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Acidentes ZERO

Os bastidores da segurança no shutdown de Natal

  1. Os bastidores da segurança no shutdown de Natal

Nos períodos de shutdown, embora a produção pare, a Volkswagen Autoeuropa não cessa atividades. Estes são os momentos para a realização de obras e intervenções de manutenção nas áreas. Nesta circunstância, a execução dos projetos é assegurada, maioritariamente, por parceiros externos sendo que, apesar disso, se mantém a responsabilidade da nossa empresa em garantir os padrões de segurança e saúde no trabalho (SST). 

A preparação dos trabalhos

Neste contexto, há várias ações que começam a ter lugar assim que se conhece a necessidade de realização de cada um dos trabalhos. 

Antes da sua execução é necessário que, de acordo com o trabalho a realizar, seja desenvolvida e apresentada toda a documentação de suporte por parte das entidades executantes bem como de toda a cadeia de subcontratação. A documentação solicitada (avaliação do risco, ficha de procedimento de segurança, PSS, entre outros) responde a todos os requisitos legais aplicáveis, bem como a outras regras/procedimentos internos.. A verificação da adequabilidade da documentação à natureza dos trabalhos a realizar é uma das responsabilidades das equipas de segurança industrial (SI) e coordenação de segurança de obra (CSO). Este é o  processo tecnicamente mais complexo mas, ao mesmo tempo, que gera maior influência na criação das condições de segurança e saúde dos trabalhos a realizar. 

O resultado deste processo materializa-se na confirmação, para cada entidade executante e respetivos colaboradores, de todos os critérios de segurança e saúde no trabalho exigidos pela Volkswagen Autoeuropa .  

Só quando estas condições estão garantidas e todos os procedimentos realizados é quepodem iniciar-se os trabalhos. 

A operacionalização

Ainda que pareça simples, operacionalização destas ações, num contexto de grande complexidade como o que existe na Volkswagen Autoeuropa, só consegue ser assegurada com a colaboração dos nossos parceiros para os serviços de CSO (EQS) e SI (Sagies) e pelo compromisso que cada equipa assume com o sucesso durante o periodo de paragem. 

Assim que os trabalhos se iniciam, a principal missão destas equipas implica a gestão da segurança em condições que estão sempre a sofrer alterações. Neste contexto de grande volatilidade nas condições de realização dos vários trabalhos, a SST assume uma, ainda, maior relevância.   

Nestas circunstâncias, e sempre que é identificado potencial de risco, as equipas de CSO e SI, em forte articulação, nomeadamente, com os técnicos de segurança e saúde no trabalho das entidades executantes, ajustam, para o novo cenário, as medidas até aí planeadas.  

Para além da equipa da Volkswagen Autoeuropa, que contou com a presença de dois técnicos de segurança industrial, neste shutdown, contámos ainda com a colaboração de quatro coordenadores de segurança da  EQS e seis técnicos de segurança industrial da Sagies.

134 trabalhos acompanhados
84 pela segurança industrial
47 pela coord. segurança de obra (CSO)

José Prior  assinala que “este trabalho de prevenção de acidentes com os nossos parceiros durante os trabalhos de obra nos shutdowns são meritórios de destaque”, acrescentando que “é um trabalho de equipa absolutamente necessário para garantir o propósito estratégico e ético de prevenção de acidentes em intervenções que, saindo dos trabalhos recorrentes da fábrica, podem acarretar mais riscos”. 

A capacidade de, num curto espaço de tempo, se identificarem situações críticas e implementar ações que eliminem ou mitiguem o risco, tem sido determinante para assegurar resultados como os atingidos neste shutdown. Registaram-se, no total, seis acidentes de trabalho. Em metade, os colaboradores regressaram ao posto de trabalho após assistência médica prestada pelo departamento médico. Nos restantes três, os colaboradores necessitaram de receber tratamento médico no exterior das instalações da Volkswagen Autoeuropa, tendo os mesmos gerado um total de oito dias perdidos.   

A redução da sinistralidade é, para a maioria de nós, a parte mais visível dos resultados do trabalho das equipas de SST. Contudo, por detrás destes, existem um conjunto de fatores que asseguram a resiliência em matéria de segurança e saúde no trabalho, sobretudo em contextos de grande complexidade e dinamismo como o da Volkswagen Autoeuropa. Assim, quanto mais soubermos sobre o que determina a resiliência em SST na nossa fábrica, melhor será o nosso desempenho.  

São extamente estes dois aspetos que estão refletidos na campanha Acidentes ZERO: olhar para o desempenho em segurança, não apenas na perspetiva da redução da sinistralidade  mas também na identificação do que determina o sucesso, e seguir esse caminho. 

 

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