


Sistema de denúncia
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Sistema de denúncia
1. O nosso sistema de denúncia
O cumprimento dos regulamentos legais e das regras internas tem prioridade máxima na Volkswagen Autoeuropa. O sucesso da nossa empresa baseia-se na Integridade e Conformidade. Para atingirmos este padrão, é importante conhecermos a má conduta praticada pelos nossos colaboradores e fornecedores e pôr um ponto final nelas. Por isso, confiamos ao Gabinete Central de Investigação em Wolfsburg, na Alemanha, a operacionalização de um Sistema de Denúncia independente, imparcial e confidencial, em nosso nome.
Um pilar-chave do nosso Sistema de Denúncia é o princípio da equidade processual. Garante ainda a maior proteção possível para denunciantes, pessoas implicadas e colaboradores que contribuem para a investigação de conduta imprópria.
Isto também inclui oferecer a oportunidade para fazer relatórios e comunicações anónimos. Garantimos que não se devem tomar quaisquer medidas para identificar os denunciantes anónimos, e que o nosso Sistema de Denunciantes não é utilizado indevidamente. Na Volkswagen Autoeuropa não serão toleradas represálias para com os denunciantes e para com todas as pessoas que contribuem para as investigações. As pessoas implicadas são consideradas inocentes até que a violação seja provada. As investigações serão conduzidas com a máxima confidencialidade. A informação será processada num processo justo, rápido e protegido.
Como analisamos uma denúncia?
Os colegas qualificados e experientes do Gabinete de Investigação examinam todos os relatórios cuidadosamente e acompanham-no sistematicamente.
Primeiro, você terá uma confirmação da receção da sua denúncia. O Gabinete de Investigação avalia em seguida a sua denúncias. Isso inclui a recolha de fatos, especialmente do denunciante. Somente se essa avaliação inicial indicar motivos para suspeita de violação, uma investigação por uma Unidade de Investigação dedicada será iniciada. Posteriormente, os resultados da investigação serão avaliados pelo Gabinete de Investigação e as medidas apropriadas serão recomendadas. Informações sobre o status* e o resultado da análise ser-lhe-ão fornecidas a si atempadamente
Possíveis violações do Código de Conduta para Parceiros de Negócios por fornecedores, incluindo riscos graves e violações dos direitos humanos e do meio ambiente por fornecedores diretos e indiretos, também podem ser reportadas ao Gabinete de Investigação - bem como relatórios que requerem ações imediatas. O Gabinete de Investigação informará os departamentos responsáveis, que processarão a questão em conformidade. Isso inclui, em particular, tomar as medidas necessárias para minimizar ou acabar com violações e/ou riscos.
* O tempo de avaliação varia dependendo do tema da denúncia.
Encontre mais informações sobre os princípios processuais do sistema de denúncias do Grupo Volkswagen aqui
Consulte a versão portuguesa aqui.
2. Tem alguma preocupação ou opinião sobre um produto ou serviço da Volkswagen Autoeuropa?
Se tiver alguma dúvida ou questão sobre o seu veículo novo ou usado, opinião ou reclamações sobre serviços fornecidos pela Volkswagen Autoeuropa ou pelos nossos parceiros de negócio (por exemplo, concessionárias de automóveis, workshops), contacte o nosso apoio.clientes@siva.pt. Pedimos gentilmente a sua compreensão pois o Sistema de Denunciantes infelizmente não pode processar as queixas dos clientes.
3. Fazer uma denúncia no âmbito do nosso Sistema de denúncia
O Sistema de Denunciantes oferece vários canais para denunciar potenciais condutas erradas dos colaboradores que permitem uma rápida avaliação e reação por parte da nossa empresa, se necessário.
No entanto, tal não afeta o direito legal de contactar as autoridades designadas, tal como descrito a seguir.
Pode fazer um relatório durante 365 dias, 24 horas por dia, utilizando o número gratuito internacional:
+800 444 46300*Se o seu fornecedor de telefone local não suportar o serviço gratuito, pode ligar para o seguinte número de encargos:
+49 5361 946300
*Dependendo do país em que está a está a ligar, é possível que a linha telefónica internacional gratuita não esteja disponível, uma vez que alguns fornecedores de redes telefónicas não apoiam o serviço. Em caso afirmativo, utilize o número gratuito ou o número específico do seu país.
Brasil
Número gratuito | 0800-5912743
Número local | 021-23911381México
Número gratuito | 001-800-4610242
Número local | 0155-71000355
República Eslovaca
Número gratuito | 0800-002576
Número local | 02-33325602EUA
Número gratuito | 833-6571574
Número local | 908-2198092África do Sul
Número gratuito | 0800-994983
Número local | 021-1003533Malásia
Número gratuito | 1-800-819523
Número local | 0154-600099
Argentina
Número gratuito | 0800-6662992
Número local | 011-52528632
Alemanha
Número gratuito | 0800 444 46300
Número local | 05361-946300Tem a opção de usar uma plataforma de comunicação baseada na Web aqui e assim entrar em contato com o Gabinete de Investigação, em vários idiomas. Este sistema é confidencial e está tecnicamente protegido.
Mesmo que seu idioma preferido não esteja disponível neste canal de comunicação, pode usar qualquer idioma para enviar seu relatório. Pode entrar em contato com o Gabinete de Investigação em qualquer idioma por e-mail.Link: https://www.bkms-system.com/bkwebanon/report/clientInfo?cin=22vwgroup16&language=ger
A Volkswagen Autoeuropa nomeou advogados externos para atuarem como Provedores de Justiça. Aconselham no Sistema de Denuncia ou asseguram que os relatórios de denunciantes são encaminhados anonimamente para o Gabinete de Investigação, se assim o desejar.
Se quiser entrar em contacto com o Provedor de Justiça, pode encontrar os seus dados de contacto aqui:
http://www.ombudsmen-of-volkswagen.com/Pode entrar em contacto com o Gabinete de Investigação da Volkswagen Autoeuropa por e-mail: io@volkswagen.de
Morada Postal
Volkswagen AG | Central Investigation Office
Mailbox 1717
Berlinger Ring 2
38436 Wolfsburg GermanyPessoalmente
Por favor marque uma reunião com antecedência escrevendo um e-mail para io@volkswagen.de
4. Tem mais perguntas ou necessita de um contacto local?
As questões ou sugestões para melhorar o nosso sistema de denúncia podem também ser endereçadas ao nosso gabinete de investigação.
Se tiver sido entrevistado no decurso de uma investigação, tem a possibilidade de dar “feedback” ao Provedor de Justiça, enquanto órgão independente.
Além disso, as questões relativas ao Sistema de Denúncias da Volkswagen Autoeuropa também podem ser endereçadas ao nosso Compliance Officer através do seguinte contacto: adelia.felicio@volkswagen.pt
Consulte aqui as FAQs sobre o Sistema de denúncia
5. Canal de informação externa em Portugal
O governo português definiu as autoridades que também aceitam relatórios sobre má conduta como canais de reporte externos. Os canais de reporte externo são:
- O Ministério Público
- Os órgãos de polícia criminal
- O Banco de Portugal
- As autoridades administrativas independentes
- Os institutos públicos
- As inspeções -gerais e entidades equiparadas e outros serviços centrais da administração direta do Estado dotados de autonomia administrativa
- As autarquias locais e
- As associações públicas