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Prensas

Um nova linha XL

Começaram em julho os trabalhos de instalação da nova linha de produção das prensas no edifício contíguo ao atual. A nova linha de produção irá contribuir para a sustentabilidade da produção e aumentar a capacidade de produção nas prensas. Mak Silva, chefe de departamento nas prensas, dá-nos mais detalhes sobre um dos principais investimentos na nossa fábrica para os próximos anos.

A atual linha de prensas da classe Extra Large designada por Tandem Line foi instalada em 1993 pela Ford Motor Company. No início de 2019, foi apresentada pela primeira vez, em fóruns de estratégia para as áreas de prensas do Grupo Volkswagen na Península Ibérica, a necessidade de modernização ou de substituição da Tandem Line.

Em 2023, o projeto de investimento foi finalmente aprovado. A aquisição e instalação desta linha constitui um projeto de investimento avultado liderado pela área de prensas e, no qual estão direta e ativamente envolvidas várias áreas da empresa. Da casa-mãe na Alemanha participam também ativamente no projeto o planeamento central de prensas e as compras centrais.

«A nova linha de produção irá contribuir para assegurar a sustentabilidade da produção na Volkswagen Autoeuropa. Atualmente a produção de peças estampadas encontra-se em risco devido à obsolescência de alguns dos sistemas de controlo e automação da Tandem Line. A nova linha é uma instalação de elevado desempenho, que nos vai permitir aumentar a capacidade de produção nas prensas. Com o referido incremento de capacidade e em função dos volumes de produção exigidos, poderemos decidir entre colocar em “standby” a Tandem Line ou modernizá-la e mantê-la a produzir.», explica Mak Silva.

Os trabalhos de construção civil e de infraestruturas já estão em curso. É necessário construir um fosso ou cave de cerca de 60mx18m e 5m de profundidade para assentar a linha de prensas. Em junho de 2024 será iniciada a montagem da linha de prensas cuja entrada em produção (SOP) ocorrerá em fevereiro de 2025.

Dadas as suas dimensões e capacidade, a nova linha de produção é designada por Press Extra Large ou abreviadamente PXL. Este equipamento está a ser construído pela Schuler Pressen de acordo com os padrões do Grupo Volkswagen, que permite recebermos diretamente ferramentas de outras fábricas e vice-versa.

A linha é constituída por seis prensas mecânicas instaladas sequencialmente, isto é, em tandem. A primeira prensa exercerá uma força máxima de 2.100 t e as restantes cinco prensas forças de 1.200 t. No total, a PXL exerce uma força de 81.000 kN.

> 9 toneladas
de força máxima

5 minutos
troca de ferramenta

15 golpes/ minuto

até 16 robôs na linha

Inovação, automação e elevado desempenho

A linha tem instalados sistemas de visão artificial em diversas aplicações, como por exemplo, para a identificação e centragem de peças e de racks. Conta também sistemas de monitorização de condição das máquinas que nos permitem, por exemplo, antecipar as correções e reparações evitando as paragens não programadas e as consequentes perdas de produção. O transporte dos subprodutos entre as seis prensas é efetuado por “cross bar feeders” (CBF) que são braços robotizados de seis a nove eixos.

A mudança de produto ou troca de ferramenta da PXL também é otimizada sendo totalmente automática. Na Tandem Line é manual e demora vinte minutos. Na PXL com a troca de produto totalmente automática é efetuada em cinco minutos.

Comparativamente, a atual Tandem Line produz a uma cadência de seis golpes por minuto enquanto a nova PXL atinge os quinze golpes por minuto.

Em combinação com as seis prensas será também instalada uma linha com seis ou oito células de robôs cuja função é a de colocar em modo automático as peças no interior dos contentores. Esta linha terá doze ou dezasseis robôs.

Todos os sistemas da nova PXL são construídos tendo em mente a mais elevada eficiência energética assim como a observância de todas as exigências relativas à proteção ambiental.

«As tripulações da nova PXL serão constituídas pelo mesmo número de colaboradores que temos hoje na Tandem Line. As equipas da PXL incluirão uma função que não existe atualmente na Produção das Prensas que é a de MP. Esta função surge devido à inclusão das células de robôs para o carregamento das peças nos contentores como anteriormente mencionado.

Teremos também de adquirir competências na área de integração de ferramentas na PXL em ambiente virtual utilizando ferramentas como o Catia e o CAD. Esta vertente é nova na Volkswagen Autoeuropa e constitui um verdadeiro desafio.», menciona Mak Silva.