Together4Integrity
As 11 iniciativas-chave
As 11 iniciativas-chave
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11 iniciativas-chave
O programa Together4Integrity (T4I) uniformiza padrões de gestão a longo prazo em todo o Grupo Volkswagen. Agrupa todas as atividades do Grupo relacionadas com a integridade e conformidade em onze áreas temáticas.
O Grupo Volkswagen comprometeu-se a cumprir a meta dos dois graus do Acordo Climático de Paris e responde assim aos desafios das alterações climáticas.
A conformidade dos regulamentos ambientais, normas e compromissos voluntários é, por isso, um requisito básico para todas as atividades da empresa. Cada marca e empresa do Grupo - independentemente da sua dimensão - contribui para assegurar que a Volkswagen está à altura da sua responsabilidade social e ecológica.
Até 2050, a Volkswagen quer tornar-se uma empresa neutra em termos de CO2 e fixou objetivos ambiciosos em termos de qualidade do ar e conservação de recursos: redução das emissões de CO2 na produção em 30% até 2030.
A Volkswagen introduziu um Sistema de Gestão de Conformidade Ambiental e Energética (ECMS) para identificar e gerir riscos e oportunidades ambientais ao longo de todo o ciclo de vida dos seus produtos e serviços.
Combina assim a gestão ambiental clássica de acordo com a norma ISO 14001 globalmente válida com os requisitos de um sistema de gestão de conformidade.
Todos/as os/as colaboradores/as recebem formação sobre os requisitos de conformidade climática e ambiental como base para uma ação ambiental responsável.
Isto aplica-se a todas as empresas do Grupo, independentemente da sua localização e dimensão.
A conformidade de todos os produtos de veículos é assegurada pelo Sistema de Gestão de Conformidade do Produto (PCMS), que foi também introduzido recentemente e está estreitamente ligado ao Sistema de Gestão de Conformidade Ambiental e Energética.
Com o seu Código de Conduta, o Grupo Volkswagen criou em 2017 princípios uniformes e vinculativos de conduta em todo o Grupo que se aplicam aos 660.000 colaboradores em todo o mundo, em todas as marcas e a todos os níveis da hierarquia.
Ao descrever todos os riscos de conformidade relevantes, o Código de Conduta forma o núcleo do Sistema de Gestão de Conformidade da Volkswagen. Com exemplos práticos, ajuda a implementar os valores da empresa no trabalho quotidiano e a tomar as decisões certas - como membro da sociedade, como parceiro comercial e no local de trabalho. E contribui para o reconhecimento dos erros e para a reação adequada aos mesmos.
É claro que leva tempo até que os princípios de conduta sejam conhecidos, compreendidos e vividos em todas as entidades e em todos os locais de trabalho.
Como parte do T4I, a iniciativa-chave do Código de Conduta assegura que os princípios de conduta estão disponíveis para todos os colaboradores em qualquer altura e na sua língua local.
O Código de Conduta foi traduzido para todas as línguas relevantes e está disponível na intranet e no website da empresa.
Além disso, a iniciativa assegura que todos os colaboradores em todo o mundo recebam formação regular sobre o conteúdo do Código de Conduta, por exemplo, anticorrupção, conformidade de produto ou lavagem de dinheiro.
Conformidade, ou seja, o cumprimento das leis e regras, é tarefa de cada indivíduo. Todos os colaboradores do Grupo Volkswagen são chamados a pôr em prática as diretrizes do Código de Conduta no seu trabalho diário. No entanto, quando existem incertezas e questões, é essencial consultar o superior hierárquico, os departamentos responsáveis ou o departamento de GRC.
Agir com integridade está firmemente ancorado na estratégia do Grupo. A integridade é a base de todas as decisões e ações na Volkswagen - uma bússola de conduta que aponta sempre na direção certa.
Só a integridade e conduta duradouras e fiáveis, de acordo com as regras, irão ganhar e reforçar a confiança dos colaboradores, clientes, acionistas, parceiros comerciais e outras partes interessadas da empresa.
Comportar-se com integridade é um fator-chave para o sucesso económico e a reputação social do Grupo. Representa uma vantagem competitiva fundamental.
