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Pessoas

Atenção ao detalhe reconhecida

Texto Vânia Guerreiro

Fotografia Luís Viegas

Fruto da atenção ao detalhe e experiência das nossas equipas, há pequenos pormenores que já não passam despercebidos. No primeiro semestre do ano foram atribuídos cerca de 150 prémios de mérito como reconhecimento de colaboradores que pela sua intervenção contribuíram para a melhoria da qualidade do produto ou correções de processos.

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  1. Atenção ao detalhe reconhecida

O prémio de mérito é uma das políticas de gestão de recursos humanos e tem como objetivo reconhecer operadores e especialistas, devido a uma situação específica ou resultados alcançados, num determinado período de tempo e/ou que vai além das tarefas previstas na função.

O prémio pode ser atribuído em valor monetário ou com um voucher experiência para aluguer de carro de frota para o fim de semana. Tem um valor mínimo de 100 euros e máximo de 500 euros.

Influência positiva

A direção da área da Pintura reconhece o impacto das iniciativas de reconhecimento na sua área: influenciar e multiplicar comportamentos positivos. Num ambiente de abertura e diálogo, a diversidade pauta as ideias reconhecidas: inovações, prevenção de situações graves na linha ou desenvolvimento de ferramentas auxiliares.

Agir em integridade é quando todos colaboram a uma só voz em prol do conhecimento. É importante para a união nas equipas.

João Trindade
Manutenção, Pintura

Manutenção

Uma equipa de quatro colaboradores da equipa C de manutenção foi reconhecida pela criação de uma nova ferramenta que auxilia no processo de retirada de carroçarias que possam cair no banho do pré-tratamento. «Agora conseguimos reduzir o nosso tempo de intervenção e mais importante, fazer o nosso trabalho com melhores condições e menos esforço físico.», explica Jorge Matias.

Manutenção de produção

A motivação da equipa de técnicos de manutenção e seu team leader João Viana é fazer com que a linha ande sempre o melhor possível. Por isso construíram uma variante de grippers magnéticos (pinças) para facilitar a abertura das portas pela zona inferior nas cabines de aplicação de pintura. Além de melhoria da qualidade do processo, as pinças sujam-se muito menos resultando em menos sujidades na carroçaria. A motivação para continuar a empreender? Para Pedro Afonso é «deixar tudo no final do dia em condições para o turno seguinte.» Para o Luís Nobre é «melhorar o nosso posto de trabalho e as nossas condições de trabalho.»  

Produção

Pedro Correia, operador especializado de pintura no Buy-Off CP5A identificou uma aplicação incorreta do sealer e foi possível recuperar cerca de uma centena de carroçarias evitando reparações posteriores e/ou defeitos de qualidade. «Este reconhecimento é motivante para nós e para todos à nossa volta para que o trabalho corra melhor. Para mim integridade é chegar ao final do dia com a consciência de termos feito um bom trabalho e demos o nosso melhor. As chefias têm muita disponibilidade em acolher as nossas ideias.», refere.

O maior desafio é chegar ao final do dia com o melhor resultado

Hugo Ramos
Manutenção de produção, Pintura

A grande fotografia do processo 

No primeiro semestre na área da Montagem foram entregues mais de 80 prémios de mérito devido a intervenções dos colaboradores. Segundo Fernando Pinéu, chefe de departamento de produção, esta iniciativa «incentiva e motiva os colaboradores a estarem com atenção e cuidado na montagem dos carros com o objetivo de evitar necessidades de reparação ou queixas de clientes.»

Alexandre Luís e Tiago Pinto receberam pela primeira vez um prémio de mérito.

Somos mais que um número

Em fevereiro, o Tiago verificou que o encaixe na zona do farol de nevoeiro apresentava uma falha e que depois da montagem completa já não seria visível em nenhum dos testes de qualidade no interior da fábrica. Em conjunto com a URQ responsável pela montagem do pára-choques frontal e com o departamento de peças compradas da Qualidade, foi feita uma investigação ao stock em armazém para evitar novas situações. «Dizemos tudo na equipa. E para prevenir situações falamos. Trabalhamos para que não existam falhas de campo no cliente. Por isso, acho que este prémio é uma boa iniciativa. Somos mais que um número. É bom saber que sabem quem somos e sermos reconhecidos.», menciona com orgulho. 

