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Together4Integrity
Cumprimos com a nossa palavra

Na estratégia do Grupo Volkswagen TOGETHER 2025+, estabelecemos um objetivo importante: agir como um modelo de integridade. Com a implementação do programa Together4Integrity (T4I), queremos atingir esse objetivo de forma consistente em todo o Grupo em todas as marcas e empresas e fortalecer a governança corporativa em integridade e conformidade. Estabelecemos como objetivo os principais indicadores de desempenho de integridade e conformidade, com a mesma prioridade estratégica e operacional de, por exemplo, receita de vendas, lucro, qualidade do produto ou atratividade do empregador. O T4I é um dos programas de mudança mais extensos da história do Grupo Volkswagen.

T4I com foco na governança e mudança cultural

O programa fornece a estrutura reguladora para agir com integridade e em conformidade com as regras - é a dimensão de governança da T4I. Além disso, o T4I também tem a dimensão da mudança de cultura: alcançar as pessoas e fortalecer seu próprio desejo de agir com integridade. Para os nossos colaboradores, existe uma estrutura estável na qual  podem agir com responsabilidade, propósito e empreendedorismo e contribuir para que a Volkswagen tenha integridade por completo e por ser uma empresa respeitável no melhor sentido da palavra.

Os sete Fundamentos do Grupo são a base da mudança de cultura. Esses princípios definem como nós, na Volkswagen, queremos trabalhar juntos e complementam o Código de Conduta, que estabelece as regras gerais de conduta, particularmente no que diz respeito ao cumprimento da lei e das diretrizes internas.

O T4I segue os cinco princípios fundamentais e amplamente reconhecidos da Iniciativa Internacional de Ética e Conformidade (ECI). Os princípios estão relacionados com a estratégia, gestão de risco, cultura de integridade, o falar abertamente e responsabilização absoluta, inclusive no caso de má conduta.

O T4I coloca a integridade e a conformidade em termos concretos para todos os cinco princípios, com a intenção de ancorá-los de maneira sustentável na prática corporativa.

Como um programa abrangente, o T4I combina o conteúdo de todas as iniciativas do Grupo e seus departamentos com relação à integridade e conformidade.

Um fator importante para o sucesso do T4I é o envolvimento da gestão de topo, através do qual os membros do Conselho de Administração e os principais gerentes orientam, revelam objetivos e explicam as razões e benefícios do programa. Os protagonistas aqui são os membros do Conselho de Administração do Grupo e os membros dos conselhos de administração ou diretores administrativos das empresas individuais que colocam as iniciativas individuais no quadro de referência local e defendem autenticamente o T4I como um projeto próprio da empresa, como acontece na Volkswagen Autoeuropa.

Existe uma estratégia de comunicação que promove o diálogo, incluindo, por exemplo, workshops de perceção de integridade, que envolvem ativamente os colaboradores de vários níveis hierárquicos. No entanto, o T4I não afeta apenas internamente, vai também para além do Grupo com a revisão do Código de Conduta para Parceiros de Negócios, através do qual também comprometemos nossos fornecedores e parceiros de vendas com os princípios de integridade e conformidade.

Além disso, o foco crescente na integridade e conformidade, particularmente no Código de Conduta, determina igualmente a interação de todos os colaboradores com clientes, representantes da sociedade civil, órgãos governamentais, autoridades e outras partes interessadas.

Implementação do T4I em todo o Grupo Volkswagen

O programa deve ser lançado nas cerca de 700 unidades de negócios operacionais (pessoas jurídicas) nas quais trabalham  mais de 670.000 colaboradores até 2025. Desde o início da primavera de 2018 até o final do período de relatório de 2019, o programa foi lançado inicialmente para mais de 200 unidades de negócios, priorizadas por tamanho e perfil de risco, a fim de obter um impacto de longo alcance o mais rápido possível. Com cerca de 491.000 colaboradores, essas unidades de negócios representam mais de dois terços de todos os colaboradores do Grupo Volkswagen.

O conteúdo principal do T4I consiste em mais de 100 pacotes de medidas que devem ser implementadas independentemente por todas as unidades de negócios. O objetivo é criar sistemas e processos consistentemente robustos para evitar riscos de conformidade e integridade em todas as áreas de atividade - e, portanto, também deve eliminar as causas que promoveram graves más condutas no passado. Os pacotes de medidas são agrupados por tópico em 11 iniciativas-chave, por exemplo, conformidade de produtos, conformidade e processos de RH, sistema de denúncias ou Business Partner Due Diligence.

Uma iniciativa importante - o programa de integridade - é particularmente focada no tópico da integridade. Os relatórios regulares sobre como a implementação de uma iniciativa-chave específica está a progredir garantem transparência sobre o desenvolvimento alcançado na implementação nas empresas individuais e, assim, criam a base para a garantia da qualidade. O foco em 2019 foi alcançar as pessoas, aumentar a sua consciencialização e motivá-las.

Para esse fim, realizamos eventos de lançamento do T4I e, posteriormente, workshops de perceção de integridade. Na Volkswagen Autoeuropa, ambos os eventos foram realizados, em novembro de 2019, no início da implementação do T4I e envolvem os colaboradores e gestores de todos os níveis hierárquicos como agentes do processo de mudança. Estas iniciativas internas aumentam a consciencialização sobre o importante contributo de cada indivíduo para o sucesso da mudança. Além disso, são uma  oportunidade para os colaboradores colocarem questões criticas abertamente e identificarem problemas.

Os workshops de perceção incidem sobre a prática real de integridade e conformidade na organização - medida pela perceção dos colaboradores. Nestes workshops, os colaboradores e membros da gestão são selecionados aleatoria e representativamente, podendo contribuir com a sua avaliação e discussão de oportunidades de melhoria.

No ano do relatório, ficou claro, em todo o Grupo, que os colaboradores falam predominantemente de maneira positiva sobre a prática de integridade e conformidade em cada local: em média, mais de 80% dos entrevistados conhecem os valores corporativos, por exemplo. Sabem onde podem denunciar irregularidades e concordam com a afirmação de que o comportamento dos membros da gestão é importante para o Grupo. Os workshops de perceção de integridade são repetidos após cerca de um ano, para aferir a evolução e identificar necessidades de intervenção.