O objetivo da iniciativa-chave "Integrity Program" é ancorar a integridade na mente das pessoas e no ADN da empresa como um todo e tê-la em conta em todas as decisões, quer pessoais quer organizacionais. A iniciativa agrupa as atividades de gestão da integridade à escala do Grupo: medidas de comunicação, eventos e formatos de diálogo que transmitam a relevância da integridade a todos e os encorajem a comportarem-se sempre de forma íntegra e honrada.
É dada especial importância aos quadros dirigentes do Grupo, porque são modelos, também para a integridade. Do chefe de equipa ao gestor de topo, todos desempenham um papel importante para permitir a integridade nos negócios quotidianos e encorajar todos os colaboradores a tomar as decisões certas. Quando se trata de integridade, cada indivíduo conta.
Fazer um trabalho excelente - no Grupo Volkswagen, significa sempre ter uma conduta orientada para os valores e conforme as regras.
Cada avaliação de desempenho, cada seleção de candidatos, cada entrevista de promoção inclui agora os critérios de integridade e conformidade.
Qualquer pessoa que queira ser contratada pela Volkswagen, que queira progredir e desenvolver a sua carreira, deve ter uma conduta assente nos valores de conformidade e integridade.
A integridade é um critério fixo nos processos de recursos humanos para colaboradores, chefias, gestores de topo e membros do conselho de gerência.
Os respetivos processos e catálogos de critérios foram desenvolvidos pelos organismos responsáveis na área de Recursos Humanos como parte da iniciativa "Human Resources Compliance Policies & Procedures". Esta iniciativa do departamento de Recursos Humanos contribui para os objetivos do programa T4I e assegura que o comportamento orientado para os valores e conforme as regras é um critério central na seleção, promoção, qualificação e remuneração dos colaboradores.
As avaliações de desempenho incluem questões como a gestão de erros, a tomada de decisões ou o comportamento em situações de risco.
Cada novo contrato de trabalho inclui uma cláusula sobre integridade e conformidade.
Cada novo colaborador passa por uma verificação dos factos ou de antecedentes, dependendo do nível hierárquico. Integridade e compliance são também fatores decisivos na aquisição de uma licença de gestão ou no exame de supervisor de produção, bem como no caminho de desenvolvimento para quadro dirigente.
Recompensamos o comportamento íntegro, mas também disciplinamos quando necessário. Incorporar integridade e conformidade nos principais processos de Recursos Humanos é um passo importante.
É assim que a gestão dos riscos prepara o Grupo da melhor forma possível para desenvolvimentos futuros.
Quer se trate de alterações no comportamento do cliente, de desenvolvimentos geopolíticos ou de alterações legislativas: o negócio do Grupo Volkswagen está sujeito a muitas influências que podem originar uma grande variedade de riscos. Danos à reputação, perdas financeiras e consequências legais podem ser o resultado.
Como um requisito importante da lei alemã das sociedades anónimas, entre outros, a gestão dos riscos é também implementada na nossa empresa como parte da iniciativa-chave "Risk Management and Controls" ao abrigo do programa T4I.
Os processos uniformizados permitem que os riscos sejam tratados de forma transparente e adequada em todo o Grupo. O sistema informático "Risk Radar" fornece um apoio de fácil utilização para estes processos.
Cada departamento avalia os riscos correspondentes, classifica a sua relevância e faz a gestão ativa dos mesmos.
Mas nem sempre se trata de riscos que ameaçam o Grupo inteiro. Os riscos também podem surgir na vida profissional quotidiana, por exemplo no que diz respeito à segurança no trabalho, que deve ser identificada, avaliada e gerida. Uma cultura de risco vivida, em que todos são chamados a abordar abertamente os riscos, é, por isso, essencial para a nossa empresa.
Gerir os riscos significa gerir o sucesso.
Os riscos de conformidade podem ser individuais em cada país, em cada empresa do Grupo e em cada modelo de negócio.
A Internal Compliance Risk Assessment (ICRA - Avaliação Interna dos Riscos de Conformidade) serve para identificar, medir, avaliar, mitigar e monitorizar os riscos nas empresas do Grupo, por exemplo, no que diz respeito à corrupção, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, bem como ao desvio de fundos e aos direitos humanos.
