A carregar

Sistema de denúncia

Bem-vindos à página do sistema de denúncia da Volkswagen

Bem-vindos à página do sistema de denúncia da Volkswagen

A integridade e a conformidade com leis e regulamentações constituem os pilares da nossa política corporativa e as prioridades principais para o Grupo Volkswagen. Estabelecem as bases para uma boa reputação do Grupo e das suas marcas, para a confiança dos clientes e parceiros comerciais, o bem-estar dos seus colaboradores bem como para o sucesso económico sustentável, que não deve ser comprometido pelo risco de prejuízos financeiros significativos decorrentes de coimas, apreensão de lucros e responsabilidade por danos ou ações penais.

O Grupo Volkswagen incute confiança em todos os seus colaboradores. Espera-se que sejam orientados por valores éticos nas suas ações, particularmente que se comportem de forma honesta, que sejam leais entre si, com os clientes e parceiros comerciais, que respeitem as leis e normas aplicáveis no Grupo Volkswagen (em particular o Código de Conduta) e que cumpram as suas obrigações nos termos dos seus contratos de trabalho. O Grupo Volkswagen espera que os seus executivos atuem como modelo de referência.

As violações das regulamentações, em particular as violações da legislação ou do Código de Conduta, não serão toleradas. Tais violações serão sancionadas e, se necessário, serão comunicadas às autoridades pertinentes. As sanções decorrentes de violações regulamentares seguem o princípio da proporcionalidade. Para além da gravidade da violação, devem ser tomados em consideração os dados sociais, o desempenho na empresa, as responsabilidades no âmbito do Grupo Volkswagen e as circunstâncias específicas adicionais do caso em apreço.

Por forma a prevenir violações, identificá-las o mais rapidamente possível, tomar medidas corretivas e impor sanções, são necessárias sessões de formação regulares sobre o cumprimento das leis e regulamentos internos aplicáveis, a acrescer a uma cultura corporativa baseada na integridade assim como à seleção e desenvolvimento do pessoal. Tal exige a supervisão de todos os Colaboradores, a disposição dos mesmos para comunicar potenciais violações em caso de suspeita razoável e o esclarecimento objetivo e oportuno de comunicações de atividades suspeitas, tal como a aplicação de sanções pelo Grupo Volkswagen por violações detetadas.

Os denunciantes têm de ser protegidos contra a discriminação e a retaliação. Os Colaboradores serão tratados com justiça na Investigação de violações. Até prova em contrário, serão sempre presumidos inocentes.

Por outro lado, o uso abusivo do sistema de denúncia, p.e. como a apresentação constante de denúncias falsas, representa uma violação regulatória séria.

O Grupo Volkswagen estabeleceu uma Organização de Conformidade para prevenir e detetar todas e quaisquer violações bem como para prestar serviços de consultoria sobre a conformidade com leis e regulamentos internos. Foram estabelecidos Gabinetes de Investigação e foram nomeados Provedores para receber e processar comunicações de Violações Regulamentares que afetem o Grupo Volkswagen. O respetivo Gabinete de Investigação conduz, em nome do respetivo Diretor do Gabinete de Investigação, a investigação de violações regulamentares graves.

Contactar o gabinete de investigação

Como fazer uma denúncia

É importante garantir que as informações contidas no relatório que enviar ao departamento de investigação sejam o mais concretas possível, para que possam ser processadas e investigadas de maneira apropriada.

O relatório deve responder as cinco perguntas

  • Quem?

  • O quê?

  • Quando?

  • Como?

  • Onde?

Certifique-se de que as descrições contidas no seu relatório possam ser facilmente compreendidas por pessoas que não são especialistas na sua área. Está disponível para responder a questões adicionais? Isso seria muito útil. Se você estiver disposto a fazê-lo, mas desejar permanecer anónimo e não desejar que sua identidade seja divulgada à empresa, entre em contacto com os advogados externos para fazer sua denúncia.

Em caso de violações do regulamento de proteção de dados, solicitamos que entre em contacto com a linha direta (05361-9-28479) da Volkswagen AG.