Integridade é uma relação de respeito

O Alexandre identificou, em maio, durante a montagem do filtro do ar que o tubo onde encaixa o filtro vinha com defeito. «Informei o meu team leader e na zona B, onde esse tubo é montado, foram detetadas mais situações semelhantes e corrigidas. Sinto-me bem. É uma alegria ser felicitado e parabenizado pelos meus chefes. Em equipa queremos construir sempre melhor. Identifiquei a situação que me dificultava a montagem e para não se tornar recorrente e criar problemas de qualidade comunicámos para procurar uma solução e ainda se reconheceram mais problemas para além do que foi visto.», recorda Alexandre.

E se alguém errar, não deve ter medo.  

Luís Venâncio

Com a participação assídua das chefias nos eventos de reconhecimento feitos junto aos quadros de equipa e posterior comunicação dentro da área, a direção da Montagem quer trazer visibilidade e transparência e dar motivação e abertura para futuras iniciativas. Fernando Pinéu, refere que «existe abertura para se falar sobre todas as situações. Devem passá-las aos team leaders e depois de validadas devem ser mitigadas. A transparência, abertura e encontrar as soluções necessárias conduzem o nosso trabalho diário.»

Na opinião dos supervisores de produção, o prémio de mérito é uma ferramenta importante no reforço de uma cultura de integridade e conformidade.

Para Luís Venâncio «valoriza os operadores. Não apenas no seu trabalho diário, mas a sua visão global do global do processo. Este prémio é uma mais valia que empodera os operadores a encontrar algo mais para a sua operação. Tiram uma foto mais ampla e se encontrarem algo que afete a qualidade do carro ou do processo, vão dar o seu contributo.»

João Alves acrescenta que «o benefício financeiro é uma valorização e estímulo à iniciativa de atenção plena ao detalhe, principalmente daquilo que encontram fora do seu trabalho normal. Falamos muito sobre o FRC – First Run Capability e até é um dos critérios do nosso prémio de objetivos. Tudo o que fazemos no dia a dia tem impacto e estes detalhes que os colegas identificaram podem ter uma influência positiva no nosso desempenho.»

Neste sentido, Venâncio explica que «nas reuniões de equipa são transmitidos os pequenos problemas que vão surgindo em CP6, CP7 ou CP8. Mostramos exemplos e as respetivas causas para ganharmos consciência do impacto na qualidade do carro. E se alguém errar, não deve ter medo. Errar serve só como aprendizagem para não fazer de novo. Só queremos aumentar conhecimento.»

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Quando as ideias se tornam realidade

No centro dimensional e de análises de qualidade, o Bruno Rodrigues, especialista de Qualidade, foi reconhecido pela implementação de equipamentos novos na célula ótica, agora denominada GOM8260 (segundo sensor e robô) e pela introdução de novas tecnologias, como o novo sensor ATOS 5 da célula ótica de digitalização GOM6130. Realizou também a programação de todas as peças para a análise de superfície incluída e a implementação do «Virtual Meisterbock» (VBM), um modelo de controlo de dados digitais, que permite visualizar e analisar os modelos em 3D de peças digitalizadas no centro de medições.

Sobre a sua motivação para esta iniciativa: «Considero-me uma pessoa inovadora e que tenta estar a par de todas as novidades da nossa indústria (e não só). É com uma enorme alegria que após a implementação de um novo projeto o vejo a ter uma utilidade prática e real com impacto no nosso dia-a-dia. Foi e continua a ser um trabalho desafiante participar em tantas e fantásticas mudanças. São trabalhos de desenvolvimento que requerem o seu tempo para os realizarmos, mas que depois de concluídos dão uma contribuição enorme para a qualidade dos nossos produtos», menciona Bruno Rodrigues.

Descubra mais sobre a digitalização no centro de medições da área de Qualidade aqui