Como processo uniformizado, a ICRA promove a conduta de acordo com as regras e cria a base necessária para estabelecer e melhorar programas de conformidade personalizados. A ICRA cria transparência sobre os riscos de conformidade: a análise permite ao Grupo avaliar se a situação nas empresas é de risco baixo, médio ou alto. Quanto maior for o risco, mais abrangentes são as medidas a tomar para contrariar e reduzir o risco - por exemplo, com diretrizes anticorrupção.
Para este fim, são criados departamentos de conformidade nas empresas, são nomeados agentes de conformidade sempre que necessário e os colaboradores recebem formação. Os Compliance Officers são também as pessoas de contacto dos colaboradores em todas as questões de conformidades e estão disponíveis como consultores.
Juntos e fortes contra infrações graves das regras.
O sistema de denúncias é um dos instrumentos centrais para comunicar infrações graves no seio do Grupo Volkswagen. Qualquer pessoa que tenha uma suspeita fundamentada de uma infração grave das regras pode submetê-la ao sistema de denúncia em qualquer altura e em qualquer língua - anonimamente, se assim o desejar.
Quando se trata de proteger o Grupo Volkswagen de danos à sua reputação ou perdas financeiras, é importante abordar os erros e remediar a má conduta. É aqui que o sistema de denúncias oferece ajuda.
A iniciativa-chave "Whistleblower System & Incident Response" reúne todas as medidas relacionadas com o estabelecimento e funcionamento do sistema de denúncias no Grupo Volkswagen. É uma das 11 iniciativas-chave do programa T4I.
O sistema de denúncia foi criado para denúncias de infrações graves das regras que possam causar danos consideráveis ao Grupo ou violar significativamente os valores éticos básicos do Grupo Volkswagen.
Com os seus valores de proteção, justiça e confiança, o sistema protege os denunciantes e as pessoas envolvidas. Pode ser utilizado de forma anónima e garante assim o mais alto nível de proteção para a empresa, denunciantes e pessoas envolvidas.
Uma investigação só é iniciada após um exame cuidadoso da informação e se houver indícios concretos de uma infração grave das regras. Qualquer abuso do sistema não será tolerado.
A Volkswagen depende do trabalho conjunto de todos para assegurar que as regras e leis sejam cumpridas. Os membros da direção têm aqui uma função especial de modelo a seguir. São obrigados a comunicar infrações graves das regras.
Quando o Grupo Volkswagen planeia fusões ou aquisições de empresas, naturalmente que as analisa com antecedência. Afinal de contas, ninguém quer "comprar gato por lebre".
As normas que a Volkswagen aplica para testar potenciais candidatos incluem sempre requisitos de conformidade e integridade. Desta forma, o Grupo garante que não sofrerá qualquer dano económico ou de reputação em resultado de aquisições e investimentos.
As verificações de integridade e conformidade são garantidas pela iniciativa-chave "M&A and Compliance for NCS". NCS significa Non-Controlled Shareholding (NCS) ou também participação não controlada. Assim, o Grupo Volkswagen promove os temas da integridade e conformidade nas empresas em que o Grupo detém apenas uma participação minoritária.
A razão que leva uma empresa a ser um candidato interessante à aquisição depende naturalmente em primeira linha de considerações estratégicas. A iniciativa-chave, no entanto, assegura que a conformidade, a lei e a integridade sejam também incluídas como critérios no processo de tomada de decisão. Em particular, examina-se se os riscos na história de uma empresa apoiam ou não a adequação da aquisição.
No âmbito da chamada Due Diligence ou auditoria, os futuros parceiros são examinados com base nas suas atividades comerciais anteriores, de acordo com os requisitos e normas de integridade e compliance do Grupo Volkswagen.
As análises realizadas acompanham todo o processo de fusões e aquisições do início ao fim e são constantemente tidas em conta no processo de tomada de decisões.
Se os nossos parceiros comerciais não cumprirem a lei, a nossa empresa sofre a ameaça de graves consequências financeiras e danos à sua reputação.
O Grupo Volkswagen trabalha assim ao longo de toda a cadeia de valor - dos fornecedores aos parceiros de distribuição - apenas com parceiros comerciais que cumprem os requisitos legais e as nossas normas e valores.
O Grupo Volkswagen expôs o que espera dos seus parceiros comerciais no seu Código de Conduta para Parceiros Comerciais.
