formato de e-learning.
Todos os colaboradores vão poder aceder a esta plataforma: «Atualmente através de um link para a formação e posterior acesso pelo racer (dzp). No futuro, na página inicial da plataforma será possível aceder ao perfil pessoal de formação, quais as formações que possam ser frequentadas e comunicar com o seu coordenador de formação. E já estamos a trabalhar na adaptação para e-learning de formações generalistas ou sobre requisitos de Grupo ou legais.», explica Patrícia Oliveira, especialista de Formação.
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