Acidentes ZERO
Os bastidores da segurança no shutdown de Natal
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Os bastidores da segurança no shutdown de Natal
Nos períodos de shutdown, embora a produção pare, a Volkswagen Autoeuropa não cessa atividades. Estes são os momentos para a realização de obras e intervenções de manutenção nas áreas. Nesta circunstância, a execução dos projetos é assegurada, maioritariamente, por parceiros externos sendo que, apesar disso, se mantém a responsabilidade da nossa empresa em garantir os padrões de segurança e saúde no trabalho (SST).
A preparação dos trabalhos
Neste contexto, há várias ações que começam a ter lugar assim que se conhece a necessidade de realização de cada um dos trabalhos.
Antes da sua execução é necessário que, de acordo com o trabalho a realizar, seja desenvolvida e apresentada toda a documentação de suporte por parte das entidades executantes bem como de toda a cadeia de subcontratação. A documentação solicitada (avaliação do risco, ficha de procedimento de segurança, PSS, entre outros) responde a todos os requisitos legais aplicáveis, bem como a outras regras/procedimentos internos.. A verificação da adequabilidade da documentação à natureza dos trabalhos a realizar é uma das responsabilidades das equipas de segurança industrial (SI) e coordenação de segurança de obra (CSO). Este é o processo tecnicamente mais complexo mas, ao mesmo tempo, que gera maior influência na criação das condições de segurança e saúde dos trabalhos a realizar.
O resultado deste processo materializa-se na confirmação, para cada entidade executante e respetivos colaboradores, de todos os critérios de segurança e saúde no trabalho exigidos pela Volkswagen Autoeuropa .
Só quando estas condições estão garantidas e todos os procedimentos realizados é quepodem iniciar-se os trabalhos.
A operacionalização
Ainda que pareça simples, operacionalização destas ações, num contexto de grande complexidade como o que existe na Volkswagen Autoeuropa, só consegue ser assegurada com a colaboração dos nossos parceiros para os serviços de CSO (EQS) e SI (Sagies) e pelo compromisso que cada equipa assume com o sucesso durante o periodo de paragem.
Assim que os trabalhos se iniciam, a principal missão destas equipas implica a gestão da segurança em condições que estão sempre a sofrer alterações. Neste contexto de grande volatilidade nas condições de realização dos vários trabalhos, a SST assume uma, ainda, maior relevância.
Nestas circunstâncias, e sempre que é identificado potencial de risco, as equipas de CSO e SI, em forte articulação, nomeadamente, com os técnicos de segurança e saúde no trabalho das entidades executantes, ajustam, para o novo cenário, as medidas até aí planeadas.
Para além da equipa da Volkswagen Autoeuropa, que contou com a presença de dois técnicos de segurança industrial, neste shutdown, contámos ainda com a colaboração de quatro coordenadores de segurança da EQS e seis técnicos de segurança industrial da Sagies.
134 trabalhos acompanhados
84 pela segurança industrial
47 pela coord. segurança de obra (CSO)
84 pela segurança industrial
47 pela coord. segurança de obra (CSO)