A carregar

O #Project1Hour está de volta!

  1. #Project1Hour

Já disponível!
Sabe como participar e acede aos questionários no fundo da página

A 22 de abril celebra-se o Dia da Terra.

2022 pode ser um ponto de viragem na política ambiental internacional. A Volkswagen estabeleceu objetivos ambiciosos para reduzir a sua pegada carbónica. E os 660.000 colaboradores em todo o Grupo têm um grande potencial como embaixadores na luta contra as alterações climáticas.

Este é o foco do movimento #Project1Hour. A Volkswagen vai mobilizar os seus colaboradores em todo o mundo para a ação climática no trabalho e nas suas vidas privadas.

Mensagem do Presidente do conselho de administração do Grupo Volkswagen, Herbert Diess

Carrega no Play para ver os vídeos

Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa

 

 

As alterações climáticas são reais e os seus efeitos à escala global são cada vez maiores. Uma das suas principais causas são atividades que diariamente levamos a cabo, mas também sabemos que pequenas alterações no nosso dia-a-dia podem fazer a diferença na redução do nosso impacto no meio ambiente.

Por isso, o Grupo Volkswagen promove no dia 22 de abril o #Project1Hour, um projeto em que cada um de nós pode dedicar uma hora do seu tempo para refletir em que aspetos podemos melhorar os nossos hábitos de consumo, desde a alimentação até à mobilidade.

Na Volkswagen Autoeuropa fazemos diariamente esforços para reduzir a nossa pegada ambiental. Individualmente não conseguimos mudar o mundo, mas todos juntos podemos!

Conto com a vossa participação!

Descobre a mensagem que o Válter partilhou com a comunidade das outras fábricas do Grupo!

Carrega no Play para ver os vídeos

Mas afinal o que provoca as alterações climáticas?

Alterações Climáticas
O que realmente importa saber?

As alterações climáticas traduzem-se em variações do clima a nível global.

Se a transformação evolutiva do planeta sempre foi gradual, nos últimos anos sofreu um repentino e rápido aumento da temperatura média.

Em cerca de 100 anos, a temperatura média global aumentou 1,1 ° C em relação aos níveis pré-industriais, principalmente nos últimos 40 anos. Este aumento perturba o equilíbrio global do clima com graves consequências para as pessoas e para a natureza.

O que provoca as alterações climáticas?

— Gases de efeito estufa como vapor de água (H2O)
— Metano (CH4)
— Dióxido de carbono (CO2)

Estes três elementos ocorrem naturalmente na atmosfera e permitem que a luz solar seja filtrada até à superfície da Terra, enquanto também absorvem parte do calor irradiado à volta da Terra. No entanto, esse efeito de estufa natural é acompanhado por um efeito de estufa antropogénico, produzido principalmente pelo CO2 libertado pela queima de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural. O CO2 acumula e capta energia solar adicional na atmosfera, fazendo com que as temperaturas subam.

O compromisso e a responsabilidade da Volkswagen

Nós partilhamos responsabilidades

De acordo com os cálculos do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), o setor dos transportes é responsável por cerca de 14% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. Com base na participação no mercado global, os automóveis de passageiros e veículos comerciais da Volkswagen emitem cerca de 2% das emissões globais de CO2 durante o seu ciclo de vida. Neste sentido, o Grupo Volkswagen tem a responsabilidade corporativa de fazer tudo ao seu alcance para ajudar a mitigar as alterações climáticas.

A ação climática dá-nos uma vantagem competitiva

O programa de descarbonização da Volkswagen e a reestruturação do seu portefólio de produtos definem o cenário para um futuro de sucesso. De acordo com Georg Kell, porta-voz do Conselho de Sustentabilidade independente da Volkswagen: “À medida que perseguimos o nosso objetivo estratégico de nos tornarmos o fornecedor mundial líder de mobilidade elétrica, um foco consistente na descarbonização pode muito bem ser uma vantagem competitiva poderosa.”

Proteger o futuro

O programa de descarbonização da Volkswagen cria cenário para um futuro de sucesso.

O programa de descarbonização da Volkswagen é a nossa contribuição corporativa para uma ação climática eficaz. O Grupo Volkswagen quer atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para isso pretendemos otimizar não só os processos de produção bem como o ciclo de vida dos produtos.

O programa de descarbonização examinará e otimizará os processos na linha de produção de acordo com três fases: reduzir, converter e compensar. A prioridade será encontrar medidas para evitar ou reduzir as emissões de carbono. Em segundo lugar, queremos levar a cabo ações que nos permitam mudar para fontes de energia renováveis ou menos agressivas ao longo de toda a cadeia de valor. Por fim, queremos compensar as emissões de carbono que não conseguimos evitar através de projetos de ação climática.