Para assegurar que só iniciamos ou mantemos relações comerciais que satisfaçam os nossos requisitos, os parceiros comerciais são sujeito a uma verificação quanto a riscos de conformidade numa base de risco no âmbito de uma Business Partner Due Diligence (BPDD).
O objetivo é identificar os riscos o mais cedo possível, eliminá-los através de medidas adequadas e assim proteger o Grupo. Entre eles incluem-se em particular os riscos de corrupção. Como parte da iniciativa-chave "Business Partner Due Diligence", os departamentos de Conformidade, Aprovisionamento e Vendas criaram um sistema global baseado nas TI para uniformizar e documentar a auditoria baseada no risco.
Colegas de todo o mundo realizam as auditorias e estão em contacto regular e próximo com parceiros comerciais para este fim. Se necessário, são também acordadas outras medidas para mitigar os riscos de integridade. Em caso de violação das disposições legais ou de não conformidade com as normas , o Grupo Volkswagen termina geralmente a relação comercial.
É assim que o Grupo Volkswagen assume a responsabilidade global pela conformidade do produto.
Muitos colaboradores do Grupo Volkswagen estão todos os dias em contacto com o tema da conformidade de produto. Isto porque, quando os veículos são postos em circulação, os regulamentos legais e oficiais no país de exportação e importação, as especificações resultantes das normas internas e externas aplicáveis, as exigências do cliente acordadas contratualmente e os compromissos voluntários comunicados ao mundo exterior devem ser respeitados.
Isto aplica-se a tudo o que se encontra nos veículos - ou seja, componentes, serviços relacionados com veículos, peças originais e de substituição.
Assegurar o cumprimento precisamente destes requisitos é o objetivo do Product Compliance Management System (PCMS). No âmbito da iniciativa-chave Product Compliance, foram reunidos métodos, processos e regulamentos para garantir a conformidade e segurança do produto.
Com o PCMS, asseguramos que os nossos produtos não só satisfazem os mais altos padrões de qualidade, mas também cumprem todas as leis, regulamentos e normas técnicas relevantes durante todo o ciclo de vida do produto.
O cumprimento de todas as leis e regulamentos é uma tarefa extensa e complexa. O progresso técnico torna os requisitos cada vez mais complexos. Antes de um novo veículo ser lançado no mercado, é necessário provar que todas as especificações para os respetivos mercados foram implementadas - o Product Compliance Management System.
O PCMS apoia os colaboradores em todas as questões relativas à conformidade do produto. Ajuda a tomar as decisões corretas e a assegurar uma conduta em conformidade com as regras.
Diretrizes claras ajudam a permanecer incorruptível.
A corrupção é proibida em todo o mundo.
Embora cada estado tenha as suas próprias leis anticorrupção, a proibição básica é regulada por lei em praticamente todos os países. Este consenso global torna claro que a corrupção não é uma ofensa trivial.
Consequentemente, a corrupção não tem lugar na Volkswagen. Isto está firmemente ancorado nos princípios de conduta do Grupo, o Código de Conduta.
O Grupo Volkswagen defende a justiça nas negociações comerciais e tem uma política clara de tolerância zero no que diz respeito à corrupção.
Um regulamento interno uniforme proporciona segurança de ação. A iniciativa-chave "Anti-Corruption" assegura que todos os colaboradores em todo o mundo saibam que regras e controlos vinculativos se aplicam a benefícios, convites, presentes, conflitos de interesse e relações com funcionários públicos e funcionários eleitos.
De acordo com a abordagem de formação e comunicação baseada no risco, os colaboradores de áreas indiretas recebem regularmente formação obrigatória em anticorrupção. Os parceiros comerciais de vendas e aquisições são também formados em anticorrupção.
Por uma questão de princípio, o Grupo Volkswagen concede benefícios, doações ou patrocínios a parceiros comerciais, clientes ou outros terceiros externos apenas dentro do quadro legalmente permitido e dos requisitos especificados.
O mesmo se aplica à aceitação de benefícios. Cada indivíduo do Grupo tem a responsabilidade de prevenir a corrupção ativa e passiva. É necessário um cuidado especial quando se lida com funcionários públicos e funcionários eleitos. É também aqui que a consultoria de conformidade pode ajudar em qualquer altura.