A carregar

Modernização

Transformação em tamanho XL

  1. Transformação em tamanho XL

As obras de construção da nova PXL continuam em velocidade de cruzeiro. Neste momento, já estamos na fase de fazer a armação de 130 toneladas de ferro do teto da nova cave.

Durante este mês, entre 25 e 28 de abril, será feita a última betonagem, que consistirá do teto da cave. Para tal, foi necessária instalar 39 pilares metálicos para apoio e serão vazados 820 m3 de betão.

Foram ainda construídos 14 maciços de betão que irão suportar as seis prensas que constituem a linha. Na betonização da laje de fundo foram aplicados 1.300m3 de betão. Para o seu transporte foram necessários o equivalente a 160 camiões, mais 2 autobombas e 2 centrais de fornecimento.

Para ajudar a visualizar a dimensão dos trabalhos deixamos aqui 3 comparações curiosas

01

Distância da fábrica à Quinta do Conde: a parede de contenção em estacas tem 6.000 m acumulados de perfuração

02

35 elefantes: na laje de fundo foram aplicadas 210t de ferro.

03

4 a 5 piscinas olímpicas: para a construção da cave foram removidos 11.000 m3 de terras e utilizada uma capacidade de transporte equivalente a 600 camiões

O final da obra de civil está previsto para o meio do mês de junho, e a partir dessa data terão início os trabalhos de instalação do equipamento. As máquinas serão a linha de 6 prensas (PXL) e uma linha de carregamento automático dos racks com 8 robots.

Atualmente, o nosso foco principal está na pré-aceitação das peças de grandes dimensões da linha de prensas, que ocorrerá esta semana na cidade chinesa de Dalian, nas instalações de dois subfornecedores da Schuler. Temos componentes das prensas que estão a ser produzidos nas instalações da Schuler no Brasil e na Alemanha. Também iremos receber mais componentes produzidos na Turquia.

Apesar de terem surgido dificuldades inesperadas como sermos forçados a transportar a prensa seguindo a rota da Cidade do Cabo devido à situação instável no canal do Suez, serão mantidas as datas do projeto de acordo com o planeamento inicial.

Equipa de projeto: Pedro Costa e João Carrilho (Prensas), Isabel Nunes (Infraestruturas e Ambiente), Mak Silva (Prensas)

Também podes consultar