Como medimos o progresso?

O progresso é medido através do índice de descarbonização (DCI), que quantifica as emissões de carbono de um veículo do Grupo Volkswagen ao longo de todo o seu ciclo de vida. O DCI é expresso em toneladas de CO2 equivalente por veículo. Até 2025, teremos reduzido a pegada de carbono dos nossos automóveis de passageiros e veículos comerciais leves em 30% em comparação com os valores de 2015. Atualmente, estamos no bom caminho para atingir essa meta.

Foco na mobilidade elétrica

Nos próximos anos, o Grupo Volkswagen pretende tornar-se líder de mercado global em mobilidade elétrica. Para isso, vai investir um total de 33 mil milhões de euros até o final de 2024. A Volkswagen está a apostar na eletrificação dos modelos em todos os segmentos. Em 2029, o Grupo planeia ter até 75 modelos exclusivamente elétricos no mercado e espera vender 26 milhões de carros elétricos.

A sustentabilidade na Volkswagen Autoeuropa.
O que já alcançámos?

  • Menos 68% de água por carro desde 2010

    À medida que as alterações climáticas se agravam, os recursos hídricos ficam cada vez mais em risco. Em Portugal, 2022 pode ser um dos anos com maior índice de seca severa ou extrema.

  • Resultados Zero Impact Factory 2021

    O Zero Impact Factory é o programa ambiental sucessor do Think Blue. Factory. introduzido em 2010.

    O Zero Impact Factory é a resposta para o realinhamento da produção da Volkswagen como líder mundial de mobilidade sustentável. Ao fim de uma década, os objetivos foram sendo superados e atualizados. Agora, com o Zero Impact Factory, o objetivo para a produção e logística é reduzir o impacto ambiental em 45% por veículo até 2025 em comparação a 2010.

  • T4I na redução dos riscos ambientais: a política 17

    O Sistema de Gestão de Conformidade Ambiental e Energética é uma das 11 iniciativas do T4I e é descrito na nova Política de Grupo 17 que se baseia na norma ISO140001.

Menos 68% de água por carro desde 2010

À medida que as alterações climáticas se agravam, os recursos hídricos ficam cada vez mais em risco. Em Portugal, 2022 pode ser um dos anos com maior índice de seca severa ou extrema.

Resultados Zero Impact Factory 2021

O Zero Impact Factory é o programa ambiental sucessor do Think Blue. Factory. introduzido em 2010.

O Zero Impact Factory é a resposta para o realinhamento da produção da Volkswagen como líder mundial de mobilidade sustentável. Ao fim de uma década, os objetivos foram sendo superados e atualizados. Agora, com o Zero Impact Factory, o objetivo para a produção e logística é reduzir o impacto ambiental em 45% por veículo até 2025 em comparação a 2010.

T4I na redução dos riscos ambientais: a política 17

O Sistema de Gestão de Conformidade Ambiental e Energética é uma das 11 iniciativas do T4I e é descrito na nova Política de Grupo 17 que se baseia na norma ISO140001.

O que podes fazer para participar no dia 22 de abril?

Envolve-te!
Só precisas de dar o primeiro passo.

O programa de descarbonização da Volkswagen pretende contribuir corporativamente para mitigar as mudanças climáticas. Mas o nosso planeta precisa de mais – precisa que cada um de nós se envolva ativamente.

Todos juntos podemos alcançar mais: somos uma equipa de mais de 660.000 voluntários da ação climática.

No dia 22 de abril, todos os colaboradores do Grupo podem participar com uma hora do seu tempo para refletir e desenvolver ideias concretas para a proteção do climática individualmente ou em equipa.

Não somente no local de trabalho, mas também na sua esfera privada.  A direção do Grupo apoia o #Project1hour pois a empresa e os colaboradores - juntos alcançaremos muito mais.

Este ano pretende-se aprofundar um tema à tua escolha entre: hábitos de alimentação, mobilidade ou de consumo. O objetivo é mediante o tema escolhido refletir, discutir e sugerir soluções individuais com base num questionário. Para além disso vais ficar a saber ao longo da semana sobre outras atividades desenvolvidas pela fábrica no âmbito ambiental.

Em baixo encontras informação detalhada.

Juntos, temos o poder de mudar o mundo.

Tudo começa com o primeiro passo!

Acede aqui aos questionários e aos manuais de instruções